30 DICAS: Decoração de Casamento Rústico Simples e Barata!


Saiba como acertar na decoração de casamento rústico com dicas simples

Ter o casamento dos sonhos é o desejo de todos os noivos e para que o tão esperado dia seja do agrado do casal é importante elaborar a decoração de forma harmônica: cada item deve conversar entre si e ter o seu papel no ambiente. O passo principal é escolher o tema da decoração e o rústico vem sendo um dos favoritos entre as noivas pelo seu apelo romântico e aconchegante. Saiba como acertar na decoração de casamento rústico com dicas simples.

A decoração de casamento rústico

A decoração de casamento rústico começou a fazer sucesso nas celebrações de países estrangeiros como Estados Unidos, por exemplo. Originalmente usado por famílias do interior, o casamento rústico tem uma pegada country e combina muito com eventos ao ar livre com muita natureza. Logo esse tipo de decoração virou uma febre e chegou ao Brasil, caindo nas graças das noivas.

Tamanho sucesso se deve ao fato de que o rústico se entrelaça bem com a ocasião ao entregar uma decoração intimista que celebra a união dos casais de forma romântica. Apesar de prezar por elementos naturais e artesanais, a decoração rústica pode servir de plano de fundo para as celebrações mais chiques sem perder seu brilho simples.

· Paleta de cores

O primeiro passo para acertar na decoração seja qual for o tema é estabelecer uma paleta de cores. Com essa escolha definida será muito mais fácil visualizar a decoração como um todo e escolher itens que irão compor o ambiente.

Apostar nas cores certas ajuda a criar o ambiente perfeito já que mexe com as emoções dos convidados. Para uma decoração rústica o ideal é escolher cores que remetam à natureza e tons mais neutros. Usar o verde como cor base da paleta é uma ótima opção que pode ser representada por elementos da própria natureza como folhagens, grama e árvores.

Paletas de tons terrosos ficam lindas com o tema e ajudam a criar um ambiente acolhedor e aconchegante, para isso aposte no marrom, laranja, coral e vermelho. O amarelo em alguns detalhes também fica lindo e cria um ponto de cor alegre.

Para as noivas que querem um visual bem feminino e leve, apostar em tons de rosa é uma boa opção, já que a cor combina com o tema rústico. Para as que desejam um ambiente com um visual mais tranquilo podem apostar no azul. O tom lavanda também é uma boa opção e combina com o tema, assim como a cor branca, que tem tudo a ver com casamento e fica perfeita para criar uma decoração rústica e chique.

Confira também casamento no campo!

· Escolha do local

A escolha do local também faz parte do planejamento da decoração e é importante definir aonde será celebrada a união e aonde será a festa para poder pensar na harmonização de cada espaço. A decoração de casamento rústico combina mais com celebrações ao ar livre, mas pode ser feita também em ambientes internos caso haja a preocupação de chover no dia.

Para acertar na escolha o casal deve ter em mente a quantidade de convidados e se a cerimônia será feita no mesmo lugar ou na igreja. Caso os noivos desejem fazer a cerimônia no mesmo local da festa é interessante dividir os espaços, por isso, se essa for a ideia do casal, pensar em um local que acomode tudo é importante.

O tema fica lindo em locais como sítios, fazendas ou parques com bastante verde e natureza. É importante observar que se o casal escolher um local com uma paisagem natural florida e com muitas árvores, não precisará investir na compra de flores, economizando no orçamento.

Também é importante ter um plano B em mente caso chova no dia, podendo transferir a festa para uma parte coberta ou fazer a utilização de tendas. Se não chover, o casal também deve pensar em locais com sombras para que os convidados possam conversar sem ficar expostos ao sol, se a festa for marcada para a parte da manhã ou da tarde.

Veja convites rústicos para casamento!

· Ornamentação com flores

Se as flores já são importantes quando falamos em decoração de casamentos tradicionais, no casamento rústico elas são absolutamente indispensáveis. São as flores as responsáveis por fortalecer ainda mais a ideia do rústico e por isso a escolha precisa ser tão criteriosa.

Normalmente nesse tipo de casamento não vemos tanto os arranjos grandes e arredondados que são tão característicos dos casamentos mais tradicionais ou mais requintados. Nessa decoração, a ornamentação é feita seguindo mais o aspecto natural das flores, com arranjos desconexos e, ainda assim, muito harmônicos. Flores como gérberas, peônias e rosas selvagens funcionam de maneira mais efetiva.

Além das flores em si também se deve considerar o uso de folhas e arranjos mais verdes para dar o toque natural. Para completar a ornamentação, os arranjos com galhos secos se destacam e ajudam a compor toda a decoração.

· Decoração para o altar

A decoração para o altar é uma das coisas mais importantes a se prestar atenção, especialmente se o casamento e a festa serão realizados no mesmo lugar. De maneira geral, é muito importante manter a simplicidade que esse tipo de casamento pede – ou seja, o tapete vermelho de veludo talvez não seja uma opção.

Por outro lado, é possível abusar dos elementos naturais, como ao criar um tapete de pétalas de flores para que a noiva caminhe até o altar. As decorações nas laterais das cadeiras dos convidados podem ser feitas com pequenas e delicadas flores, garantindo um toque especial para a celebração.

· Escolha dos móveis

A escolha dos móveis também é muito importante como parte da decoração do casamento rústico. Isso porque os materiais e também os formatos precisam ter a ver com a proposta do casamento em si.

É por isso que os móveis de madeira são os preferidos, especialmente aqueles de madeira crua ou de aparência equivalente. Embora não haja nada de errado com móveis de vidro ou acrílico ou mesmo com a madeira colorida, para o aspecto desejado do casamento rústico os móveis de madeira crua funcionam muito melhor.

· Materiais

Quanto aos materiais em si, também é muito importante que eles sigam esse aspecto mais natural e, inclusive, reutilizado. Isso significa que você precisa de menos plástico no seu casamento e de mais vidro, madeira e itens naturais em geral. As garrafas de vidro, por exemplo, podem ser utilizadas como pequenos vasos para arranjos menores de flores. Sem forem coloridas, o efeito é ainda mais bonito.

Já esculturas de madeira e de outros elementos naturais se dão muito bem com esse tipo de casamento, o que não é o caso do metal ou de materiais muito tecnológicos. Tecidos naturais, como o algodão, seda e voil também são opções melhores do que o silicone, por exemplo.

Palha, galhos, troncos, musgo e pedra também podem fazer parte da decoração de casamento rústico para criar um visual autêntico e super especial.

· Iluminação

A iluminação também faz parte da decoração e para criar um ambiente bem aconchegante é muito importante utilizar uma iluminação amarelada. Quanto mais amarelada for a iluminação, mais aquecido o ambiente parecerá e mais aconchegante ele será. Esqueça-se, portanto, das luzes frias e brancas demais, assim como das luzes coloridas que mudam todo o local.

A intenção do.casamento rústico é valorizar o espaço e não necessariamente transformá-lo. Para conseguir esse efeito, podem ser usadas luzes do tipo pisca-pisca e também velas, lanternas marroquinas e tochas espalhadas pelo local. Nesse último caso, entretanto, o uso só é possível se for em ambiente externo para que sejam evitados possíveis acidentes.

Veja como decorar a entrada da noiva!

· Placas de sinalização

Não são todos os casais que pensam nisso, mas é importante considerar a necessidade de placas de sinalização. Como você quer um casamento rústico, entretanto, não faz nenhum sentido colocar placas brancas de plástico pelo lugar, pois toda a decoração será prejudicada.

Assim, a indicação cada vez mais utilizada é a de utilizar pequenos quadros negros espalhados pelo local. Com a ajuda do giz, você pode indicar onde é o banheiro, onde é a saída, pode fazer detalhes e mensagens espalhadas por todo o local e também pode identificar a parte do bufê.

· Elementos decorativos

Outros itens também fazem parte da decoração de casamento rústico e que, por sua vez, não precisa ser tão séria quanto em outros estilos de casamento Enquanto num casamento refinado ou tradicional é tudo bem certinho e altamente inovador, o casamento rústico permite brincar com elementos de uma maneira muito mais original. É o caso, por exemplo, de ter uma carroça de madeira com flores bem no meio dos convidados.

Utilizar o feno, gaiolas, caixotes, escada de madeira, bandeirolas e varal de fotos também é uma ótima opção para garantir que os elementos tão importantes desse tipo de decoração estejam presentes.

· Tendas

Se você quer um casamento rústico ao ar livre é sempre bom ter um plano B e essa opção que salva muitas cerimônias vem em formato de tenda. As tendas ajudam tanto a proteger de intempéries como chuva, vento ou muito sol como também podem ser usadas propositalmente como parte da celebração.

Apesar disso, não é qualquer tenda que vai servir aos seus propósitos e por isso é importante considerar o uso de tendas de madeira, com aspecto mais cru e, obviamente, mais rústico. Com a iluminação amarelada e os elementos decorativos certos, a tenda se torna um local muito aconchegante para que todos possam aproveitar a festa.

Outros elementos que devem estar presentes nessas tendas incluem as flores, galhos e também os tecidos fluidos, como voil ou tule. Dessa forma, cria-se um espaço lúdico sem perder o rústico desejado.

· Mesas dos convidados

A mesa dos convidados, por sua vez, pede uma decoração que varie entre algo mais elaborado e algo mais rústico. Isso significa dizer que não há nada de errado em oferecer uma louça mais trabalhada, guardanapos de pano e também jogos individuais para os pratos. A questão aqui continua sendo os materiais: é possível utilizar esteiras de madeiram, talheres com cabo de madeira e muito mais.

Quanto aos elementos de decoração em sim, o importante é não exagerar já que arranjos muito grandes e muito coloridos não têm tanto a ver com o casamento desse tipo. Por isso, prefira arranjos mais simples e mais baixos, priorizando o natural.

· Mesa do bolo

A mesa do bolo é um caso a parte pelo fato de ser um dos locais mais importantes de toda a festa – afinal, boa parte dos convidados presta grande atenção nesse local. O primeiro passo para que tudo fique certo é, obviamente, escolher um suporte de madeira para os bolos e para os docinhos. Se quiser, você pode conjugar a mesa de doces com o bolo apoiado em uma série de caixas de madeira, por exemplo.

A presença de flores é indispensável nessa mesa, assim como de elementos naturais, como uma grande parede verde atrás. A parte boa é que não é preciso exatamente montar essa parede, já que pode se tratar de uma parte do local onde o casamento será realizado, por exemplo.

Quanto aos docinhos, o mais recomendado é que eles fiquem em um nível mais baixo, ou seja, o melhor é excluir os suportes muito altos e muito elaborados. Utilizar pequenos caixotes para colocar os docinhos, por sua vez, é uma ótima opção para autenticidade.

· Decoração para a cadeira dos noivos

No casamento rústico é muito comum que os noivos possuam decorações especiais em suas cadeiras. Isso cria um toque bonito e delicado que, principalmente, fica ótimo em fotos.

Algumas opções incluem pequenas plaquinhas de madeira com o sobrenome dos noivos ou então com uma frase que se completa. Unir as cadeiras com elementos como tecidos leves e laços também funciona como um detalhe charmoso para essa decoração.

A decoração de casamento rústico é perfeita para os casais que desejam uma celebração romântica e aconchegante, com um clima intimista perfeito para reunir os amigos e familiares para comemorar a união. Ao seguir dicas simples você poderá elaborar a sua decoração de casamento rústico sem erros.

O que você achou das dicas? Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)