Jantar de Casamento: O que Servir? Simples e Barato?

Que tal oferecer um jantar de casamento? Mas como fazer? Onde fazer? O que servir? Quem convidar?

Para fazer um casamento, o casal precisa se preocupar com diversos detalhes. Um dos que são bem importantes é sem dúvidas o jantar do casamento. Esse item é fundamental para a festa e é sempre muito aguardado por todos os convidados.

Devido a sua importância, o jantar no casório deve ser pensando pelos noivinhos, da melhor forma para agradar e satisfazer uma variedade grande de paladares. Ele pode ser em formato de aperitivos, coquetel simples ou como um grande banquete. Não importa, o importante é arrasar em mais esse detalhe da recepção.

Comemoração Com Estilo
Em restaurante
Jantar De Casamento
No civil

Por causa disso tudo, a escolha do buffet que vai fazer esse jantar, deve ser feita com muito cuidado para que tudo saia perfeito como você sonhou. Opte sempre por empresas especializadas que possua um histórico de confiança no mercado, ou que alguém te indique, caso você esteja em dúvida de alguns buffets.

* Primeiros passos para montar o jantar de casamento

Para conseguir montar um jantar perfeito, daqueles que deixa todos os convidados satisfeitos e felizes. Composto por um cardápio saboroso e marcante, não é tarefa fácil. É preciso ter certos cuidados para chegar à perfeição no casamento.

Peça Um Orçamento
Em restaurante

O primeiro cuidado que os noivinhos precisam tomar, é parar e avaliar com atenção qual vai ser o orçamento destinado para este fim. Sabendo o quanto se pode gastar, aí sim, o casal pode ir atrás de opções de Buffets que entram no orçamento.

Dicas De Cardapio
No civil

A partir desse leque de opções, vocês vão eliminar as empresas que não possuem o perfil de estilo de comida que tem haver com vocês, e com a maioria dos convidados. Assim vão restar menos buffets para você escolher e definir qual deles será o do seu casório.

O Que Servir
No civil

Outra dica essencial para poder definir a empresa, é estipular o estilo do jantar que você quer no seu casamento. O básico para fazer este jantar é determinar um menu leve, que agrade a maioria dos paladares, tradicional e ao mesmo tempo sofisticado.

Sugestão De Buffet
O que servir?

Lógico que, de acordo com cada tipo de cerimônia, esses aspectos vão variando, mas cada um deles deve ser levado em consideração, na formação de um cardápio para o jantar de casamento. Com esses tópicos definidos, vocês vão conseguir definir o Buffet.

O Que Servir?
Simples e Barato
Dicas E Ideias
Simples e Barato

A empresa vai se encaixar em todos os serviços que vocês pensaram. Em relação às entradas, as saladas, os pratos quentes, e a sobremesa. Mas, essas definições vão ser totalmente estabelecidas depois de conversas entre o Buffet contratado e os noivos. Assim os noivinhos verão o que é ou não possível fazer durante a sua recepção.

Vamos agora te ajudar, a saber, quais os tipos de jantar que são comuns em casamentos. Para assim, você ver qual deles se encaixa mais com as suas necessidades e com o estilo de festa da recepção do seu casório:

* Jantar tradicional

Sugestões De Buffet
O Que Comer

Esse tipo de jantar é para os casamentos tradicionais mesmo, aqueles que mesmo pequenos, possuem elegância. Os jantares assim são compostos por entrada, prato principal e a sobremesa. E o serviço é feito pelos garçons, desse jeito os convidados não precisam levantar para se servir.

  Como Escolher um Vestido de Casamento para Grávidas? Dicas e Modelos

Para este tipo de jatar tradicional, é preciso ter o número exato de cadeiras e mesas para todos os convidados. Para que todos os pratos sejam servidos. Mas, saiba que, está opção de jantar de casamento é um pouco mais cara que as outras. Devido ao serviço constante dos garçons e a formalidade dele.

* Jantar estilo buffet

O Que Servir
O Que Comer
Dica De Cardapio

Este tipo de jantar se encaixa em um meio termo entre o tradicional (com pratos sendo servidos), e com o coquetel (que é com aperitivos). O buffet mistura um toque casual com elegância. Um jantar assim é composto por uma mesa repleta com um banquete cheio de pratos.

Neste caso, cada convidado se levanta e se serve, fazendo o seu próprio prato de comida com o que desejar. Mas, é claro, que o jantar estilo buffet precisa ter certos cuidados, como a comida estar sempre devidamente aquecida, por exemplo.

Tudo precisa estar bem organizado para que os convidados não demorem muito se servindo, por que quanto mais demoram, mais vai aumentar o número de pessoas na fila esperando para se servir. Nesse tipo de jantar também é preciso que a festa tenha o número exato de cadeiras e mesas para cada um.

* Tipos de serviço para o jantar

  • À ingressa: Nesse tipo de serviço de jantar, as mesas são montadas com pratos, guardanapos de pano e talheres. E a comida vai sendo preparada pelo buffet e sendo entregue pelos garçons. Na hora em que os profissionais forem servindo, os convidados têm a chance de escolher entre as opções de refeições que estão sendo oferecidas.
  • À francesa: Neste caso, a mesa também já está toda equipada, mas a diferença é que os pratos já são servidos prontos. Por que já são previamente decoradas e montadas pelo Buffet. Está forma de serviço para casamentos, é considerada por muitos a maneira mais elegante de servir os convidados.
  • À americana: Hoje em dia, está é a forma de jantar mais comum em casamentos. Este tipo de serviço é conhecido popularmente como “self-service”. É aquele em que as refeições, os pratos e talheres ficam todos dispostos em uma mesa grande, e os convidados vão até ela para poder se servir. Com toda a certeza, na maioria dos casamentos que você foi, você deve ter se deparado com um jantar desse tipo, não é mesmo?
  • À brasileira: O tipo de serviço considerado brasileiro, é o mais informal de todos. É indicado para casamentos menores e mais intimistas. Neste tipo, os convidados se reúnem ao redor de uma grande mesa. No centro dela é colocada todas as comidas, e as pessoas se servem e comem todas juntas. Dando aquele ar de grande almoço em família.
  Como Escolher um Vinho para Meu Casamento?! Recomendações!

Não existe uma regra especifica para definir o jantar do casamento. O essencial é saber bem qual a opção que se encaixa de acordo com o estilo do seu casório, e que vai ser melhor para os seus convidados.

O que você vai servir no seu jantar? Comente!

Lory Aguiar

Compartilhe esse conteúdo!

10 comentários em “Jantar de Casamento: O que Servir? Simples e Barato?”

  1. Ameei me ajudou bastante mais tenho uma dúvida a maioria dos meus convidados curtem muito churrasco e cerveja eu e o noivo e nossos familiares também como posso fazer pra ficar agradável bonito chique e ao mesmo tempo barrato

  2. Adorei a dica. Fui a um casamento a maior dificuldade foi o jantar. Para quem tem crianças e bbs, tem um incomodo com a forma do jantar que é servido dá forma americana. E muito ruim na minha opinião, sair dá mesa fazer uma fila pra colocar comida para vc ou para seus filhos. O ideal na minha opinião são pratos feitos pelo buffet. Assim, facilita quem não pode sair dá mesa, pq tem um bb, pq está grávida ou pq tem criança pequena que era meu caso. A francesa e a melhor opção é eu vou adotar isso.. quando eu for fazer minha festa.

    1. amei esta observação! Acredito que poucos pensam na condição de gestantes, pessoas com crianças e etc. Incentivou-me a fazer à francesa

  3. Pretendo servir arroz Branco, tutu molinho , pernil assado ,maionese , farofa e uma salada Verde.de entrada queria servir banquete, torradinhas com patês e depois o bolo como sobremesa será pra mais ou menos 150 convidados só não sei a quantidade e se fica chato servir essa comida ?

  4. Edinalva Francisca de Jesus

    Vou casar estou com dúvida o quê servir pra 70 pessoas e a quantidade. Penssei um um churrasco, depois penssei em uma mesa de frios e frutas e servir o q de entrada? Mim ajudá porfavor? Tenho pouco recurso.

  5. Olá, vou fazer 25 anos de casada e vou fazer uma reunião para 100 pessoas e gostaria de uma opinião. O q servir pra ñ gastar muito?
    Obrigada!

  6. O americano sai melhor para os noivos, se o caso for a opção francesa, que sai mais ce para convidados que se servem como querem e ficam mais a vontade. Só complicado a fila, mães que tem filhos,mas os noivos querem agradar os convidados, mas também optam por menos gasto porque o buffet já é caro, mas os convidados se servirem eles vão comer o que querem e como querem. Americano no meu casamento com certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *