Coquetel de Casamento: Como Organizar e O Que Servir

Tire todas as suas dúvidas sobre como fazer um coquetel de casamento

Embora jantares e almoços completos sejam opções muito comuns para as festas de casamento, uma opção mais modesta e mais econômica consiste no coquetel de casamento. Se você acha, entretanto, que essa opção vai deixar seus convidados na vontade de uma boa comida ou de bons momentos você está enganada! Se feito da forma correta, o coquetel de casamento pode ser tão – ou ainda mais – agradável quanto qualquer serviço completo de buffet. Por isso, veja dicas a seguir de com organizar um coquetel de casamento perfeito.

Como funciona um coquetel de casamento?

dicas de coquetel

Um coquetel de casamento consiste basicamente em servir comidas geralmente menores para os convidados durante a recepção, logo após a cerimônia. Nesse caso, não há mesas e cadeiras marcadas como em um jantar em um salão e os convidados ficam em pé ao redor das mesas onde podem se apoiar.

o que servir

Geralmente são servidas comidas menores, como salgadinhos, miniaturas e finger foods, como são chamadas as comidas que podem ser comidas com as mãos. No caso de alimentos que precisem de talheres, geralmente eles vêm em porções menores ou mais simples para facilitar todo o processo.

para estabelecimento

O coquetel pode ser servido de maneira a anteceder o almoço ou jantar de casamento ou pode funcionar como uma “festa” para noivos que não querem ou não podem gastar muito com a celebração após a cerimônia.

Quais as vantagens dessa opção?

A grande vantagem de fazer um coquetel de casamento é que ele permite que os noivos fiquem mais próximos de seus convidados sem que isso signifique desembolsar muito dinheiro.

sugestões do que comer

Como você provavelmente já sabe, o valor de um jantar completo por pessoa tende a ser bem mais caro do que o valor de um coquetel. Com isso, é uma opção barata para quem quer reunir os convidados depois da cerimônia sem precisar gastar rios de dinheiro.

para almoço

Dependendo da sua quantidade de convidados, do tipo de cerimônia ou de festa ele também é uma opção vantajosa para complementar, rapidamente, o jantar. É especialmente útil quando é preciso que os convidados esperem os noivos por um tempo um pouco maior, já que assim ninguém se cansa de esperar até que aconteça o jantar.

para seus convidados

Essa também é uma opção mais prática, mais jovem e mais descontraída e por isso funciona muito bem para quem quer um casamento mais leve e que se afaste de certa maneira de uma festa mais tradicional.

o que beber

O que servir em um coquetel?

Por causa de suas características é indispensável servir comidas menores no coquetel, já que sua característica principal é a presença de aperitivos. Nesses casos, você pode servir canapés, salgadinhos, peças menores de comida japonesa, mini hambúrgueres, mini hot dogs, sanduíches em versão mini, ceviches, copinhos de sopa e mini porções em geral.

o que servir

Quanto aos doces, vale a pena investir em opções como bombons, doces finos, doces de colher, doces em potinho, cupcakes, cake pop, frutas cortadas no palito e até mesmo fondue.

janta para tarde opções decoradas comida chinesa

Já quanto às bebidas, caem muito bem opções como cerveja, champanhe, vinho, uísque e drinques em geral, que podem ser preparados num bar estrategicamente colocado no local onde o coquetel vai acontecer.

Quais cuidados tomar?

principais cuidados bebida doce

Um dos principais cuidados que você deve tomar é o fato de oferecer cadeiras, poltronas e lounges especialmente para idosos, crianças e gestantes. Esses locais são importantes para que os convidados possam descansar e revezar. Dependendo do caso, vale a pena reservar alguns espaços especiais para pessoas nessas condições e deixar o resto do local para os demais convidados.

sugestões para coquetel de casamento coquetel de casório

É necessário notar, entretanto, que você não deve deixar esses assentos perto das mesas. Caso faça isso, vai dar a impressão de que existem mesas limitadas para quem fechar primeiro e aí as chances de insatisfação e confusão são grandes.

bebida doce

Também é importante garantir que haja mesas suficientes por todo o espaço. Muitas vezes esse é o único lugar de apoio de muitos convidados e uma falta delas vai criar aglomerações desagradáveis nas poucas que estiverem disponíveis.

comidas e bebidas

Cuidar da iluminação, da decoração e da música também é importante. Invista em uma iluminação mais amarelada já que fica mais aconchegante, mas não deixe a luz muito baixa porque os convidados ficam circulando de maneira constante. Arranjos de flores também são bem-vindos, mas devem ser evitados nas mesas já que elas são naturalmente menores.

salgados e doces

Os garçons, por sua vez, precisam passar continuamente e com uma boa oferta de comidas ou então você deve criar uma estação na qual as pessoas possam se servir. Não menos importante, o cálculo de comida e de bebida correta para convidado é essencial para que ninguém saia com fome da celebração do seu casamento.

doces decorados drinks coloridos salgados temperados muito gostoso uma delícia

O vestido da noiva deve ser diferente?

Uma dúvida muito comum é se o vestido de noiva deve ser diferente quando se opta por um coquetel de casamento. A vem da verdade é que um coquetel é um ambiente naturalmente mais descontraído e mais leve – é por isso, inclusive, que a maioria das convidadas usa vestidos mais curtos e os homens, roupas menos formais.

Apesar disso, a celebração posterior não pode afetar a cerimônia e, a menos que você queira, você não deve se casar com um vestido informal. A solução para isso, portanto, consiste ou em comprar dois vestidos – um para a cerimônia e um para o coquetel – ou então contar com um vestido de saia removível.

Aqui é importante notar que isso não tem a ver, necessariamente, com um código de vestimenta e, sim, com o seu próprio conforto. Quanto mais estruturado for o seu vestido, mais pesado ele é e também mais difícil é sair carregando ele por aí. Além disso, uma cauda muito grande vai fazer com que seu vestido termine todo pisado se você ficar no coquetel com ele.

Por isso, a menos que seu vestido seja em um estilo mais reto e mais justo ao corpo o ideal é optar por uma versão mais curta e mais descontraída para curtir o coquetel do jeito certo.

O coquetel de casamento é a opção ideal para quem quer economizar na hora de celebrar a cerimônia com pessoas queridas, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados para a organização. Com tudo isso em mente, o momento após o “sim” vai ficar muito mais divertido e cheio de boas lembranças.

O que você vai servir no seu coquetel de casamento? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *