20 DICAS de Como Organizar um Almoço de Casamento

A grande maioria das noivinhas optam por fazer as festas de casamento no período da noite. Com recepções exuberantes e jantares incríveis. Mas, para aqueles noivos que sonham com um casório a luz do dia, com festas mais informais ou ao ar livre, a melhor pedida para a festa é oferecer um belo almoço de casamento.

Não pense que em recepções assim, só porque é um almoço, ele deve ser algo simplório. Pelo contrário, de acordo com a escolha do cardápio, e da forma que esse almoço vai ser, ele pode ser tão elegante quanto um jantar. Mas claro, não deve ter um menu que destoe muito do tipo da festa.

sugestões de cardápio
Simples

O almoço também pode oferecer entradas variadas, o prato principal e a sobremesa, assim como nos jantares. E o cardápio baseado no gosto dos noivinhos e dos convidados. Com tudo isso planejado, o almoço bem organizado pode ser montado com a sofisticação que o evento precisa, chamando atenção de todas as pessoas.

saladas deliciosas
Simples
mesa decorada
Ao ar livre
decoração
Ao ar livre

É por essas e outras, que os almoços de casamento têm ganhado cada vez mais adeptos, e ganhando versões impecáveis, variadas e elegantes. Para te ajudar na tarefa de preparar o almoço perfeito para o tipo do seu casório, vamos falar tudo o que você precisa saber para montá-lo.

Veja também dicas de bebidas para casamento!

* Planejamento para o almoço de casamento

A chave da organização de qualquer detalhe da festa de casamento deve ser o horário que ela vai ser realizada. Porque se não, algumas coisas podem acabar destoando, e perdendo o tom. Por isso, o ideal para que o almoço seja servido em um horário bom, é fazer a cerimônia começar no final da manhã.

almoço de casamento
Civil

Se começar um pouco mais cedo, como o almoço vai demorar mais para ser servido, é legal que o coquetel seja servido antes para que os convidados não fiquem com muita fome. E com um casamento ao ar livre, e a luz do dia, é preciso pensar muito bem no que será servido no menu.

com churrasco
Civil

Como vivemos em um país ensolarado e quente, o cardápio precisa ser leve, e sem comidas muito exageradas para não destoar da festa. No menu de um casamento assim, pode conter grelhados, peixes, carnes, molhos, massas, não importa. O que vai importar de fato é a forma com que esses pratos serão apresentados e a sua elaboração.

carnes assaadas
Com churrasco

As saladas são excelentes entradas e acompanhamentos para o prato principal. E as frutas são perfeitas para fazerem parte de alguma forma da sobremesa. Além de serem gostosos, eles são alimentos muito leves, por isso não podem faltar para compor os pratos.

dicas de cardápio
Com Churrasco

Para que você consiga determinar com certeza todo o menu para o jantar do casamento, e estipular tudo sobre o cardápio. O ideal é que você tire um dia para a degustação de todos os pratos oferecidos pelo Buffet, e assim decidir o que vai ou não entrar.

o que servir
Decoração
melhores ideias
Decoração
galeria de fotos
Decoração
seleção de imagens
Em restaurante
opções alternativas
Em restaurante
quatro imagens
Em sítio
clima diferente
Em sítio
em fazenda
Em sítio
mesa de madeira
Em sítio
sugestões de pratos
O que servir
dica de almoço
O que servir
churrasco com molho
O que servir

* O que pode ser servido

Como deve ser feito em um jantar, no almoço a escolha dos pratos também deve ser a partir de coisas que a maioria das pessoas gostem e, consequentemente, que agrade a grande parte dos convidados. Por isso, o menu precisa conter uma variedade de pratos e sabores na entrada, no prato principal e na sobremesa.

Se você quiser ir procurar os buffets da sua região já com uma noção do que quer servir na sua festa. Vamos agora te dar opções de cardápios e pratos para almoços de casamento. Veja as nossas dicas das comidas que podem, sem problemas, ser servidas em um casório:

  • Entradas: Em casamentos diurnos, ao ar livre e informais, os pratos mais adequados para a entrada são sem dúvidas as saladas. Além de leves e saborosas, as saladas ainda possuem uma variação grande, como:
  1. Folhas: Para saladas, você pode escolher uma variedade de folhas para que os convidados possam escolher, como rúcula, alface, acelga, agrião, entre outras;
  2. Complementos: Também existem outras verduras que casam perfeitamente em saladas. Por isso é bom colocar várias opções para que as pessoas escolham o que gostam ou não. Vale à pena colocar tomate, cenoura e beterraba raladas, pepino, azeitonas, ovos de codorna, e o que mais você gostar;
  3. Acompanhamentos: Se tratando do que pode acompanhar a salada, você pode colocar vinagre, azeite e sal, que são os temperos mais comuns em saladas. Mas, pode investir em molhos mais refinados para deixar o prato ainda mais saboroso e sofisticado. Como um molho de mostarda e mel, por exemplo;
  4. Saladas com legumes: Nem todas as pessoas gostam das verduras cruas. Para tentar agradar esses convidados, é legal também colocar legumes de forno para compor a entrada do almoço.
  • Prato principal: O ideal é que existam pelo menos duas opções de prato principal para a festa. Assim a probabilidade de ter algum convidado que não coma a comida, vai ser bem menor. Por isso, invista na escolha de dois pratos que sejam queridinhos pela maioria das pessoas. Veja nossos exemplos:
  1. Massas: As massas são sempre pratos ótimos para todos os tipos de eventos. Além de ser uma comida que a maioria das pessoas gostam. Pode colocar massas como lasanha, canelone, capelete, ravióli, etc. Em conjunto com os pratos, você deve oferecer o molho também, seja ele branco e/ou vermelho. O legal mesmo é colocar os dois para trazer mais variedade;
  2. Proteína: Os noivos podem escolher um filet mignon, ou fricassé de frango, por exemplo. O peixe pode até ser uma opção, mas a probabilidade de ter pessoas que não gostem, pode ser maior.
  3. Complementos: Para complementar o almoço, o arroz nunca pode faltar. Invista também em purê como mais uma opção.
  • Sobremesa: Existe uma variedade grande de doces que podem ser oferecidas em um casamento. Os doces são sempre um sucesso em eventos, por isso, se você quiser, pode colocar os docinhos habituais de festa e acrescentar sobremesas ao cardápio. São exemplos delas:
  1. Frutas;
  2. Sorvete;
  3. Mouses;
  4. Brown.

Os nossos exemplos acima são os pratos mais comuns para o almoço em casamentos. Agora com as nossas dicas você vai conseguir montar o cardápio da sua festa com mais facilidade, com um cardápio que vai conquistar os convidados.

Você tem sugestões para almoço de casamento? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
6 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *