Como Planejar e Fazer um Casamento Intimista (Poucos Convidados)

O casamento é um dos dias mais importantes na vida de um casal. Assim sendo, alguns optam por escolher convidados a dedo para este momento tão especial. Assim surgiram os casamentos intimistas, que são festas pequenas para poucos convidados, geralmente somente a família e alguns amigos. Este tipo de cerimônia tem diversas vantagens, como o custo e a possibilidade maior de interação entre os convidados deixando a data ainda mais memorável. Se você quer fazer um casamento intimista, este guia é para você.

Inspiração!
Inspiração!

Também já escrevemos sobre o mini-wedding.

Custo, Valores, Preços e Orçamento

Um jantar para poucos convidados é sempre mais barato. Além disso, a decoração não precisa ser extravagante, e você pode optar por alugar um local menor para realizar a festa. O bolo também pode ser menor. Assim sendo, o casamento intimista é um casamento sempre mais barato.

escolha o local

O primeiro passo para planejar o orçamento de um casamento é delimitar o número de convidados que você vai desejar ter em companhia no grande dia.

no litoral

Dicas para a Festa

Segue algumas dicas interessantes para o seu casamento intimista:

  • Aposte em detalhes: como este tipo de casamento costuma ser mais barato, você pode dar um tratamento diferenciado para os seus convidados. Que tal alugar uma pousada para os convidados? Servir vinhos caros? Dar caixas de chocolates e não trufas como lembrancinhas? Alugar uma limusine pro grande dia? Se cabe no seu orçamento, você pode apostar em detalhes que vão fazer a diferença.
  • Escolha do Local: como você tem poucos convidados, você tem a liberdade de escolher diversos locais que tradicionalmente não são elencados para uma festa de casamento. Isso permite uma inúmera gama de possibilidades. Que tal casar em uma cachoeira, por exemplo?
  • Deixe a festa divertida: por ter um número limitado de pessoas, é muito fácil colocar todos em cena de certa forma. Que tal uma oração em grupo para abençoar a vida futura do casal? Ou então uma brincadeira divertida para animar o dia. O limite de convidados também permite que você agradeça um por um no grande dia.
  • Viajar para Casar: quando a sua lista de convidados é pequena, você tem a opção de fazer uma viagem e levar os seus convidados. Que tal um casamento na praia? Pode ser uma ótima pedida e é muito mais viável quando se tem poucos convidados.
  • Food Truck: uma opção é substituir o tradicional buffet de casamento por um carro que ofereça alimentos, os chamados food truck`s.
  • Refeição Coletiva: uma opção barata para o cardápio é pedir para que os seus convidados levem um prato, criando um banquete coletivo. Além de econômico, vai fazer com que os seus convidados mostrem suas habilidades culinárias e sintam-se produtores desse grande dia.
  • Casamento no Quintal: uma maneira de deixar o seu casamento intimista mais barato e tornar a cerimônia mais aconchegante é realizar o casamento no quintal da sua casa.
  • Convites a Mão: como o número de convites feitos é menor, que tal personalizar e fazê-los escritos a mão? Fica bem interessante.
  • Músicas: você pode consultar alguns de seus convidados e pegar a música que eles mais gostam. Como a cerimônia terá poucos convidados, isso se torna viável, dado que em um grande casamento não é possível tocar a música da vida de todos os convidados. Uma opção interessante para incrementar é contratar uma banda para tocar as músicas, deixando o momento ainda mais inesquecível.
  • Vestido de Noiva Colorido: como você tá fugindo do tradicional e fazendo uma festa pequena e diferenciada, que tal inovar no visual da noiva? Um vestido colorido é uma boa forma de fazer isso. E, aliás, eles estão na moda.
  • Casar em um Barco: outra opção interessante de local para se casar quando se tem poucos convidados é casar em um barco. Você pode alugar um barco, providenciar a decoração, chamar os convidados e casar em alto mar. Que tal?
  • Mini Bolo de Casamento: leia o nosso artigo sobre bolos pequenos para casamentos.
  • Duas festas: se você quer fazer um grande casamento, nada impede você de realizar um casamento intimista diferenciado só para pessoas escolhidas a dedo. Muitos fazem isso, hoje, e é uma opção interessante, caso caiba no seu orçamento. Assim você não deixa nenhuma família chateada por ter que limitar a lista de convidados.

Você tem alguma dúvida? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest