Mini Bolo de Casamento: Fotos, Decoração, Receita

Sabemos que todo ano surgem novas modas e tendências, seja no mundo fashion da moda como em qualquer outro campo. E no caso dos casamentos não é diferente. Uma das novas tendências que apareceu e vêm ganhando força é a do mini bolo de casamento.

o que é

E o que é, afinal, o mini bolo de casamento?

Como o próprio nome sugere, é uma miniatura do bolo de casamento. Em geral são réplicas do bolo em formato reduzido que servem de 1 a 2 pessoas e, quando não são réplicas, são bolos que combinam com o bolo e com a decoração da festa.

feito por confeiteiros profissionais

A tendência dos mini bolos ganha força nos dias de hoje pela praticidade: você não irá substituir o bolo de casamento tradicional (embora você possa, caso, queira, utilizar apenas os mini bolos). Ele permanece lá, lindo e super decorado e produzido, porém, na hora de servir, você serve os mini bolos e isso evita o trabalho (e a sujeita) de cortar aquele bolo gigantesco no meio da festa.

com o que é feito

Sendo assim, junto com a tendência do mini bolo, os bolos tradicionais decorativos também ganham força. Assim você só usa o bolo para decoração e, eventualmente, para cortar na cerimônia.

Mas voltando aos mini bolos, o ponto principal a favor deles é a praticidade. Isso torna a cerimônia mais “rápida e limpa”, pois o buffet apenas passa na mesa e os sevem com garfos. Além de dar um charme a mais.

Mas também lembramos que é sempre melhor que o buffet e os garçons sirvam os mini bolos, mesmo que eles fiquem dispostos numa mesa de fácil acesso, isso torna tudo muito mais elegante e bem organizado.

com pedrinhas com fita verde com fita rosa naked cake mini bolo

Como segundo ponto, os mini bolos agregam valor pelo fato de ajudarem muito na decoração da festa, conforme falado anteriormente, eles podem ser uma réplica exata do bolo tradicional ou podem ser produzidos com elementos que combinam. Dessa forma, eles podem ser usados como decoração da festa.

E, também, um terceiro ponto em favor do mini bolo é que eles podem ser feitos em dois ou mais sabores. Ou seja, isso evita aquela situação de alguns convidados não gostarem de tal ou tal sabor. Basta escolher alguns sabores e solicitar ao serviço de mesa que pergunte aos convidados qual sabor deseja degustar.

embalagens onde guardar

Bem, colocado tudo isso, onde podemos pedir um mini bolo?

O processo do mini bolo é o mesmo que o processo de solicitação do bolo tradicional. Você pode pedir a uma doceira, doceria ou designer de bolo. E aqui fazemos uma observação: é sempre melhor pedir o bolo tradicional e os mini bolos no mesmo local (caso você vá usar ambos). Isso evita problemas como eles saírem com sabor ou aspecto muito diferente um do outro, o que pode comprometer a decoração da festa.

como fazer passo a passo como faz

Quando você for escolher seu mini bolo (assim como o outro bolo) você vai ver que existe uma infinidade de opções. Se você está na dúvida sobre que tipo de bolo pedir, vamos tentar te ajudar:

  • Mini bolo tradicional: é o mini bolo réplica do bolo, nesses casos, você pode escolher o sabor ou sabores e a decoração dele, que normalmente é feita com pasta americana ou glacê
  • Mini naked cake: como o nome diz, é um naked cake. Os naked cakes são uma variação dos bolos tradicionais por terem um acabamento pelado, que mostra a lateral da massa. Isso deixa os bolos muito charmosos e cria novas possibilidades de decoração, que envolvem o recheio e o topo (que pode ser decoado com frutas, açúcar de confeiteiro, glacê, etc). O ponto que precisa ter mais cuidado com os naked cakes é o fato deles serem mais secos que os bolos tradicionais porque, em geral, a massa deve ser mais firme para facilitar o manejo; não que isso comprometa o sabor, mas torna-se um diferencial do bolo.
  • Bolo no pote (mini bolo no pote): é o tradicional bolo, porém, colocado em um pote. Nesse caso sua preocupação deve ser com o sabor escolhido, principalmente no que diz respeito à combinação do sabor da massa com o recheio (e o recheio é um elemento essencial). É um bolo bastante prático e diferente, o inconveniente (em alguns casos) é que a decoração fica mais comprometida, pois passa a depender somente do pote e dos adereços e isso pode fazer com que ele perca um pouco o charme do “bolo de casamento”. Se essa for a sua preocupação, talvez seja melhor usar essa opção como lembrancinha do casamento e não como o bolo principal a ser servido para os convidados.

Mini Bolo de Casamento imagens de naked cakes fotos de mini bolos decorado caixinhas brancas naked cake fotos de naked cake naked cake

Outro ponto a se observar é que você deve pedir pelo mini bolo, tomando cuidado para não pedir pelo cupcake de casamento. O cupcake é outra tendência no ramo dos casamentos que pode, também ser usada em sua festa, porém, queremos deixar claro que são duas peças diferentes: além dos cupcakes serem menores, sua consistência também é diferente (pois a massa de cupcake é diferente da massa de mini bolo, que é uma massa de bolo comum) e a decoração costuma ser diferente também (o mini bolo é uma réplica e o cupcake um adereço). Por isso, indicamos o uso dos cupcakes como docinhos de festa comuns ou lembrancinhas, não como o bolo principal do evento.

Mas voltando, de novo, ao mini bolo, falamos muito do seu uso como decoração da festa. E isso pode gerar a ideia de que ele só pode ser usado na mesa de doces ou do bolo.

Bom, claro que os mini bolos devem ser dispostos na mesa, porém, é sempre possível investir mais no todo. Em geral, pode-se colocar uma mesa só para eles e incrementar com torres. Mas a grande possibilidade dos mini bolos é investir na decoração individual para que a somatória deles crie um bom aspecto para toda a festa. Por isso, as coberturas dos mini bolos devem ser resistentes (normalmente feitas com pasta americana) e muito incrementadas.

Por último, os mini bolos também são uma opção de lembrancinha. Apesar de poder ser considerada uma lembrancinha de custo elevado, torna-se uma opção para fugir do clichê (como um bem casado ou chinelo) e, além disso, tornam-se uma opção pelo fato de, muitas vezes, os convidados não comerem muito bolo na data do casamento (mas no dia seguinte sempre dá aquela vontade de comer doce). Nesses casos, o principal é encontrar uma boa embalagem (bonita e prática) para tornar a ideia viável.

O que achou do passo a passo de como fazer mini bolo? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *