O Que Servir num Jantar de Casado Simples e Barato

O que é um jantar de noivado? Bom, o jantar de noivado é um jantar que celebra o pedido de casamento dos noivos, ou seja, é o evento que oficializa o pedido aceito pela noiva. Em geral, a realização e organização de um jantar de noivado abre muitas possibilidades de local, temas, convidados e decoração, o que pode gerar algumas dúvidas para o seu planejamento.

data do evento

Bom, e é justamente dele que falaremos nesse artigo, para tirar algumas dúvidas e ajudar a organizar um jantar de noivado que melhor se adeque e atenda as suas necessidades.

1. Data: o jantar de noivado, por ser a oficialização do pedido, costuma ser realizado próximo à data do pedido informal (quando o noivo pede a noiva em casamento). Por conta disso, a escolha da data, muitas vezes, deve ser bem planejada com amigos e familiares caso o pedido seja surpresa (não adianta a noiva ouvir alguém conversando sobre o jantar). Porém, também existe a possibilidade de começar o planejamento da data após a noiva ter aceito pedido e, nesse caso, o jantar seria realizado cerca de um mês após o pedido.

o que servir

Além disso, vale lembrar que, caso o pedido tenha sido feito durante uma viagem, é capaz do jantar demorar um pouquinho mais, já que será necessário aguardar s noivos voltarem para acertar tudo.

Outro elemento importante no quesito de data, é considerar a agenda dos convidados mais importantes, que são os pais, familiares e amigos próximos, já que a presença deles é indispensável. Por isso, se alguns convidados costumam viajar muito ou com certa regularidade, vale ficar atento para garantir a presença deles.

calculo de comidas

2. Convidados: em geral, o jantar de noivado é um evento bastante familiar e íntimo, por isso, a lista de convidadas costuma ser mais restrita, girando em torno dos pais, familiares e amigos.

Porém, sempre há a possibilidade de chamar mais pessoas, como amigos em geral. Fora isso, sempre existem as famílias super grandes e assim a lista naturalmente se torna maior do que a média.

Portanto, não existe uma regra definida, o importante é o acordo entre os noivos no que se refere ao número de convidados.

escolha o local

3. Local: não existe muita regra quanto ao local. Por ser uma festa privada, deve-se prezar pela harmonia da festa e conforto dos noivos e convidados, além de, se possível, ser um local próximo para todos (ou a maioria) dos convidados.

Entre as opções de locais para a realização do jantar estão, claro, a casa de um dos noivos ou um restaurante.

Para o caso de escolher uma das casas dos noivos (ou de algum parente ou amigo muito próximo), há o trabalho na organização do local e contratação do buffet, mas a vantagem da realização em um local já conhecido pelos noivos e seus convidados. Já para o caso da escolha de um restaurante, há a vantagem quanto à organização, pois tudo fica concentrado no serviço do próprio restaurante, porém apresenta as desvantagens de apresentar custos mais elevados e limite de horário, além de, talvez, não ser um ambiente íntimo ou particular.

como decorar

4. Decoração: o jantar de noivado não é uma festa de casamento, sendo assim a decoração não precisa ser extremamente luxuosa ou requintada.

pratos salgados

A primeira questão é começar pelo básico, mantenha o ambiente sempre limpo (se for feito em casa, caso seja feito em um local fora, converse sempre com a organizadora) e organizado, além de trabalhar bem na recepção do evento, independendo do local em que será feito.

Partindo para a decoração propriamente dita, caso seja feito em casa, é sempre bom criar uma atmosfera aconchegante e íntima. Não precisa investir em prataria ou algo do tipo (mas pode usar caso deseje, obviamente) e invista nos detalhes, como fotos e recordações além de manter as áreas externas e salas com uma decoração alegre e elegante, como flores e outros elementos simples mas elegantes.

Caso vá realizar o evento em um restaurante, a decoração pode ser conversada com a organizadora e o local. Assim você pode fazer uma atmosfera mais romântica, com velas e flores, ou uma atmosfera mais alegre, com fotos e elementos decorativos.

decoração do evento

5. Os convites: os convites podem ser feitos pelos noivos ou podem ser encomendados em uma empresa específica. Novamente, por ser mais simples que uma festa de casamento, não há a necessidade de um convite super caro ou elaborado. Invista em algo simples e elegante, até porque os convidados já são conhecidos.

Como Organizar Jantar de Casado

6. O que servir: o menu de um jantar de noivado é o mesmo que um menu de restaurante, consiste em entrada, prato principal, complementos e sobremesa (além da bebida). Além disso, dependendo do horário de chegada dos convidados, é sempre bom preparar um buffet de canapés ou finger foods, para evitar que os convidados fiquem com muita fome.

o que servir

Independente da realização em casa ou em um restaurante, você pode planejar o menu sempre pensando em manter pratos como: saladas de entrada, duas ou três proteínas de prato principal e massas como complementos, além da possibilidade de arroz ou risoto.

Jantar de Casado

Não precisa pensar em algo muito elaborado, a nível de bistrô francês, mas pode dar uma rebuscada, afinal é uma comemoração especial. E talvez seja bom investir em variedade, mantenha cerca de dois pratos principais, além de diversidade nos acompanhamentos para garantir que todos possam se sentir satisfeitos.

de surpresa

Quanto às sobremesas, vale a mesma regra, não precisa ser nada muito chique, mas também não sirva algo super simples. Uma boa combinação de sorvete com brownie ou petit gateau já são boas opções. Além disso, você pode investir em sabores diferentes de sorvete e opções de sobremesas mais neutras como um pudim ou um manjar. Se for inverno, insista em tortas e bolos caprichados.

7. Tematização: não é uma regra, mas é uma opção, principalmente se você quiser optar por um menu diferente, que seja baseado em algum tipo específico de culinária.

tematização

8. Traje: as roupas para o jantar de noivado não precisam ser muito chiques, um esporte fino já será suficiente. Porém, claro, tudo isso vai segundo a determinação dos noivos e, assim, deve ser comunicado no convite.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest