Naked Cake para Casamento: Sabores e Recheios! + Receita!

Casamento sem festa ou sem uma simples recepção não é casamento. Mesmo que a união do casal aconteça apenas no civil, a maioria das pessoas faz uma recepção em casa, um almoço ou uma simples reunião para comemorar a nova fase da vida do casal e quando falamos de comemoração, pensamos em brindes, comes e bebes, bolos e muita alegria.

Um ponto alto e simbólico do casamento, seja com festa, festão, recepção, reunião, independente do nome que os noivos darão para a comemoração, o bolo de casamento sempre é lembrado e esperado.

A tradição do bolo de casamento surgiu a princípio na Roma Antiga, pois os romanos tinham técnicas de fermentação e produziam uma mistura de bolo e pão recheado de frutas secas, mel, nozes e outras especiarias que possuíam. Durante a cerimônia, essa mistura, após pronta e assada, era esfarelada nas cabeças dos noivos e quanto mais farelo caísse, mais prosperidade e fertilidade teriam (dai a tradição da chuva de arroz).

Naked Cake

A partir dai, os italianos foram se aperfeiçoando nas técnicas de apresentação dos bolos nos casamentos, mas quem adaptou para o corte do bolo pelo casal, no momento emocionante, foram as colônias inglesas da América.

Nesse momento, os bolos já possuíam um melhor acabamento, que viria a ser chamado de pasta americana.

Já toda a parte de ornamentação tem diversas relações, por exemplo, para as cortes europeias, quanto mais alto o bolo melhor, isso pois a altura era significado de poder e riqueza das duas famílias que seu uniam.

sugestões de recheios os mais gostosos

Uma outra curiosidade, é que o bolo de três andares passou a ser item quase que obrigatório, pois cada andar possuía um sentido:

  1. andar = compromisso
  2. andar = casamento
  3. andar = eternidade

Independente das origens, costumes, histórias e tudo mais, o bolo, seja o estilo de bolo, o sabor, ele será ditado através do estilo do seu casamento, da personalidade e gostos do casal.

Falando sobre isso, um dos tipos de bolos mais escolhido ultimamente, tem sido o queridinho do momento: naked cake.

Naked Cake Naked Cake Decorado

Mas, o que é de fato um naked cake?

É um bolo apelidado de “bolo pelado“, que é feito com a base normal de todos os bolos (massa), porém não tem cobertura e o seu recheio fica amostra. Ele pode ser incrementado com flores, caldas moles jogadas por cima, de forma que o recheio apareça.

Antes de partirmos para a parte DIY, veja com quais estilos de casamento o naked cake mais combina!

várias delícias com creme rosa com coco ralado de doce de leite com várias camadas

Os casórios que possuem a decoração e estilos mais rústicos, campestres, praianos, são de longe os que mais “chamam” os naked cakes, isso por conta de alguns quesitos:

  • Estilo dos noivos, que por optarem casamentos mais leves e descontraídos possuem esse perfil e isso reflete até na escolha do bolo
  • O naked cake não é um bolo com muita estrutura no quesito ser certinho: coberto por glace, chantilly, pasta americana ou qualquer outra forma que deixe o bolo uniforme e cubra pequenas imperfeições
  • O ambiente rústico favorece embelezar o bolo com flores, frutinhas, açúcar salpicado e tudo o que pode trazer um ar mais natural para a sobremesa

Apesar de parecer mais rústico, para as noivas que por exemplo, querem casar em um sítio mas são mais tradicionais, podem adicionar pigmentação em dourado, ou outras cores, mas que deem um detalhe, além de colocar pérolas comestíveis, flores não naturais, mais feitas de pasta americana e por ai vai!

muito gostoso uma delícia

Veja os mais sabores de naked cakes pedidos:

• Coco com framboesa

sugestões de recheios
Coco com framboesa

A massa para esse bolo é feita no liquidificador, com sabor de coco e o recheio é o grande toque: um creme de framboesa com textura espessa. O que mais combina para “enfeitar” o bolo são frutas vermelhas comestíveis e polvilhar com açúcar.

• Chocolate com frutas vermelhas

uma delícia com frutas vermelhas
Chocolate com frutas vermelhas

Uma verdadeira perdição, esse bolo que é composto por: massa de chocolate, recheio de creme branco com crem cheese e uma ganache de chocolate finalizando. Para dar um charme, vale colocar algumas frutas vermelhas apenas no topo. O mais indicado para esse tipo, é que seja feita duas camadas de massa, o que facilita para os iniciantes!

• Limão

bolos decorados
Limão

Leve como o verão, esse bolo tem massa de vó, a famosa pão de ló. O recheio é um creme de limão e o bolo todo é coberto por raspas de limão e açúcar de confeiteiro. É umas das receitas mais simples e menos tradicionais quando se fala de naked cake. A ornamentação pode ser feita com flores ou frutas cítricas.

• Mini naked cake

para seu casamento
Mini naked cake

Fofíssimo e uma ótima opção para dar de lembrancinhas, ele pode ter diversos recheios e a massa, sendo mais comum a massa ser simples. O que pede esse bolinho é uma forma específica para mini bolos, muita delicadeza e fofura.

• De cereja

uma delícia
De cereja

Esse bolo tem sim um “quê” de sedução. O indicado é que ele tenha 3 camadas de massa, ostentação na hora da sobremesa. A massa deve ser umedecida com licor de cereja e o enfeite do topo leva o mesmo creme do recheio, que tem sua base feita com natas.

Para decorar, vale espalhar cerejas e morangos e polvilhar chocolate granulado para dar um charme.

• Com recheio de doce de leite

com frutas vermelhas
Com recheio de doce de leite

Esse é o amor e doçura descritos em bolo. A massa é branca, com sabor de baunilha, o encanto do bolo vem no recheio, que é feito a base de doce de leite com creme de leite e ainda, recebe pedaços de morango. A ornamentação do bolo pode ser feita com açúcar polvilhado e morangos inteiros espalhados.

• Com massa de iogurte

mais fofa e saborosa
Com massa de iogurte

Para aqueles que preferem um bolinho mais “fitness” e leve. Para que o bolo fique fofinho, a massa deve ser feita com iogurte e as caldas podem ser adaptadas de acordo com a preferência de cada pessoa. Na elaboração também pode soltar a criatividade usando flores e frutas, tudo vai depender da escolha para calda e recheio, mas foca na massa de iogurte que as combinações mais indicadas aqui são as de frutas mesmo.

• Com morango e amora

com creme branco
Com morango e amora

Fácil, gostosa e linda! Essa opção de naked cake é uma das mais indicadas para quem está no começo, por conta de sua facilidade no preparo. A massa é feita com a querida receita de pão de ló, o recheio é feito com chantilly e a decoração é feita com açúcar polvilhado e frutas no topo. Uma dica aqui é colocar morangos picados no recheio também.

Nutella

um luxo
Nutella

Paixão e amor por esse naked cake. A receita é uma das mais elaboradas por conta da massa e do recheio que recebem ingredientes mais elaborados. Tanto a massa como o recheio são de chocolate, porém, o toque especial é dado pela decoração com frutas vermelhas, bombons e confeitos de chocolate. Você pode até arriscar dar algumas “pinceladas” de nutella ao redor do bolo.

• Maracujá

com creme amarelo
Maracujá

Fruit de la Passion não poderia faltar aqui! A receita além de simples é super refrescante. O recheio da fruta é o grande diferencial, que pode ser servido com a textura de um mousse e vai super bem no verão e primavera. A massa pode ficar a critério, pois combina tanto com massa branca como de chocolate. O indicado aqui é que a ornamentação fique por conta de frutas cítricas ou vermelhas e ainda optar pelas flores.

Veja receitas de como fazer passo a passo nos vídeos abaixo:

Qual sabor você prefere? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *