30 SUPER Ideias para Festa de Casamento Simples e Barata! + Fotos


Confira como organizar uma festa de casamento simples

Na contramão dos casamentos suntuosos e que podem chegar a ostentar dezenas milhares de reais estão os casamentos mais simples. Seja por uma escolha pessoal ou pela necessidade de economizar, a festa de casamento simples também tem o seu charme e o seu espaço e pode ser a opção perfeita para você – seja você mais moderna ou mais tradicional. Para acertar em cheio, confira como fazer a festa de casamento simples perfeita.

OPÇÃO PERFEITA PARA QUEM QUER ECONOMIZAR

Justamente por ser mais simples, a festa de casamento nesse estilo é a opção perfeita para noivos que não podem gastar muito ou que simplesmente desejam economizar. Sem deixar a desejar, essa festa é capaz de agradar os noivos, familiares e amigos sem que isso signifique ter um orçamento que extrapola todas as possibilidades.

Uma festa de casamento mais simples também é perfeita para quem não tem muito tempo para planejar o evento, já que requer uma quantidade muito menor de detalhes e decisões que acabam consumindo tempo e dinheiro dos noivos.

MENOS É MAIS

Como é de se esperar, na festa de casamento simples menos é sempre mais. Isso significa que você deve priorizar muito mais o aspecto natural dos itens e da festa como um todo do que investir em uma série de itens mais elaborados.

É o caso, por exemplo, de uma decoração do local: em vez de criar um rebaixamento de tule por todo o ligar, que tal deixar as paredes à mostra e investir mais na iluminação? Na realidade, o casamento simples tem um aspecto muito mais natural e intimista e por isso que é muito importante cuidar para que não aconteçam exageros – afinal, é muito fácil se deslumbrar pelo mundo do casamento e querer tudo ao mesmo tempo.

TENHA UMA LISTA DE CONVIDADOS MAIS ENXUTA

Uma festa de casamento simples também exige normalmente uma lista de convidados mais enxuta. Por ser mais simples, se você tiver que atender às necessidades de centenas e centenas de convidados então ou o serviço terminará sendo ineficiente ou então o casamento simples vai se tornar um mega evento.

Por isso, a simplicidade dessa festa de casamento também precisa incluir a lista de convidados, que deve ser a menor possível. Isso não significa fazer um casamento para uma dúzia de pessoas, mas, sim, convidar apenas quem for realmente importante para um momento tão especial. Quanto mais enxuta a lista, mais íntima a celebração e, portanto, melhor é o resultado de toda a ideia simples.

FESTAS EM LOCAIS ALTERNATIVOS SÃO BOAS OPÇÕES

Se a intenção é que a festa seja mais simples pode ser necessário considerar opções alternativas ao conhecido salão de festas fechado. Embora esse local não esteja descartado e possa, sim, ser utilizado para criar uma festa de casamento simples, opções como casamentos ao ar livre tendem a combinar melhor com esse estilo de festa.

Nesses casos, pode ser mais benéfico escolher um lugar no campo ou na praia para fazer o casamento, por exemplo, garantindo a sensação rústica e mais simples que esse tipo de festa pede. Além disso, casamentos ao ar livre requerem menos estrutura e, portanto, possuem um aspecto mais simplificado, o que é exatamente a intenção.

O PERÍODO DA FESTA FAZ DIFERENÇA

Outro fator que pode influenciar – e muito – na simplicidade ou não do casamento é o período do dia em que a festa será realizada. Isso se deve principalmente ao fator de que um casamento à noite normalmente é sinônimo de um casamento de gala. Com isso, seus convidados podem estranhar chegar a um casamento mais simples. Além disso, uma decoração muito simples para um casamento à noite pode acabar destoando e criando a sensação errada de desleixo e falta de planejamento.

Por outro lado, um casamento quando é realizado pela manhã ou à tarde exige uma estrutura mais simples por causa do momento do dia. Com isso, se você pretende ter uma festa de casamento simples que acerte em cheio o mais recomendado é optar pelo período da manhã ou começo da tarde. Se você fizer muita questão que a festa vá noite a dentro, o ideal é que a festa comece no período de final da tarde, criando a transição perfeita para toda a sensação da festa.

DÊ PREFERÊNCIA PARA CORES NEUTRAS E CLÁSSICAS

Simples normalmente é sinônimo de clássico então você deve dar preferência para cores neutras e mais clássicas. Na festa de casamento, o branco – e variações como bege e pérola – se destaca como a principal e mais clássica opção. Por isso, se você quiser uma festa de casamento simples o ideal é apostar no branco como o centro das atenções em toda a decoração.

Outros tons que podem fazer parte incluem o rosa, vermelho, champanhe e preto, mas nesses casos é muito importante deixar esses tons para itens pontuais da decoração. Um casamento multicolorido não é errado e nem indesejável, mas é muito improvável que você consiga a sensação – e o orçamento – de uma festa simples, então leve isso em consideração na escolha da paleta.

PENSE BEM EM QUAIS FLORES USAR

Flores naturais são lindas, mas normalmente são caras e muitas delas são imponentes demais, criando uma sensação instantânea de luxo. Por isso, se você quer uma festa de casamento simples é preciso que você planeje muito bem quais flores vai usar. Se optar pelas flores naturais é melhor escolher as mais discretas, como cravos, margaridas ou mesmo mosquitinhos. Essas opções tendem a ser mais simples, mas ainda mais bonitas.

Se você quiser economizar de verdade então o ideal é optar pelas flores artificiais. Antes de torcer o nariz, isso não significa que você deve escolher as flores de plástico brilhante e com aparência barata e, sim, as que possuem mais qualidade. Embora mais caras do que as de qualidade mais baixa, essas flores artificiais ainda são mais baratas que as naturais e fornecem um resultado igualmente satisfatório.

FINGER FOOD É TENDÊNCIA

Embora boa parte das festas de casamento inclua bufês suntuosos e repletos de opções gourmet, essa não é uma característica comum a uma festa mais simples, já que exige um aparato muito maior sobre louças, estrutura e serviços. Como conseguir, então, que seus convidados se alimentem adequadamente sem perder a característica? Simples: aposte na finger food.

A finger food é uma tendência recente em festas que consiste em fornecer comidas de tamanho reduzido e que possam ser comidas com a mão – “finger” significa dedo, em inglês. Isso significa que em vez de oferecer um bufê completo com entrada e prato principal você pode apostar em pequenas comidinhas, como canapés e mini comidas, como hambúrgueres em tamanho reduzido.

Pequenas batatinhas recheadas, sushi, mini sanduíches, comidas no palito, ceviches na taça e porções reduzidas de massa também são ótimas opções para que seus convidados se deliciem sem que você precise contratar um serviço completo de bufê.

FAÇA VOCÊ MESMA ITENS DA DECORAÇÃO

Se a festa de casamento é simples e intimista nada melhor que seu toque pessoal esteja presente em toda a festa. Por isso, você e a pessoa amada podem fazer juntos pequenos projetos de decoração para toda a festa. Fazer lanternas de papel para a iluminação, por exemplo, requer pouca habilidade e sai mais barato do que comprar os itens prontos. Sobre os convites, é a mesma coisa: vocês podem criar os próprios convites de um jeito simples e barato e ainda fazer com que tudo tenha a cara de vocês.

Para que isso dê certo é preciso se inspirar em fotos e itens de outras festas de casamento para que vocês saibam o que tem a ver com vocês e o que não. Escolhidos os itens, é só colocar a mão na massa e começar a fazer os itens. Normalmente você encontrará moldes e tutoriais na internet, então é só deixar a criatividade falar mais alto.

CERIMÔNIA E FESTA DEVEM CONVERSAR

Qualquer que seja a escolha, cerimônia e festa devem conversar entre si, já que a cerimônia é responsável por dar uma “prévia” aos convidados de como será a festa. Por isso, a decoração do local onde será realizada a cerimônia deve estar em total harmonia com como será a festa. Isso significa que a decoração do local da cerimônia deve conter as mesmas cores e elementos da festa e, principalmente, deve ser tão simples quanto será a festa.

Criar uma cerimônia que não esteja de acordo com a festa fará com que os convidados se sintam confusos, no mínimo, além de dificultar o fato de que todos possam entrar já no clima da celebração. Apesar de parecer uma atitude supérflua, garantir que festa e cerimônia estejam em harmonia fará com que seu casamento seja muito mais bonito e também mais econômico.

O VESTIDO DEVE ACOMPANHAR A FESTA

Se a cerimônia deve estar de acordo com a festa, o vestido também deve acompanhar a simplicidade desejada. Dessa forma, não adianta você criar uma festa de casamento simples e escolher um vestido de baile com muitos detalhes e camadas, pois o visual será totalmente destoante.

Com isso, uma festa de casamento simples requer um vestido que seja mais leve, mais fluido e de aparência mais delicada. Os brilhos, por exemplo, devem ser dosados, assim como detalhes e camadas demais. Um véu ou uma cauda muito longa não são boas opções, mas um vestido curto, por exemplo, pode fazer parte da cerimônia e da festa de casamento, dependendo da escolha do casal.

Os acessórios também devem acompanhar esse aspecto mais simples, como joias mais delicadas e um sapato igualmente adequado. Com isso, você vai criar um casamento que acerta em todos os detalhes, garantindo que tudo seja simples, bonito e harmonioso.

APOSTE NA CRIATIVIDADE

Uma festa de casamento simples também exige criatividade por parte do casal, que deve ter essa qualidade em todas as escolhas. A criatividade é importante porque ela é a responsável por garantir que existam alternativas mais simples e que garantam o mesmo resultado.

Um bom exemplo é o uso de pisca-pisca como iluminação do casamento. Como não exige uma série de jogos de luzes mais elaborados, essa opção criativa garante que o casamento simples fique aconchegante, bonito e que não peque em falta de cuidado. A criatividade também é importante para garantir uma economia muito bem-vinda no orçamento, como a troca de materiais equivalentes e que possuam preços diferentes entre si. Dessa maneira, ser criativa é uma das coisas mais importantes em uma festa de casamento simples que transpareça cuidado e todo o amor do casal em um momento tão importante.

SIMPLICIDADE PODE SER CLÁSSICA

Ser criativa não significa, necessariamente, que o seu casamento não precise ser tradicional. A verdade é que quando a simplicidade é utilizada do jeito certo é possível criar uma festa de casamento altamente clássica e com todos os detalhes já consagrados.

Com isso, a festa de casamento simples não é reservada apenas para os casamentos mais modernos e que invistam em algo extremamente diferente. Se você é mais clássica e sonha com um casamento muito tradicional ,saiba que é possível criar o cenário dos seus sonhos de maneira simples.

CAPRICHE

Casamento simples não significa casamento desleixado e sem qualquer detalhe. Um casamento simples é um casamento que prioriza os pequenos detalhes tornando-os altamente relevantes e os centros das atenções.

Por isso, mesmo quando a intenção é economizar com a festa de casamento simples é muito importante escolher materiais de qualidade, já que a falta proposital de detalhes excessivos precisa ser compensada por materiais que transpareçam verdadeira qualidade. Se você escolhe materiais muito baratos para o casamento simples o resultado vai ser de uma decoração e uma sensação pouco atraente e que não permitirá que você tenha o casamento dos seus sonhos.

 

Mais dicas para seu Noivadohttps://enfimnoivei.com/

A festa de casamento simples é totalmente possível quando você sabe em que investir e como escolher os detalhes certos e que farão toda a diferença no resultado final. Optando pelas cores e pelos materiais certos e ao pensar em todos os detalhes necessários você conseguirá criar uma festa de casamento simples e linda.

Gostou? Comente abaixo! Participe! Abraço!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)