Tutorial: Como Fazer Lista de Convidados para Casamento Fácil!

Descubra como fazer a lista de convidados para casamento

O tão sonhado pedido foi feito e agora começam os preparativos para o grande dia. Planejar e organizar um casamento pode gerar muita dor de cabeça nos noivos, principalmente quando eles não sabem por onde começar.
Lista de Convidados

Iniciar imaginando o tamanho do evento é um bom ponto de partida, afinal, com base nessa decisão você vai poder escolher o local da festa, por exemplo. Além disso, também é possível escolher o bufê já que é preciso acertar na quantidade de comida.

Para saber a proporção do casamento é interessante fazer a lista de convidados, já que assim vocês vão conseguir se organizar melhor. Mas como acertar nesse detalhe?

Descubra como fazer a lista de convidados para casamento e comece o planejamento com o pé direito.

quem chamar

Defina um limite de convidados

Seria ótimo fazer uma lista de convidados e incluir todas as pessoas que vocês conhecem, não é mesmo? Mas o casamento é um evento caro e por esse motivo vocês devem estipular um orçamento que deve ser respeitado.

O valor deve ser algo com o qual vocês fiquem confortáveis e possam pagar, já que de nada adianta começar a vida a dois com dívidas.

Com o orçamento em mente é hora de definir um limite de convidados, lembre-se que você vai pagar por cada pessoa quando contrata o bufê e paga pelas bebidas. As lembrancinhas também são feitas com base no número de convidados. Portanto, ao concordarem com o limite é importante ficar dentro dele.

simples e barato
Bolo minimalista decorado!

Comece pelos familiares

Começar sua lista de convidados pelas pessoas da família é o ideal, já que elas são as mais importantes no casamento.

Comece a lista partindo dos avós ou bisavós, anotando nome e sobrenome. Em seguida, vá fazendo uma espécie de árvore genealógica: pais, irmãos, tios e primos, por exemplo.

Você não é obrigada a incluir toda a família na lista: procure anotar quem faz parte da história do casal e com quem se tem mais convívio.

Hoje em dia há à disposição diversos modelos de planilha para fazer a lista de convidados, mas o jeito mais confiável ainda é com papel e lápis.

garanta itens

Inclua os amigos próximos

Em seguida, comece a listar os amigos próximos. Melhores amigos devem vir em primeiro lugar, assim como os padrinhos e madrinhas.

Vá anotando por ordem alfabética para não esquecer ninguém e para evitar que algum nome se repita.

A dica aqui é simples: quem vai fazer o seu casamento mais alegre e vocês desejam dividir esse momento especial?

modelo mais simples

Reflita sobre os colegas de trabalho

Uma grande dúvida dos casais é: devo convidar os colegas de trabalho? Não é obrigatório o convite, mas caso você não vá chamar ninguém do trabalho, evite comentar que vai se casar para não causar desconforto.

Se vocês quiserem convidar os colegas de trabalho, podem chamar apenas os mais próximos e que conheçam o casal.

planejamento

Atenção à família do convidado

Outra dúvida que toma conta dos noivos é sobre a família da pessoa a ser convidada. Você pode optar por estender o convite para o marido ou esposa do convidado, se desejar. Porém, tenha em mente que algumas pessoas podem não comparecer se você não convidar seu cônjuge ou filhos.

Se você decidir convidar a família de um amigo, por exemplo, estenda apenas para a esposa e os filhos, não precisa incluir o irmão, os pais, os avós.

A dica é convidar apenas aqueles que você conhece, se você não tem contato com a família daquele amigo querido, não há necessidade de convidar.

Outra coisa que pode acontecer é alguém da sua família pedir para incluir na lista o namorado ou algum amigo próximo. Nesses casos, vale o bom senso: se você não conhece, não convide.

Sua festa não precisa de convidados estranhos apenas para fazer volume.

os mais lindos

Tenha limite para os pais

Há também os casos em que os pais estão bancando o casamento e se acham no direito de convidar quem quiserem. Se esse for o seu caso, determine um limite de convidados para os pais. Assim, vocês ficam dentro do orçamento.

O casamento é de vocês e os convidados devem ser pessoas que gostem de vocês e façam parte da história do casal de alguma forma. Se os pais quiserem convidar alguém que vocês nem conhecem, converse com jeitinho e explique a situação.

Esse ponto deve ser conversado assim que os pais oferecerem bancar o casamento para que tudo fique dentro do combinado.

Como saber quem convidar?

Se você está em dúvidas sobre convidar ou não alguma pessoa é importante pensar em alguns pontos.

* A pessoa conhece seu noivo?

Se quem você está em dúvidas de convidar não conhece seu noivo, então pode ser deixada de fora da lista. Você não precisa convidar ninguém por obrigação. Lembre-se de que o dia é seu e você está pagando por cada convidado.

* A pessoa te convidou para o casamento dela?

Se a pessoa casou e não te convidou para o casamento dela, você pode deixá-la de fora da sua lista também. Alguns podem encarar como retaliação, mas você não precisa convidar por educação.

* Ela vai tornar seu casamento mais alegre?

A pessoa é divertida e super alto astral e vai tornar o seu grande dia mais divertido? Então coloque na lista. O importante é ter pessoas que queiram tornar o grande dia especial e inesquecível.

* Vocês convivem fora do ambiente de trabalho, curso ou faculdade?

Se a dúvida é quanto a um colega de trabalho, curso ou faculdade basta se perguntar se vocês convivem fora desses ambientes. Caso vocês só conversem quando estão nesses lugares, a pessoa não precisa ser convidada.

ideias de decoração

Anote as idades e se bebe álcool

Outra dica é anotar ao lado de cada pessoa, sua idade e se ela bebe álcool. Isso vai ser importante na hora de contratar o bufê, já que eles fazem preços especiais para crianças, por exemplo. Isso também vai te dar uma noção da quantidade de bebida alcoólica que será necessária comprar.

A lista de convidados para casamento é um dos quesitos mais importantes no planejamento e deve ser feita assim que se definir o orçamento. Sabendo como fazer e quem convidar, será mais fácil acertar nesse ponto e ter o casamento dos sonhos com as pessoas que você gosta.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *