Entrada da Noiva com Pai, Avô, Sogro, Mãe, Crianças

Saiba tudo sobre a entrada da noiva e capriche na hora do casamento

A entrada da noiva é um dos momentos mais importantes e emocionantes do casamento. Nessa hora especial o casal tem a dimensão de que o tão esperado sim está realmente prestes a acontecer e todos os olhos estarão na noiva, principalmente o de sua cara metade. Apesar de ser um momento tradicional, muitas noivas ficam em dúvidas ao planejar sua entrada para garantir que tudo saia perfeito. Saiba tudo sobre a entrada da noiva e capriche na hora do casamento.

Noiva com o pai

cerimônia celebrada

A entrada da noiva mais tradicional é aquela que acontece com o pai. Essa tradição vem do fato de que em uma sociedade altamente patriarcal, onde se originou o casamento, o pai entregava o seu bem mais precioso – no caso, sua filha e, muitas vezes, única – para o noivo, com quem começaria uma nova família.

No geral, é uma entrada bastante clássica e indicada para casamentos mais sérios e mais formais. O problema, entretanto, é que nem todas as noivas falam com seus pais ou possuem o pai ainda vivo, prejudicando essa escolha.

Noiva com o avô

entrada da noiva

Quando, por alguma impossibilidade, a noiva não pode entrar com o pai, existe a possibilidade de entrar com o avô. Essa opção também pode ser escolhida caso exista um laço muito forte entre a noiva e o avô, que pode ser por parte de pai ou de mãe. Geralmente essa entrada é bastante emocionante porque normalmente se trata de uma pessoa mais velha junto da noiva.

Saindo para outros familiares, a noiva também pode entrar com um tio, com um primo ou com o irmão, por exemplo. O importante é que existam laços muito próximos entre a noiva e seu acompanhante até o altar, porque é isso que torna o momento único e especial.

Noiva com o sogro

festa

Caso a noiva não possua nenhum parente do sexo masculino para entrar com ela na igreja ou caso sua ligação com o sogro seja bem forte, ela pode escolher por essa opção. Entrar com o pai de seu amado na igreja carrega um simbolismo muito forte e muito bonito, porque é uma representação simbólica da união completa das duas famílias.

Esse tipo de entrada também tende a ser bastante especial para o noivo, já que quem entra com ele é a sua mãe, na maioria dos casos. O melhor é sempre avaliar o impacto positivo que essa entrada vai causar, planejando com cuidado.

Noiva com crianças

entrada da noiva com filhos

Se o casal já tem filhos antes do casamento ou se possuem irmãos mais novos ou situações do tipo, a noiva também pode entrar com crianças. Isso vai além das entradas com daminhas e pajens e sim com a criança no colo ou de mãos dadas com a criança em questão.

Se o casal tem um filho um filho mais velho, por exemplo, a criança pode carregar a mãe – ou madrasta – até o altar. Essa opção é muito emotiva e carrega também uma simbologia bem especial, já que representa a família ali, em carne e osso, na entrada. É uma opção especialmente bonita para casamentos ao ar livre e menos tradicionais, onde a emoção toma conta.

Noiva com a mãe

entrada da noiva em fotografias

Partindo para as opções menos tradicionais temos a entrada da noiva com a mãe. Muitas vezes a noiva não tem mais – ou nunca teve – uma figura paterna. Por outro lado, geralmente nesses casos a noiva tem uma figura materna muito forte e nada impede que a entrada seja feita com a sua mãe até o altar.

Dependendo da situação, a mãe pode ser substituída pela avó, por uma tia ou até mesmo pela sogra. Tudo isso vai depender do nível de conexão que a noiva possui com a pessoa em questão, criando um momento único.

Sozinha

tapete vermelho

Outra opção inclui a entrada da noiva em que ela caminha sozinha até o altar. Isso não significa que a noiva seja sozinha, que não tenha com quem contar ou que não tenha família e, sim, que ela preferiu traçar seu caminho até o altar de maneira solitária.

Como essa opção tem se tornado cada vez mais comum, as pessoas não estranham tanto esse tipo de entrada – e nem deveriam. Devido a suas características, essa entrada pode ser feita tanto em casamentos mais tradicionais como em casamentos ao livre, por exemplo. Cerimônias menores, entretanto, parecem se beneficiar desse tipo de cerimônia.

Com o noivo

na igreja

Terror das cerimonialistas, a entrada da noiva pode ser feita com o noivo. Sim, isso mesmo que você leu. Dependendo do tipo de cerimônia e do estilo do casal, eles podem entrar juntos até o altar.

Nesses casos, obviamente a crendice de que ver a noiva antes do casamento dá azar é totalmente desconsiderada e é uma ótima forma de surpreender os convidados. Também é uma opção bem corajosa e ousada para quem quer inovar em tudo durante o seu casamento.

Por ser totalmente fora do tradicionalismo, é uma opção que combina mais com casamentos feitos ao ar livre ou em ambientes diferenciados, já que em uma cerimônia ais tradicional pode acontecer uma estranheza por parte dos presentes.

Antes do noivo

com pai

A opção mais diferente de todas, entretanto, é quando a noiva faz a sua entrada antes do noivo. Normalmente isso é feito de surpresa e precisa contar com a ajuda de quem está organizando o casamento para que tudo dê certo.

Nesse caso, a noiva pode entrar sozinha ou com o pai, o avô, a mãe, o sogro ou assim por diante. O importante é que ela entre antes do noivo e o fique esperando no altar. Quando o noivo chega com a sua mãe para se dirigir ao altar, a noiva já o está esperando para que possam dizer “sim”.

Assim, em vez de o casamento começar quando a noiva chega, toda a cerimônia tem início assim que o noivo chega ao local. No geral, as lágrimas são garantidas e os convidados possuem uma experiência única e inovadora.

A entrada da noiva pode acontecer de diferentes maneiras, cabendo a cada uma escolher aquela que fizer mais sentido para a sua realidade e suas emoções. Desde a entrada mais tradicional até a mais ousada, o importante é que os noivos se encontrem e possam dizer “sim”.

Tem ideias? Compartilhe! Deixe um recado!

Oi, prazer! Eu sou a Lory Aguiar. Administradora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por escrever.

1 comentário
  1. Bruna Diz

    Oi, vou entrar na igreja com a minha mãe pq possuímos um grande laço afetivo. Gostaria d saber qual a melhor forma d fazer a entrada do meu pai e do pai do noivo?

Faça um comentário! Lemos e respondemos todos!

Seu endereço de email não será publicado.