GUIA: Daminhas e Pajens – O Que É, Estilos, Fotos

Você vai se casar e precisa começar a organizar tudo, começando pela data e pelo lugar. Isso definido, você precisa escolher a decoração, convite, lembrancinhas, toda a sua roupa, o noivo também precisa escolher como estará e todos os outros detalhes.

tudo sobre

Passando por tudo isso, você precisa escolher as pessoas, as que te acompanharão na cerimônia e fazem parte da sua vida. Essas pessoas são os padrinhos e madrinhas e os fofíssimos pajens e daminhas.

Eles são parte indispensável do casamento, pois além de charme e graça, eles que levam as alianças para os noivos e concretizam o casamento.

O que geralmente acontece na escolha das crianças para entrar no casamento é a seleção das que são mais próximas do casal, essa relação facilita bastante a entrada e estimula as crianças também.

daminhas

Por isso, a maioria dos noivos escolhe irmãos (se ainda forem crianças), filhos (se o casal já tiver), primos, sobrinhos, filho de amigos e por ai vai..

A escolha e o convite também devem ser feitos com antecedência, o ideal é que seja mesma época do convite dos padrinhos, assim os pais da criança terão tempo para prepará-la emocionalmente e também para escolher roupas, acessórios e tudo mais.

Nesse momento surge a pergunta: roupa da daminha e do pajem são os noivos que pagam ou os pais das crianças? Na maioria dos casos são os noivos, eles ainda escolhem a roupinha dos pequenos no mesmo lugar que as deles, mas também vemos casos em que são os pais das crianças que compram.

a dicas mais legais

E se na sua família houver várias crianças e você quiser incluir todas elas no casamento, como isso é possível? Além de ter daminha e pajem, existem outras opções, veja abaixo quais são e qual a função de cada uma.

  • Daminha de honra Ela é a mini noiva, que entra acompanhada do pajem, eles dois é que irão carregar as alianças e entregar aos noivos. A entrada deles é deita após a entrada da noiva, já em um determinado momento do casamento, que é específico para receber as alianças.
  • Pajem Ele é o mini noivo, que irá conduzir a daminha de honra, como citado acima, eles é que levam as alianças ao altar, sua entrada é feita após a entrada da noiva, junto com a daminha.
  • Florista Pode ser 1, 2 ou 3, não á uma quantidade certa para floristas, elas podem ser várias, mas o principal no caso delas é a ordem de entrada, pois elas devem entrar junto com a noiva, só que na frente dela, para ir jogando e espalhando flores pelo caminho em que a noiva seguirá.
  • Plaquinhas As plaquinhas com frases tem sido muito usadas hoje em dia, como por exemplo: “Lá vem a noiva“, “Ela está linda” e entre muitas outras opções. Elas dão um charme a mais na entrada da noiva e pode ser usada também na entrada do noivo, além disso, fica mais uma opção para incluir as crianças.
  • Entrega de homenagem É muito comum ver crianças entrando na igreja com um buquê de flores, um presente, algo que remeta a uma lembrança ou o que os noivos preferirem, isso é uma forma de homenagear os pais do noivo, as avós ou quem eles preferirem, mas na grande maioria essas homenagens são prestadas para as mães dos noivos.

diferentes estilos

Uma grande questão que cerca os noivos no momento da escolha é saber se existe uma idade ideal para que as crianças entrem, na verdade, ela não existe. O que acontece quando os noivos optam por crianças, é que elas tenham idade suficiente para entender o que é o casamento e qual será a função dela lá, para que não tenha receio e nem medo. Em relação a crianças mais velhas, vai depender muito do que você quer e das crianças que quer, não há nenhum problema em colocar crianças de idades variadas.

para o grande dia

E adultos, pode? Claro que sim! Tem sido muito comum ultimamente a inclusão de avós para entrar como daminhas de honra e alguns casos até de pajens. Isso funciona muito bem já para homenagear os avós e pais e ainda deixar a cerimônia ainda mais emocionante. Nesses casos, as crianças aparecem como floristas, segurando plaquinhas e não há problema algum em misturar as idades.

Daminhas e Pajens

Falando sobre as roupas, veja algumas dicas de como deve ser o traje deles.

  • Daminha de honra O mais indicado e até por ser uma mini noiva, é que a daminha use um vestido branco, seguindo o estilo da noiva (se armado, se soltinho e etc), com penteado e maquiagem bem feitas e suaves, para crianças, o sapato pode ser uma sapatilha mais bonitinha e não necessariamente. Em muitos casos que as noivas ousam na cor do sapato, elas pedem para que as daminhas sigam o mesmo estilo da cor.
  • Pajem Ele deve estar de terno, camisa e sapato social (sapatênis ou sapato), ou seja, uma miniatura do noivo. Dependendo do seu estilo de casamento, a roupa deles pode mudar para uma calça de sarja, com um coletinho e camisa polo, tudo vai depender de como for o seu casamento e o traje do noivo.
  • Florista O ideal também é um vestido branco, com detalhes, elas não precisam estar tão “noiva” quanto a daminha, o vestido e look completo pode até ser mais simples. Aqui é comum ver vestidos mais detalhados e com alguns enfeites, em muitos casos relacionados as flores.
  • Plaquinhas e entrega de homenagem As roupas podem seguir mais o estilo florista, não precisa ser tão pomposo, mas as meninas devem estar bem arrumadas e de acordo com o tema do casamento. Nesse caso, meninos também podem entrar e a roupa deve seguir o estilo do noivo só que podem estar mais descontraídos, menos sérios e engomadinhos.

No caso de escolher vovós e vovôs, eles devem estar elegantes e o mais confortável possível, elas de vestido ou saia e blusa e eles de terno. Ficam um charme!

Agora é fácil, escolha quem entrará no seu casamento e faça o convite!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *