GUIA: Decoração de Casamento Vermelho e Branco: Igreja, Ar Livre + Fotos!


Inspire-se na decoração de casamento vermelho e branco

As cores exercem um papel visual importante principalmente quando são utilizadas na decoração de festas e eventos como o casamento, um dos dias mais importantes da vida de um casal. Acertar nas cores para a paleta da decoração do casamento pode influenciar no humor dos noivos e convidados, criando o clima perfeito para a ocasião. O vermelho e o branco, por sua vez, é uma combinação que funciona muito bem para decorações de casamento além de proporcionar um resultado harmônico. Inspire-se na decoração de casamento vermelho e branco e veja como acertar.

Significado das cores

Cada cor tem seu significado e conhecer um pouco do que o vermelho e o branco podem transmitir para o casamento irá ajudar o casal a decidir se é a opção ideal para o estilo que desejam.

* Vermelho

O vermelho é uma cor quente e muito ligada à paixão, sendo perfeita para o momento do casamento. A tonalidade também representa o coração e simboliza a chama que arde do amor entre dois corpos. Ao usar o vermelho na decoração, o ambiente ganha um toque de elegância, além de estimular a energia. Porém a cor deve ser usada com cautela, pois se o ambiente tiver vermelho em excesso pode provocar inquietação.

O tom também possui influência, já que pode se tratar de um vermelho mais aberto, mais vivo e, portanto, mais chamativo ou de um vermelho estilo vinho, mais sóbrio, mas que também ajuda a pesar o ambiente se não for utilizado da maneira correta.

* Branco

O branco é a cor perfeita para ser utilizada na decoração do casamento, já que é a nuance principal da ocasião, pois está tradicionalmente no vestido da noiva. A cor branca simboliza a pureza, paz e a espiritualidade, tendo tudo a ver com a ocasião. O branco quando usado na decoração promove sensação de um espaço mais amplo, além de transmitir calma. Quando em excesso, entretanto, pode provocar uma sensação de frieza e vazio.

Por esse motivo, misturar o branco com vermelho é uma ótima pedida já que uma cor fria será usada juntamente com uma cor quente, equilibrando o ambiente. Além disso, a cor branca destaca a cor vermelha criando uma decoração linda e com muita paixão.

Dicas de decoração de casamento vermelho e branco

Entendendo o significado das cores é hora de começar a imaginar o ambiente perfeito para o casamento dos sonhos. Procurar inspirações e saber dicas irá ajudar no planejamento e o casal

pode – e deve – montar um álbum com suas idéias favoritas para conseguir uma direção ao escolher tecidos e objetos de decoração, por exemplo. Confira dicas e inspirações de decoração de casamento vermelho e branco e arrase no seu.

* Flores

Investir na combinação do vermelho e branco para escolher as flores que estarão na decoração da cerimônia e da recepção tem tudo a ver com o tema, além de ajudar na criação de arranjos lindos para o casamento.

Para acertar na escolha das flores é importante respeitar a estação do ano em que o casamento irá acontecer, já que flores fora da estação podem morrer e comprometer a decoração. O casal também deve observar se o casamento irá acontecer ao ar livre ou em um ambiente externo, escolhendo, assim, a espécie que melhor se adapte as condições.

Para os enlaces marcados para o verão, boas opções de flores vermelhas e brancas são angélica, dália, lírio, copo de leite, rosa, camélia, flor do campo, cravo e orquídea. Já para a primavera, estação mais florida do ano, as opções mais usadas são rosa, cravo, gérbera, narciso e frésia.

Se a união estiver planejada para o outono o casal pode apostar em angélica, gardênia, orquídea e margarida. Para os casamentos no inverno as melhores espécies para decorar o ambiente são azaléia, tulipa, boca de leão e flor de lótus.

Uma boa dica para criar os arranjos é optar por flores que contenham as duas cores em uma só espécie, como é o caso do cravo – o efeito fica incrível. Também é possível fazer arranjos exclusivamente brancos e exclusivamente vermelhos ou então arranjos híbridos para um resultado ainda mais bonito.

* Visual da noiva

O visual da noiva também diz aos convidados o que esperar da decoração da recepção e o estilo do casamento. Por isso, a noiva pode utilizar-se de alguns detalhes para unir a decoração de casamento vermelho e branco ao seu visual.

O vestido branco é um ícone do casamento e outros detalhes coloridos adicionados ao visual da noiva irão ser realçados. Uma boa escolha é optar pelo buquê vermelho junto com o vestido branco. Caso a noiva queira uma maquiagem mais ousada, pode ainda apostar no batom vermelho.

Outra dica é investir em detalhes vermelhos no vestido caso a noiva queira um visual mais moderno. Existem vestidos com aplicações coloridas ou pode ser usada uma faixa vermelha na cintura caso o modelo permita. O vestido vermelho também é uma boa opção para as noivas que queiram ousar.

Apesar disso, há sempre a a opção de a noiva utilizar um vestido branco tradicional para a cerimônia e então trocá-lo por um modelo vermelho para a festa. Dessa forma, a noiva

mantém-se em harmonia com toda a decoração sem precisar ousar demais – afinal, um vestido colorido durante a festa causa menos impacto do que durante a cerimônia.

* Visual do noivo

Se o noivo assim desejar ele também pode entrar na onda da decoração de casamento vermelho e branco e tudo pode começar logo na cerimônia, já que ele pode utilizar uma grava branca ou vermelha ou mesmo comas duas cores de maneira sóbria e elegante. Se o casamento for na praia, ao ar livre ou de maneira menos convencional, o terno branco também é uma opção – mas cuidado para não ficar exagerado e fora de qualquer harmonia na celebração.

Na festa, o noivo pode optar por uma camisa vermelha ou se livrar do paletó e ficar de camisa branca para combinar com o ambiente. Esse, entretanto, é um detalhe que faz muito mais diferença para os noivos do que para toda a decoração em si.

* Bolo

Falar do red velvet com glacê branco é um clássico com roupagem moderna. Isso porque o bolo branco é um dos maiores clássicos de todos os tempos quando se fala em casamento, enquanto o red velvet é uma tendência que passou a ganhar força mais recentemente.

Por isso, se você estiver planejando fazer um casamento vermelho e branco o bolo não precisa ficar de fora: opte por um red velvet com glacê branco, unindo as duas cores de maneira bem tradicional e moderna ao mesmo tempo.

Mesa do bolo!

Se vocês forem um casal mais ousado, entretanto, é possível criar um bolo com camadas alternadas entre branco e vermelho, conseguindo harmonia com a decoração. Para menos ousadia, opte por um bolo inteiramente branco com detalhes pontuais vermelhos, como arabescos e flores comestíveis. Caso você queira chamar atenção com o bolo, opte por uma opção majoritariamente vermelha e com detalhes brancos. Tenha em mente, entretanto, que essa não é uma opção convencional e muito menos clássica, por isso é importante que esteja de acordo com todo o casamento.

* Docinhos

Os docinhos também fazem parte da mesa do bolo e é importante que você pense neles de maneira a combinar com toda a decoração. Isso não significa, entretanto, que todos os doces precisam ser necessariamente vermelhos e brancos já que isso limitaria imensamente as opções. A questão, entretanto, é que é possível pensar de maneira a conseguir resultados mais harmônicos.

Você pode, por exemplo, oferecer docinhos feitos de chocolate branco e de chocolate branco tingindo de vermelho, conseguindo os dois tons da festa. Já se você quiser servir brigadeiro de colher ou mousses, por exemplo, o truque é utilizar copinhos e recipientes vermelhos, já que isso ajuda a dar o tom da festa.

No caso de bombons e outros doces finos, que normalmente possuem cores diferenciadas, como o chocolate, o ideal é apostar e forminhas vermelhas e brancas, garantindo a harmonia com a festa. Dessa forma, não é preciso que você leve o tema da decoração de casamento vermelho e branco ao pé da letra e, sim, que faça escolhas e adaptações inteligentes.

* Iluminação

A iluminação também faz parte de toda a decoração e deve ser pensada com cuidado porque luzes brancas e vermelhas podem, ambas, levar a erros que atrapalhem a decoração e até mesmo incomodem os convidados.

Nesses casos, você pode investir em uma iluminação vermelha para o local da festa, mas o ideal é que ela seja associada a luzes mais quentes como velas, por exemplo. Além disso, a iluminação vermelha não pode ser muito forte ou o resultado se torna bastante caricato e nada refinado.

A luz branca, por sua vez, pode ser deixada para a pista de dança ou então para os lounges de descanso. Luzes brancas estroboscópicas são boas opções para a pista de dança caso o casamento seja mais jovem e moderno, mas precisam ser utilizadas com cuidado porque seu efeito pode incomodar muitos convidados.

Com isso, a iluminação precisa ser bem menos literal do que todos os outros elementos, já que luzes brancas ou vermelhas quando utilizadas de maneira muito forte causam desestímulo e cansaço visual, além de incômodo e falta de refinamento para todo o ambiente.

Veja também o noivado vermelho e branco!

* Mesas e cadeiras

As mesas e cadeiras também podem receber detalhes em vermelho e branco, mas é preciso muito cuidado para não pesar a mão. Uma possibilidade é optar por mesas de madeira que sejam forradas com toalha branca e por cadeiras transparentes, dando mais leveza ao visual.

As taças devem ser preferencialmente transparentes, mas podem conter uma ou duas opções vermelhas para dar um toque especial ao ambiente. Pratos vermelhos ou com detalhes rubros em conjunto com pratos brancos também são bem-vindos e fornecem um resultado bastante híbrido e completo.

Quem estiver na dúvida, entretanto, deve optar pelo clássico: o branco é sempre uma opção segura, especialmente com iluminação mais baixa. Dar alguns toques ousados, entretanto, pode ser muito bem-vindo dependendo do seu tipo de cerimônia.

* Lembrancinhas

Apesar de serem distribuídas apenas no final da festa, as lembrancinhas também possuem papel importante em toda a decoração de casamento vermelho e branco, afinal, você quer uma boa impressão duradoura e que permita que o seu casamento seja lembrado ainda por muito tempo.

Com isso, é muito importante considerar a possibilidade de escolher lembrancinhas que tenham a ver com essas duas cores para garantir o visual certo. Se não for possível fazer a lembrancinha branca ou vermelha, como no caso de itens muito específicos, procure garantir que a embalagem apareça nesses tons para que tudo fique devidamente harmonioso. Esse é um detalhe que tornará toda a decoração muito mais agradável, já que escolher uma embalagem azul para um casamento com decoração vermelha e branca, por exemplo, fará com que tudo pareça confuso e destoante.

Cuidado para não pesar a mão

Por mais que você queira uma decoração de casamento vermelho e branco e por mais que seja possível criar uma decoração exclusivamente com esses dois tons, o mais recomendado é que você não pese a mão e tente não levar esse tema ao pé da letra. Isso significa que você não deve abrir mão de detalhes verdes nos arranjos ou de itens de madeira simplesmente por eles não contarem com os tons que, teoricamente, deveriam ser os únicos do casamento.

Com isso, em vez de se desdobrar – e até terminar gastando mais – em busca de uma decoração exclusivamente branca e vermelha considere a incorporação de outros tons que sejam harmoniosos e necessários para a decoração. Nesse caso, o importante é sempre se manter dentro de uma paleta mais neutra porque assim você não tem chance de errar.

A decoração de casamento vermelho e branco reúne dois clássicos de decoração de eventos, permitindo que múltiplas possibilidades sejam exploradas tanto em casamentos mais tradicionais como em casamentos mais modernos. O único cuidado, entretanto, é que você não deve pesar a mão na decoração para poder garantir um visual bonito, mas sem exageros.

O que você achou das dicas? Como vai ser o seu casamento? Comente abaixo!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)