Como Fazer um Álbum de Casamento Passo a Passo Fácil!

Saiba como escolher o seu álbum de casamento e inspire-se nos modelos

O dia do casamento é a realização de um sonho para os casais, que podem ver todos os detalhes tomarem forma e receber os convidados para celebrarem juntos a união. As fotos desse dia tão especial servem não só para mostrar para os amigos, familiares e futuros filhos o amor do casal, mas também para guardar como lembrança.

para guardar memórias

Por isso, as fotos da união tão sonhada merecem um lugar especial: o álbum de casamento. A escolha do álbum de casamento exige cuidado e carinho na hora da seleção e arrumação das fotos.

Saiba como escolher o seu álbum de casamento e inspire-se nos modelos.

Escolha das fotos

escolha das fotos

Escolher as fotos para o seu álbum de casamento pode se tornar uma tarefa árdua, afinal, todas as fotos vão ter um detalhe especial.

Como Fazer um Álbum de Casamento

Lembre que quanto mais fotos você escolher, mais folhas o seu álbum vai ter e isso significa um orçamento maior. Também pense que folhear centenas de páginas pode se tornar cansativo e tirar o brilho da experiência de ver o seu álbum de casamento.

lista de itens

O número de fotos fica à escolha do casal e para acertar, você deve priorizar as fotos que não podem faltar. Dente as opções que não podem faltar estão:

  • Fotos da noiva se arrumando;
  • Fotos do vestido;
  • Das alianças;
  • Do sapato;
  • Das damas de honra;
  • Dos padrinhos;
  • Das madrinhas;
  • Fotos com os pais;
  • Foto da entrada da noiva;
  • Do pai entregando a noiva ao noivo;
  • Foto da troca de alianças;
  • Do beijo após a cerimônia;
  • Do bolo e
  • Da primeira dança.

Uma boa dica é começar fazendo uma triagem inicial separando todas as fotos que o casal mais gostou e que precisam estar no álbum. Em seguida, deve ser feita uma segunda triagem eliminando fotos muito parecidas para que não fique repetitivo. Depois, faça uma simulação de como as fotos ficariam ao lado uma das outras e assim faça sua escolha final.

Passo a Passo Fácil!

Não é necessário ter foto de todos os convidados. Uma boa opção é imprimir as que ficaram de fora e dar de presente para os convidados como um mimo do casamento.

Escolha da capa

A capa do álbum de casamento é um dos aspectos mais importantes, afinal, é o que vai dar o tom do que está por vir. Após separar as suas fotos, é hora de decidir como será a capa.

* Temática do casamento

A capa do álbum de casamento deve ter tudo a ver com a temática do grande dia, por isso, escolher cores que fizeram parte da paleta do evento é um bom ponto de partida.

Outro ponto que você pode tirar proveito é incluir na capa elementos que remetam a temática do casamento. Por exemplo, se o casamento foi rústico, você pode incluir na capa materiais como a palha para decorar.

tutorial em casa

* Foto do casal ou não

Você também deve escolher se a capa do álbum vai contar com uma foto do casal ou não. Esse detalhe não é obrigatório e você pode escolher uma capa lisa apenas com o nome dos noivos em alto relevo. Tudo vai depender do gosto pessoal do casal.

* Tipo de material

O casal pode escolher o tipo de material que vai ser feito a capa do álbum. As opções mais utilizadas são tecido, couro e madeira. Essas opções podem vir acompanhadas de outras aplicações como a inicial do casal em ouro, um pedaço do tecido do vestido da noiva, uma estampa utilizada no casamento, entre outras. O acabamento da capa também pode ser personalizado, podendo ter textura, aplicação de verniz localizado e etc.

diferentes materiais

* Opções duradouras

É importante ter em mente que o álbum de casamento deve ser um item que vai durar por muitos anos e por isso você deve escolher materiais que sejam duradouros.

Lembre que aplicações de tecidos costumam amarelar com o tempo, mas essa é a graça, que o álbum adquira um ar vintage. Quanto aos materiais, procure saber se eles podem ser impermeabilizados para que durem mais tempo sem desgastar. Tecidos sintéticos, couro e linho são ótimas opções duráveis.

* Caixa para o álbum

Uma ótima forma de proteger a capa do seu álbum é apostar em uma caixa que pode ser de acrílico, madeira, metal ou couro. Isso vai ajudar a proteger o álbum da ação do tempo, da umidade e da poeira.

diferentes tamanhos

Tamanhos

Os álbuns de casamento têm 3 tamanhos principais que você pode escolher: o horizontal, vertical e o quadrado. O álbum horizontal tem em média 20cm x 30cm, já o vertical conta com uma folha de 40cm x 30cm e o quadrado possui o tamanho de 30cm x 30cm.

Há também o mini álbum, que nada mais é do que uma versão reduzida do álbum de casamento para que os amigos e familiares vejam as fotos com mais agilidade.

tipos de albuns

Tipos de álbuns

A seguir você vai conhecer os principais tipos de álbum de casamento para ajudar a escolher o seu.

* Álbum fotográfico

O álbum fotográfico é a opção mais usada por quem deseja eternizar as fotos do grande dia. O diferencial desse álbum é que ele tem aspecto de livro com as fotos impressas diretamente nas folhas. Se você optar por esse tipo, escolha uma gramatura de papel mais grossa para que o material dure mais tempo.

* Fine art

Para quem deseja um álbum que dure mais tempo e tenha uma pegada mais artística, o fine art é a opção ideal. Esse álbum é feito com papel 100% feito de algodão tem um acabamento impecável. Por ser um material delicado, seu manuseio deve ser feito com luvas. Se guardado de maneira correta, o álbum pode durar mais de 200 anos.

O álbum possui um preço elevado, já que é acompanhado de um certificado de qualidade e autenticidade pelo uso do papel de algodão feito pela empresa alemã Hahnemühle, referência no segmento.

tradicional

* Tradicional

O álbum de casamento tradicional é pouco usado nos dias de hoje e normalmente tem a foto colada nas páginas e cada folha conta com papel vegetal para proteger as fotos. O álbum também conta com uma área ao redor para que ao manusear as páginas não seja preciso segurar nas fotos.

O álbum de casamento é um item que guarda as fotos do grande dia de maneira a preservar as lembranças tão especiais. Sabendo como escolher o seu você terá uma peça de decoração que para mostrar para os familiares, amigos e filhos.

Tem ideias diferentes ou dúvidas? Deixe as suas sugestões abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *