Casamento Celta: Superstições, Alianças, Vestidos, Decoração e Festa

Muitos casais optam por realizar um casamento celta para celebrar uma união eterna. Se você é um descendente de irlandeses ou escoceses, ou mesmo apenas simpatiza com a tradição cerimonial celta, vamos te ajudar com um guia de como planejar um casamento celta. Aqui você vai encontrar as principais superstições envolvidas na cerimônia celta, as alianças que são usadas pelos pombinhos, dicas de músicas para tematizar a sua festa, além de trajes, vestidos e todos os detalhes para o casamento dos sonhos.

casamento celta

Superstições

Há diversas superstições no casamento tradicional dos celtas. Segue algumas delas a título de curiosidade:

  • A noiva que coloca o próprio véu tem azar pelo resto da vida. Portanto, se você quer ter sorte, deve pedir para que uma mulher que já seja casada colocar o véu em você;
  • Uma forma de atrair a sorte é colocar uma moeda de um centavo irlandês no seu sapato de noiva;
  • Se chover no seu casamento, não se preocupe. Segundo os celtas, chuva no casório significa boa sorte. Isso significa que a sua vida a dois vai ser muito feliz;
  • Outra forma de receber boas sortes, segundo os celtas, é colocar uma pequena ferradura no buquê da noiva;
  • Os brincos usados no grande dia também são artefatos que trazem boa sorte. Portanto, guarde-os com carinho;
  • Outra forma de ter boa sorte é rasgar um pedaço do vestido no dia do casório. Radical, não?
  • O melhor mês para se casar segundo a superstição celta é o mês de maio.

como decorar

Alianças de Casamento

Existem diversos modelos lindíssimos de anéis de casamento celtas. Eles tem um design diferenciado como você pode ver na imagem. A tradição dita que o anel deve ser entregado de mãe para a filha. Outra característica cultural é que esta peça deve ser comprado por alguém (e nunca ser comprado por você mesmo). Para se ter boa sorte no casamento, você pode lapidar um brilhante no seu anel de casamento.

Imperdível:  Guia Completo: Casamento Comunitário Civil e Religioso

música celta

Música Celta

Uma forma de tematizar melhor e trazer os seus convidados para o mundo celta é tocar música celta no seu casamento. Uma boa pedida é contratar alguém para tocar a famosa harpa celta de tubos durante a cerimônia. Outra boa pedida é ter um flautista para tocar a canção em que a noiva sobe até o altar.

Como som ambiente, coloque instrumentais celtas medievais, o que vai criar toda uma atmosfera mágica para você e para os seus convidados.

Cerimônia

A igreja não é o ambiente favoritos dos celtas. A cultura celta não é cristã, portanto eles não casam na igreja. O melhor lugar para realizar um casamento celta é em uma praia, um sítio, uma floresta ou outro lugar que remeta a natureza.

ideias temáticas
noiva linda
toque cultural
resgatando uma cultura
com mitologias
mãe terrra

O formato das cerimônias celtas de casamento é em círculos e não em corredor. Aí entram alguns elementos ricos da simbologia celta. Os círculos representam o entrelaçamento de todas as forças da natureza. Quando a noiva chega perto do noivo, é desenhado um círculo em volta deles. As mãos dos dois, então, são unidas através de um cordão, pano ou cipó.

Vestidos e Trajes do Noivo e Noiva

Para que o seu casamento saia de um conto de fadas, os trajes também devem ornar com o espírito celta.

Para as noivas, o vestido azul é o mais recomendado. Os antigos celtas consideravam o azul como a cor da pureza e da inocência. Caso você deseja utilizar o tradicional vestido branco, não tem problema. Mas é uma boa customizá-lo com rendas irlandesas para entrar no clima. Há, também, no mercado, modelos incríveis de vestidos medievais. Uma boa ideia é incluir o brasão da família no vestido em bordado ou estampado.

Imperdível:  Você Sabe Como É o Casamento Árabe? Mate a Curiosidade!

vestido de noiva
casar diferente
modelo fugindo da tradição ocidental

Outra tradição cultural importante é o fato das noivas celtas carregarem um lenço durante a cerimônia simbolizando a fertilidade. O lenço era colocado na manga do vestido ou então colocado no buquê da noiva. Após a festa, o lenço seria usado para a confecção de um acessório para o seu primeiro filho. Lindo, não?

Outra característica cultural importante é o fato da maior parte das cerimônias contarem com noivas descalças, simbolizando um maior contato com a Mãe Terra, além de humildade.

Já para o noivo, uma boa pedida é um belo colete xadrez.

Festa e Decoração

casamento celta
festa temática
tradições nórdicas
da irlanda
da escócia
galeria de fotos
seleção de imagens
dicas e ideias
fotos da festa
contrate um fotografo
as mais lindas
as mais bonitas
dica de festa
com make
noivos
noiva pronta
festa
dicas de decoração
como decorar
festa decorada

Agora vamos tratar de alguns detalhes. E são os detalhes, é claro, que fazem toda a diferença.

Flores: os celtas costumavam utilizar na decoração de suas festas a lavanda. Uma boa pedida para utilizar esta cheirosa flor é fazer um arranjo para buquê. Ela simboliza o amor e a fidelidade entre o novo casal. A noiva também pode utilizar uma coroa de flores selvagens ao invés de um véu. Que tal?

Recepção: uma ótima forma de introduzir os seus convidados ao casamento celta é fazer uma bela recepção tematizada. Você pode contratar um grupo musical de folk para tocar violinos, gaitas, harpas e cantar belas canções do folclore celta. Caso queira algo mais moderno, pode optar por um rock celta, como Tuatha de Danann:

Uma boa pedida para decorar a recepção é utilizar arranjos de trevos. E que tal guardanapos com bordados? Aposte no clima rústico e tudo vai ficar perfeito!

Bolo: o bolo celta é tradicionalmente um bolo de três camadas recheado de frutas em homenagem as energias da natureza. Uma boa pasta de amêndoas pode fechar com chave de ouro.

Imperdível:  Casamento Cristão: Festa, Divórcio, Dicas, Informações

Cardápio: você pode servir salmão, camarão e comidas típicas da cultura celta. E, claro, não pode faltar um bom vinho. Além de um bom vinho, o hidromel e o uísque são duas boas pedidas, além do cultural chá irlandês para trazer os seus convidados mais ainda para o clima celta.

 

 

 

O que achou das nossas dicas para se casar com a temática celta? Como vai ser o seu casamento? Compartilhe abaixo!

teste para ver o valor final

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest