Como Escolher um Vinho para Meu Casamento?! Recomendações!

Leve ou encorpado, seco ou doces, ácido ou pouco ácido, amadeirado ou pouca madeira? Entenda de uma vez por todas!

Depois de decidir o que seus convidados vão comer chega a hora de decidir o que eles vão beber. E um bom vinho não pode faltar, principalmente se a sua festa de casamento for pela noite. É o vinho que vai transformar a sua festa em um verdadeiro banquete. Aqui trazemos dicas para encontrar a garrafa certa para as suas pretensões.

Primeiro você recebe o anel de noivado (ou entrega, no caso dos noivos), então você começa a preparar tudo para festejar o amor e uma nova união eterna. Você encontra um designer para fazer os convites de casamento. A noiva experimenta diversos modelos de vestidos até encontrar o modelo perfeito. E, claro, comida não pode faltar e você já elencou os principais pratos do seu menu de casamento. Quase tudo pronto, certo? Agora é hora de encontrar um bom vinho.

ele transforma

Especialistas em Vinho

Se você quiser acertar 100% em um vinho que harmonize com os pratos escolhidos para o banquete, nada melhor do que contratar um especialista. A primeira coisa que deve-se informar ao perito é se o casamento vai ser ao ar livre, vai ser pela noite, pelo dia, na praia ou no campo, etc. Em um casamento pela manhã ou na hora do almoço, a melhor opção são vinhos com toques mais leves e refrescantes. Para casamentos a noite, o vinho pode ser um pouco mais encorpado (seco e ácido).

tinto, seco ou suave

Opte por vinhos de vinícolas reconhecidas se você quer surpreender seus convidados.

Se não cabe no seu orçamento a contratação de um especialista e você não conhece nenhum amigo com destreza o suficiente para fazê-lo, aí vai o básico: as categorizações de vinho são: leve ou encorpado, seco ou doces, ácido ou pouco ácido, amadeirado ou pouca madeira.

diferentes ideias de bebidas

Casando com o Menu

Qualquer sommelier com experiência vai indicar um vinho que case com o que você vai servir no cardápio do casamento. Os vinhos brancos são perfeitos para pratos leves, como saladas, peixes, massas, etc. Já os vinhos rosês são perfeitos para acompanhar salgadinhos e outros petiscos.

Com as carnes vermelhas, como um bom churrasco que todo brasileiro gosta, os vinhos tintos são perfeitos. Se você esta em dúvida qual uva usar, vá até uma adega e faça uma sessão de degustação (caso você não seja bom conhecedor, talvez levar um especialista não seja uma má ideia).

O orçamento também deve entrar na equação que define a sua escolha. Selecione uma bebida que esteja de acordo com o que você pretende gastar.

casando com menu

Branco, Rosa ou Vermelho

Não existem regras para escolher entre o branco, rosa ou vermelho. O que mais importa aqui é o gosto de quem vai casar. Ou seja, o seu gosto. A última palavra é sempre sua.

Você pode variar o cardápio de vinhos oferecendo um tipo diferente para cada momento da festa. Um vinho de entrada, por exemplo, pode ser mais leve; enquanto um vinho de prato de entrada pode ser um pouco mais forte.

Qual taça usar?

escolhendo o copo

Como calcular a quantidade?

Via de regra, uma garrafa serve a cinco pessoas. Você também pode comprar galões de vinho por preços mais acessíveis. Lembre-se de arrumar lindas taças para servir sua bebida com elegância.

Sabendo que você vai ter convidados que não ingerem álcool, você pode comprar bons sucos de uvas na mesma vinícola que você comprar o seu vinho. Outra opção são os coquetéis sem álcool (veja as nossas receitas e vai se surpreender).

Agora você esta pronto para se aventurar no incrível mundo dos vinhos. As possibilidades são imensas e lembre-se que o juiz final é seu paladar. Cada detalhe de um casamento deve traduzir a sua personalidade.

Qual vinho você vai servir no seu casamento? Compartilhe conosco abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest