Por que as Noivas se Vestem de Branco? Descubra a Resposta!

Os casamentos são datas mais esperadas pelos casais apaixonados que buscam dar continuidade a sua história de amor.

E muitos casais atualmente buscam simbolizar a união com alguns cuidados especiais nos detalhes da cerimônia e na festa de casamento.

Apesar disso, a prática de escolher cores que possuem um significado para o casal e as tradições adotadas, nem sempre fizeram parte das histórias de casamento.

Antigamente, na idade média, os casamentos não eram um evento visto de uma forma romântica, onde o casal se casava porque se amavam. Eles casavam por interesses familiares acerca de uma estrutura sólida financeira ou por questões de preservar a linha nobre da família.

as melhores ideias

Nessa perspectiva, as meninas logo que nasciam já eram prometidas a casamentos por interesses.

A escolha do destino das moças eram exclusivamente do pai, que criavam contratos comerciais com outras famílias da mesma classe social ou com membros da própria família.

Era comum as jovens casarem com homens mais velhos e da mesma família. E muitas não tinham escolhas para com quem casar.

Os modelos dos vestidos não eram tão variados como atualmente, geralmente eram heranças de família que passavam entre as gerações.

Como eram os vestidos de casamento de antigamente

modelo decorado

Os vestidos na época da antiguidade eram bem diferentes do que vemos hoje em dia, eram compostos por variadas cores e diferentes tecidos, cobertos com bordados e babados.

Geralmente os mais detalhados eram usados por membros da nobreza como princesas e rainhas.

Na época da Renascença o preto era a cor mais usada nos vestidos de noiva, pois era sinônima de devoção e obediência à religião predominante, o catolicismo.

Vestidos de casamento coloridos

dicas e ideias

Atualmente, a moda do colorido é aderida em casamentos sediados em países como Peru onde a cor predominante é o vermelho e preto.

Na Índia é tradição o uso do traje típico do país, o Grega Choli, que é uma espécie de conjunto de saia com uma blusa, em volta é colocado uma mantilha colorida e na cabeça uma espécie de head chain dourado.

No Grega Choli a cor predominante vermelho com estampas em dourados, mas pode variar em cores como o roxo e bordô.

Já no Paquistão as cores fortes como roxo, azul e o tradicional vermelho fazem dos vestidos das noivas paquistaneses. Além de lindos, é uma verdadeira obra de arte por trazerem vários detalhes em bordados e acessórios que o complementam.

Na Itália o vestido de casamento popularmente usado é na cor verde, pois sua cor representa sorte, desejando prosperidade ao casal que está oficializando sua união.

Mas afinal, por que as noivas se vestem de branco?

Como surgiu a moda do vestido branco?

ideias legais

Ainda não se sabe ao certo quando exatamente surgiu o vestido de noiva branco.

Há palpites que o modelo pode ter surgido através de uma cerimônia de coroação de Napoleão Bonaparte em 1804.

O então coroado imperador Francês e sua esposa Josefina pediram para serem confeccionados trajes na cor branca para a ocasião, que também sediou a oficialização da união do casal.

Outra das vertentes que trazem em evidência o uso do branco para a noiva, é que em 1840 na Inglaterra a Rainha Vitória ousou em seu casamento ao usar um vestido branco.

mande fazer

Visto que os vestidos naquele tempo eram cheios de cores e detalhes, e o branco significava luto e melancolia.

Contudo, a Rainha além de se casar com seu próprio primo Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, optou pela cor por motivos econômicos da época, por se tratar de materiais originários Britânicos. Incentivando o comércio doméstico da época, pois o vestido foi todo confeccionado à mão.

Há quem diga que a Rainha Vitória foi uma grande influência para outras noivas da época, ao lançar a moda do branco em seu vestido de casamento e o uso do véu pela primeira vez. Entretanto, ela foi uma das primeiras dos membros da nobreza a casar por amor.

roupas femininas

A partir disso, os vestidos brancos passaram a marcar presença nos casamentos nobres, deixando a tradição do vestido coloridos para noivas que não eram da nobreza, no caso, as plebeias.

Por serem tão difíceis de mantê-los brancos, os vestidos eram exclusivos da família da noiva, passando de geração para geração.

O que significa usar branco no casamento?

O vestido branco simboliza a pureza da mulher, e também reflete a nobreza. Para o casal, o branco em um casamento pode significar sorte aos noivos e um futuro promissor.

A moda do branco para vestido de noivas virou sinônimo de inocência na época da Rainha Vitória, após uma publicação em uma importante revista que dizia que vestido branco era a cor mais adequada para a noiva usar, pois além de preservar a castidade ele representa o coração da noiva disposto a entregar-se ao marido.

Entre mangas bufantes e rodados exuberantes, a evolução dos modelos de vestido branco perpetua até nos dias atuais, hoje podemos escolher entre um modelo mais clássico até um modelo mais moderno como os vestidos curtos.

O que a Bíblia fala sobre usar vestido branco

inspiração para você

Segundo as Escrituras Sagradas, o sexo antes do casamento é considerado pecado e Deus abomina todo tipo de pecado.

O ato sexual apresentado pela vertente Cristã representa o laço crucial da união dos noivos, sendo assim, associa-se a perda da virgindade com a unidade conjugal do casal.

Por isso, algumas igrejas e sacerdotes não permitem o casamento de mulheres grávidas sem que tenha um símbolo que represente a gravidez. Muitas optam pelo vestido branco, mas com uma fita vermelha que descreve que a mulher não é mais virgem.

modelos de vestidos
Para noivas

Não é regra usar o vestido branco no casamento, mas com toda certeza ele é uma escolha certeira quando o assunto é fazer um casamento cheio de significados.

O item principal em um casamento é que os noivos possam tomar a decisão de casar sem nenhum obstáculo, pois é importante que os casais entendam que depende deles mesmo fazer um ao outro feliz.

Essas foram nossas curiosidades sobre Por que a noiva se veste de branco.

Agora conte para nós nos comentários, o que acharam da simbologia do branco do vestido da noiva.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *