Porque se Usa a Aliança de Casamento na Mão Esquerda? Veja!

Os casamentos são momentos cheios de significado, tanto para os casais quanto para seus convidados que esperam junto ao casal pelo dia especial.

A espera reflete os passos para se comemorar a união de duas pessoas, e esse vínculo é constituído para ir além de um único dia, rumo ao felizes para sempre.

A cultura ocidental possui tradições que perduram por anos, principalmente, no que diz respeito a organizações da cerimônia religiosa.

Os casamentos geralmente seguem um cronograma na cerimônia, partindo das entradas dos padrinhos e dos noivos. Seguindo com as palavras ou orações ditas pelo celebrante e finalizam com o beijo dos pombinhos.

dos estados unidos da américa

Neste contexto, com a presença de um celebrante, que geralmente são pastores ou padres, os noivos passam para um momento muito importante no meio da cerimônia, a troca das alianças.

A troca das alianças marca a passagem do casal de noivos para recém-casados, que simboliza o real significado do matrimônio.

A aliança de casamento é usada em um dedo específico, mas qual o real significado da aliança de casamento? E por que alguns países optam por usá-la na mão direita?

Essas e outras perguntas explicaremos no decorrer deste artigo, siga conosco:

O que significa a aliança

dos eua

A palavra aliança é origem no Latim, alligari, que possui o significado de união ou pacto entre duas pessoas.

Por seu formato em círculo, a aliança representa algo que não tem fim, simboliza um compromisso que é eterno.

Por isso que ela é usada para oficializar o matrimônio do casal apaixonado, assumindo um compromisso com a pessoa para além de promessas ditas nos votos de casamento, ou um simples sim na cerimônia.

Isso reflete que agora um pertence ao outro, não por questões de autoridade sobre uma pessoa, mas por questões de lealdade e fidelidade.

O uso da aliança de casamento é tipo de cultura é passada de geração em geração, e seus significados são vivos até nos dias hoje.

A origem da aliança de casamento

porta guardanapo

A origem da aliança de casamento é bem antiga, mas precisamente, no Egito há 2800 anos A.C. Depois passa a ser tradição Romana presentes nos casamento religiosos da época, e perdura até os dias de hoje.

Os egípcios usavam um anel para indicar um tipo acordo entre duas pessoas, e essa prática foi se aperfeiçoando até chegar à aliança de casamento que conhecemos hoje.

Porque se usa a aliança de casamento na mão esquerda

A aliança quando passada para a mão esquerda representa o matrimônio entre duas pessoas. E essa é uma prática que acontecem desde a época das pirâmides do Egito como falamos anteriormente.

Há uma lenda sobre o uso no dedo anelar da mão esquerda chamada “Vena Amoris”, que do Latim significa veia do coração.

Essa prática foi adotada pelos romanos e consequentemente pelo Vaticano, tornando essa tradição que perdura até os dias atuais.

A prática de se usar a aliança de casamento na mão esquerda também pode traduzir um significado de submissão, já que para algumas culturas a mão direita simboliza poder e decisão.

Para os chineses, a crença de usar as alianças no dedo anelar surgiu a partir do significado que cada dedo da mão representa.

O dedo polegar representa seus pais, o indicador seus irmão e irmãs, o dedo médio representa você, o dedo anelar representa seu esposo (a) e o mindinho representa seus filhos.

Além disso, se você unir todos os dedos em posição de reza, juntando e dobrando somente os dedos do meio, você conseguirá desunir somente os dedos polegares representando seus pais; indicadores representando seus irmãos e o dedo mindinho que representa seus filhos.

Por isso, eles acreditam que o casamento é uma união que dificilmente pode ser quebrada, é um laço que deve persistir mesmo nos momentos difíceis.

Outra explicação para a cultura do dedo anelar ocorreu na idade média, mas precisamente na Inglaterra.

A noiva usava a aliança no dedo polegar e no dia do casamento o noivo passava a aliança para o dedo anelar recitando a frase: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” que correspondiam exatamente a três dedos antes do anelar.

De qual material pode ser feita a aliança

as melhores idias

A aliança pode ser feita de aço, prata ou ouro (tradicional dourado ou ouro branco) que culturalmente são usadas como símbolo matrimonial.

Além disso, atualmente algumas opções com moedas antigas são ofertadas para casais que buscam um produto diferenciado.

As alianças são de diversos formatos e tamanhos, podendo conter detalhes em diamantes.

Elas podem ser encontradas em joalherias e lojas virtuais e os valores das alianças variam de acordo com o modelo e material que elas são feitas, mas para uma margem exata de preços (preços em lojas online) elas são vendidas a partir de R$ 100 em alianças banhadas a ouro.

Curiosidade sobre o uso da aliança de casamento

o que dar de presente

Nos casamentos Judaicos, as alianças são usadas no dedo indicador e a troca da aliança ocorre depois da cerimônia.

Na Índia antiga, acreditava-se que a mão esquerda era suja, por isso a aliança era usada na mão direita. Hoje em dia, essa tradição se perdeu e a aliança é usada no dedo que a pessoa desejar.

Nos países como Alemanha e Holanda, a aliança é usada pelo casal na mão esquerda durante o noivado e no casamento passa para a mão direita simbolizando a mudança do status de noivos para casados.

No Sri Lanka (Ásia), a esposa coloca a aliança na mão esquerda e o esposo na mão direita.

Outra curiosidade sobre as alianças de casamento usadas na mão esquerda, é quando ocorre o falecimento do esposo ou da esposa, a viúva ou o viúvo optam por colocar a aliança no dedo anelar da mão direita em respeito e fidelidade ao seu eterno amor.

Países que usam a aliança na mão Direita

Os países que usam a aliança de casamento na mão direita são: Áustria, algumas regiões Bélgica, Bulgária, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Espanha, Geórgia, Grécia, Hungria, Letônia, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Sérvia, Venezuela e Ucrânia.

Não é uma regra optar pelo uso da aliança de casamento na mão esquerda, a sugestão é mais viável pelo que ela representa aos noivos.

A aliança de casamento é símbolo de vínculo eterno e é usada por questões culturais, por esse motivo ela pode fazer ou não parte da sua história de amor.

Agora que você já conhece a origem das alianças, responda nos comentários qual dessas origens sobre a aliança de casamento você já conhecia.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *