30 Incríveis Tiaras para Noivas: Fotos, Modelos+Como Usar!

Conheça tudo sobre as tiaras para noivas e aprenda a usá-las

Tiaras são itens muito utilizados por quem deseja dar um toque diferenciado no visual de todo dia, garantindo beleza e sofisticação para os fios. Sabendo disso, muitas noivas utilizam esse acessório em seu grande dia, o que faz com que fiquem ainda mais bonitas. Apesar disso, a tiara precisa ser escolhida corretamente para que não resulte em uma aparência que não possui harmonia entre os diferentes elementos. Assim, conheça os principais tipos de tiaras para noiva e saiba como escolher e como usar.

Tiaras para Noivas

OS DIFERENTES MATERIAIS DAS TIARAS DE NOIVAS

Assim como praticamente todos os itens de um casamento, as tiaras para noivas aparecem em diferentes materiais para agradar a noivas com estilos e objetivos diferentes. Embora possa haver essa sensação de que todas as tiaras são iguais e que fornecem o mesmo resultado, a verdade é que uma simples mudança no material pode fazer toda a diferença no resultado final e, por isso, os principais materiais para tiaras incluem:

* METAL

aço

O metal é, provavelmente, o material mais usado para as tiaras para noivas, principalmente quando se fala de tiaras mais estruturadas, como aquelas no estilo arco. Normalmente o metal é utilizado para criar a estrutura da tiara, mas também pode fazer parte da decoração em si, como ao criar uma malha metálica como efeito da tiara.

Dependendo da escolha da noiva, inclusive, o metal da tiara pode se tratar de um material mais nobre, como a prata, platina ou mesmo o ouro, garantindo um resultado ainda mais bonito. Normalmente, a tiara de metal é acompanha da pedras de strass para garantir um efeito brilhante.

* CETIM OU SEDA

flores brancas

Já a tiara de cetim ou seda é ideal para noivas que desejam criar um visual mais romântico e especialmente mais indicada para noivas que possuem o cabelo escuro. Isso se deve ao fato de que essa tiara normalmente é branca para combinar com o vestido e, portanto, o contraste com o cabelo escuro dá um toque super especial à produção.

Esse tipo de tiara também normalmente vem acompanhado de alguma aplicação de tecido para garantir a complementação correta do visual – afinal, do contrário seria apenas uma tria de cetim no cabelo. O mais comum é que essa tiara traga flores de tecido, garantindo um aspecto bem natural.

* PÉROLAS

materiais

Falar em noivas muitas vezes é falar de pérolas, já que esse é um dos itens que mais combinam com o momento do casamento. Com as tiaras isso não é diferente e por isso que muitas opções são feitas de pérolas que podem ser maiores ou mais discretas.

Nesses casos, a pérola pode ter um papel protagonista ou então de complementação a outros elementos, como detalhes metálicos. Além disso, ela pode ser mais extravagante ou mais discreta dependendo do gosto da noiva. Com isso, o resultado pode ser um toque delicado e romântico ao visual ou então um complemento bastante arrojado.

* COURO

rosas

O couro, por sua vez, não é um item tão utilizado para as tiaras, mas ainda assim é uma possibilidade. O que muitas vezes acontece é que a noiva pode querer dar destaque a um item da tiara que, por algum motivo, não fica fixo ao cabelo. Assim, uma opção é usar uma tiara de couro do tipo arco e que seja na mesma cor do cabelo da noiva e que tenha o detalhe que ela deseja. Ao colocar a tiara no cabelo, a parte estrutural fica camuflada nos fios e, portanto, o resultado é o desejado com o destaque no lugar certo.

Outra opção para essa tiara é o estilo headband, em que o couro é mais torcido ou trançado e colocado de modo a ocupar parte da testa. Esse tipo é mais indicado para noivas que vão fazer um casamento rústico e bem natural.

* PEDRAS PRECIOSAS

diamantes e pedrinhas

Não menos importantes são as tiaras de pedras preciosas, como diamantes. Outras opções incluem o opala branco, a ametista transparente, a calcedônia roxa – que na verdade é branca -, a água marinha branca e o quartzo branco. Com isso, é possível criar peças incríveis utilizando o que a natureza fornece de mais bonito.

O custo associado a essas tiaras, entretanto, é obviamente maior devido a todo o trabalho que é necessário para extração e lapidação das pedras, mas é uma opção perfeitamente possível para noivas que desejam investir mais ou que possuem uma joia de família.

TIPOS DE TIARAS PARA NOIVAS

Além de diferir nos materiais, as tiaras também possuem modelos diferentes e que se adaptam a praticamente todas as ocasiões e penteados. Com isso, a certeza é de que você poderá encontrar a tiara perfeita para você e os principais tipos incluem:

* TIARA COM TIRA ÚNICA

preparação da noiva

A tiara com tira única é exatamente o que o nome diz: apenas uma faixa de tecido, metal ou pérolas compõe esse tipo de tiara, que vai de um lado da cabeça a outro. Nesses casos, entretanto, a tira pode ser do tipo fechada, passando por baixo do cabelo, ou então pode ser do tipo arco, cabendo a noiva escolher o modelo que mais a agradar.

É um dos modelos mais utilizados pelo fato de ser encontrada facilmente e também por combinar perfeitamente com qualquer estilo de visual, penteado e tipo de cabelo.

* TIARA COM TIRA DUPLA

as mais belas

Já a tiara com tira dupla é mais elaborada e possui duas faixas distintas. Geralmente as tiras são equidistantes entre si, ou seja, possuem a mesma distância entre elas em toda a sua extensão. Apesar disso, não é difícil encontrar tiaras que possuem duas tiras que se misturam e entrelaçam, cirando um visual bem diferente e arrojado.

Essa opção, entretanto, é um pouco mais difícil de combinar com determinados penteados, já que ela precisa de relativo espaço para que possa ser posicionada. Com isso, penteados muito alinhados requerem mais cuidado ao serem complementados com essa tiara, que pode terminar embolando parte do cabelo.

* TIARA COM TIRA TRIPLA

três laços

Já as tiaras com tira tripla servem para chamar todas as atenções no visual, já que ela é responsável por pegar boa parte do topo da cabeça devido às suas três tiras. É bem comum que essa tiara possua o mesmo material nas três tiras que, inclusive, podem ficar bem juntinhas para criar uma tiara mais grossa.

Apesar disso, nada impede de utilizar uma tiara que possua duas tiras com um material e a tira do meio com um material diferente, como perolas e metal ou metal e cetim. Assim como a tiara dupla, é mais indicada para penteados não tão alinhados já que pode ser responsável por bagunçar parte do cabelo.

Leia também sobre sapatilhas para noivas!

* TIARA COM APLICAÇÃO DE FLOR

as mais fofas do mercado

A tiara com aplicação de flor, por sua vez, é uma das preferidas das noivas já que ela traz toda a delicadeza desse elemento natural. Apesar de normalmente ser feita de tecido, a tiara com aplicação de flor também pode ser totalmente metálica, com a flor numa espécie de broche.

O resultado desse visual pode ser desde uma aparência mais natural e simples, como no caso da flor de tecido, até um resultado mais refinado e elaborado, como no caso da flor de metal. Além disso, a tiara pode contar mais de uma flor, garantindo um visual ainda mais bonito e destacável.

* TIARA EM FORMA DE FOLHAS

toque de natureza

Seguindo essa tendência natural, a tiara em forma de folhas é composta de pequenos detalhes em formatos de folhas, como que formando um ramo. Muitas das vezes, inclusive, a tiara possui uma aparência que imita perfeitamente as tiaras de folhas de louro utilizadas em séculos passados. Em civilizações anteriores, como a romana, os vencedores de batalhas utilizavam coroas de louros como forma de indicar a sua vitória.

No casamento as tiaras desse tipo possuem um significado diferente, já que o apelo estético tem muito mais a ver com que o significado em si, mas ainda assim não deixa de ser um toque especial e diferente.

* TIARA ESTILO COROA

de rainha

Que mulher não quer se sentir uma princesa no dia de seu casamento? Para ajudar a conseguir esse efeito a tiara estilo coroa é a mais indicada, já que ela é composta por uma mini coroa que é colocada na parte mais posterior do cabelo. Com isso, o resultado é de um penteado com toque de princesa, já que a coroa fica fixa no lugar.

Esse tipo de tiara, inclusive, é realmente utilizado por muitas princesas de verdade que se casam, como foi o caso da duquesa Kate Middleton. Essa também é uma das opções mais tradicionais e que ficam bem para qualquer penteado ou visual em geral.

* TIARA ESTILO HEADBAND

para todos os gostos

Já a tiara estilo headband é aquela que ocupa parte da testa para criar um visual despojado. Nesses casos, entretanto, a tiara headband não é apenas aquela que é colocada de maneira mais despretensiosa, mas também é aquela tiara que ocupa parte da testa.

Nesse tipo de tiara, inclusive, o resultado é bem delicado e feminino com um detalhe localizado na parte superior da testa. Apesar disso, não é um visual que combine com todos os estilos, devendo ser deixado para casamentos mais rústicos ou naturais.

* COM FASCINATOR

acessórios diferentes

O fascinator é um acessório para os cabelos utilizado pela nobreza e que muitas vezes é extravagante, contando com plumas, tule e tecido. Embora no casamento não seja indicado utilizar um fascinator muito grande ou chamativo demais, há algumas tiaras que vem com fascinators adaptados e mais discretos, como com pequenas flores de tecido e uma combinação delicada de plumas.

Esse tipo de tiara, inclusive, muitas vezes vem com uma pequena tela para a região dos olhos, sendo indicada para noivas mais alternativas ou que sejam amantes de um estilo vintage.

Os tipos de tiaras para noivas, inclusive, podem se mesclar e contar com características múltiplas, como é o caso de uma tiara dupla com aplicação de flor ou uma tiara em forma de folhas e fascinator, criando visuais ainda mais interessantes.

Leia também sobre Matilhas para Noivas!

COMO USAR TIARAS PARA NOIVAS CORRETAMENTE?

como usar

Usar a tiara corretamente é indispensável para garantir que o visual fique como o esperado e, principalmente, que seja durável o bastante para que a noiva não precise se preocupar. Antes de sair comprando todas as tiaras possíveis, o ideal é que você:

* PENSE NO PENTEADO PRIMEIRO

A menos que seja uma joia de família ou um item com valor altamente sentimental, a tiara deve complementar o penteado – e não o contrário. Por isso, defina primeiro qual será o penteado escolhido, como você deseja que ele fique e, aí sim, avalie a necessidade de usar tiara. Essa avaliação é importante porque muitos penteados sequer permitem o uso de tiara, então antes de comprar é sempre bom pensar nisso.

estilo princesa

* CONSIDERE O VÉU

Outro fator a ser considerado antes de comprar ou alugar a tiara é o véu ou a falta dele. Se você pretende usar véu e ele já está comprado, então você deverá utilizar uma tiara que permita sua existência – e somente nisso você já elimina boa parte deles, ficando restrita, basicamente, à tiara estilo coroa. Se, por outro lado, você não for usar o véu você estará livre para escolher qualquer opção que combine com o penteado que você deseja.

as mais belas

* AVALIE O VESTIDO

Por último, você deverá avaliar o vestido que irá usar no grande dia, já que é importante que a tiara e o vestido conversem entre si do jeito certo. Isso significa que se você escolher uma tiara de cetim, ela precisa ter o tom exato do branco do vestido para que haja harmonia. Se você vai escolher uma tiara metálica e o vestido já possui um cinto, por exemplo, o ideal é que os elementos conversem entre si para garantir um bom resultado.

tendências modernas

* FAÇA UM TESTE ANTES

Mesmo se fizer essa avaliação corretamente o resultado final pode não ser bem aquele que você esperou – e nada pior do que descobrir isso justamente no grande dia. Por isso, procure fazer um teste completo antes, o que significa fazer o penteado e usar a tiara com véu, se aplicável, e com o vestido para que você possa ter a certeza de que sua escolha foi correta.

Tiaras para Noivas

* GARANTA QUE ELA FIQUE BEM PRESA

Também é fundamental quer a tiara fique bem presa, até mesmo para garantir a integridade do penteado. Uma tiara que fica bamba a todo o momento fará com que você se sinta incomodada durante toda a cerimônia e festa. Por isso, é importante comprar no tamanho certo e garantir que ela fique bem presa e firme no seu cabelo.

As tiaras para noivas são acessórios fundamentais para criar o visual dos sonhos e ajudam a complementar o penteado do jeito certo. Escolhendo corretamente a tiara quanto ao seu material e ao seu tipo e utilizando-a corretamente, o resultado é de um visual digno de uma princesa.

Qual você curtiu mais? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *