Como Usar Mantilha da Noiva + Fotos de Modelos!

Conheça tudo sobre como usar a mantilha de noiva

Além do vestido em si, a maioria das noivas também se preocupa com os acessórios que vão ao cabelo. Muito além de tiaras e presilhas, véu, grinalda ou mantilha são peças consideradas clássicas para criar o visual característico de uma noiva. Com tantas opções, entretanto, pode ser difícil não apenas fazer a escolha certa, mas também saber qual é a diferença sobre elas. Se você acha que é tudo a mesma coisa, surpreenda-se ao seguir ao conhecer mais sobre a mantilha de noiva.

o que é

O que é mantilha de noiva?

A mantilha é uma espécie de acessório para o visual da noiva que é presa junto ao penteado e que normalmente possui um comprimento até a altura dos ombros. É um elemento considerado clássico e fortemente relacionado aos casamentos tradicionais, por isso, é uma opção muito escolhida por quem vai ter um casamento dentro de certos padrões clássicos.

definição

Mantilha de noiva e véu são a mesma coisa?

Diferentemente do que muita gente pensa, mantilha e véu não são a mesma coisa. O véu normalmente é mais longo, chegando à altura dos pés ou então no meio das costas. Mesmo quando um véu tem o comprimento de uma mantilha, entretanto, ele ainda se diferencia quanto ao tecido.

A mantilha é feita de renda ou tule com aplicações e bordados de renda. Uma das características mais fortes consiste justamente nos bordados e detalhes acrescidos ao tecido, muitas vezes feitos de maneira totalmente manual.

Além disso, a mantilha é naturalmente mais pesada e por isso é colocada mais junto ao roto e ao corpo. Enquanto o véu pode ficar lá para trás, a mantilha deve ser mantida preferencialmente perto da testa ou, do contrário, pode escorregar e cair no meio da cerimônia.

com vestido

Como combinar vestido e mantilha?

Por ser uma peça muito característica e de aparência muito forte, a combinação entre vestido e mantilha pode não ser muito harmoniosa se não for pensada com cuidado. Caso você decida utilizar a mantilha, o melhor a fazer é decidir o vestido em torno dessa peça – e não o contrário.

Mantilha da Noiva

Esse tipo de decisão, inclusive, é ainda mais importante se a mantilha for do tipo herança de família. Como já é pré-determinada, a escolha do seu vestido vai precisar se basear na aparência dessa peça.

No geral, é recomendado que o seu vestido tenha um corte mais clássico. Cortes mais retos e mais “limpos” funcionam melhor com essa peça, tais como vestidos retos, em A, acinturados ou mesmo os do tipo sereia ou de baile. Vestidos muito decotados, com recortes e transparências, por sua vez, não funcionam tão bem.

Modelos de Mantilha

O excesso de brilho no vestido também não é um elemento que combine muito bem com a mantilha, já que a intenção é que ela ganhe mais destaque frente aos outros elementos. Se houver brilho no vestido e mantilha bordada, a atenção é desviada e o visual fica carregado.

Além disso, é benéfico que o vestido possua algum detalhe que se relacione à mantilha. Como essa peça normalmente tem aspectos florais, fica bem bonito se o seu vestido também tiver algum detalhe floral.

Mantilha da Noiva

Do mesmo modo, o tecido também é importante. Ou você escolhe um vestido que seja mais estruturado, como cetim e zibeline, ou então opta pela renda para combinar com os detalhes da mantilha. Escolher tecidos muito diferenciados e, principalmente, uma mistura de tecidos não é algo que combine muito bem.

Assim, o seu vestido precisa ser razoavelmente simples, mas sem perder a elegância. Cortes clássicos funcionam melhor, assim como tecidos que combinem mais adequadamente com essa peça tão tradicional.

Qualquer noiva pode usar a mantilha?

A resposta para essa pergunta é: depende. De certo ponto de vista, sim, qualquer noiva pode usar essa peça porque não existe nada que impeça o uso de uma mantilha em qualquer que seja a combinação.

com véu

Por outro lado, essa é uma peça que combina muito mais com casamentos mais clássicos ou que tenham algum apego à tradição. Se você vai fazer um casamento super divertido ou totalmente inusitado, não faz muito sentido utilizar uma peça considerada altamente tradicional – a exceção é caso seja uma peça com imenso valor sentimental para você.

cor branca

Assim, no geral essa peça é mais recomendada para quem não abre mão de um estilo clássico na hora de dizer “sim”, mas não é proibida nem mesmo para as noivas mais irreverentes.

na cabeça
show de bola
para inspirar você
buquê lindo
Mantilha da Noiva
Fotos de Mantilha da Noiva
Imagens de Mantilha da Noiva
com véu
dicas e ideias

Acessórios de cabelo são obrigatórios?

De maneira semelhante ao que acontece com o véu, a matilha não exige, necessariamente, um acessório para cabelo. Você pode, por exemplo, utilizar a mantilha jogada sobre a cabeça, emoldurando o rosto – essa, inclusive, é uma vantagem que o véu normalmente não apresenta se for de tule mais leve ou mais estruturado.

Além disso, você também pode fazer uma espécie de penteado com a mantilha, cobrindo o topo da cabeça com ela e deixando o resto solto.

Se fizer questão dos acessórios, fique sabendo que a peça aceita muito bem itens como tiaras horizontais e paralelas, broches e pequenos grampos. Por outro lado, não é uma peça que combine muito com fascinators ou tiaras que tenham muitos elementos em grande volume. Uma tiara estilo princesa é a que mais combina com essa peça, porque a assenta da maneira correta.

com véu de noiva
feita de rendinha
com detalhes bonitos

Existe um penteado único para a mantilha?

Embora seja uma peça tradicional, a mantilha de noiva não exige, necessariamente, um determinado penteado para que possa ser utilizada. Dependendo do tamanho do seu cabelo, do visual do seu vestido e do peso da mantilha, você pode usar um cabelo todo preso para criar algo mais clássico.

Também é possível usar um cabelo completamente solto para quebrar a seriedade e um meio-preso também é aceito como forma de integrar a mantilha ao visual. A única coisa recomendada é que a mantilha tenha a estrutura necessária para se manter no lugar, com ou sem acessório.

Dessa forma, você garante que o visual fique intacto durante toda a cerimônia e evita ter que fazer ajustes de última hora.

A mantilha de noiva é uma peça muito clássica e que já foi muito utilizada em casamentos tradicionais. Queira você utilizar uma herança de família ou simplesmente adotar uma peça clássica para o visual do grande dia, essa é uma grande aposta para criar um visual realmente marcante e inesquecível.

Curtiu? Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest