Véu de Noiva: História, Curto, Longo, Fotos de Modelos!

Uma cerimônia de casamento e cheia de tradições e superstições. Neste post vamos conhecer a história e as tendências do tradicional acessório que é clássico na cabeça das noivas de todo o mundo: o Véu.

Histórias da Origem do Véu

História e Origem!
História e Origem!

A palavra véu em arábe: Hijab, quer dizer “o que separa duas coisas”. O véu de noiva representa a separação da fase da vida da mulher, que se despede da vida de solteira para entrar numa nova vida, a de casada.

Tradicionalmente usado na Grécia Antiga o véu protegia as noivas do mau olhado e de olhares de outros homens. Nesta cultura, o véu também revelava o tamanho da riqueza da moça.

Quanto maior o véu maior era a riqueza e nobreza da noiva. Por isso o acessório também era utilizado na Antiguidade entre as mulheres da nobreza. A função do véu era proteção do rosto e dos cabelos, para evitar danos causados pela natureza, o clima, sol ou vento e até insetos sobre as nobres mulheres.

O véu também tem significado religioso já que nos tempos bíblicos, era costume das mulheres cobrirem a cabeça ao entrar no templo, até a década de 60. Também nas cerimônias de casamento o acessório estava presente. O véu representava o mistério para o noivo, que só conhecia a esposa, só na hora do “sim”.

O véu em tule ou tecido transparente confere a noiva uma bela imagem divina, por isso é considerado o símbolo da santidade e da pureza e por isso foi tradicionalmente incorporado a vestimenta da noiva, sempre na cor branca, como prova de pureza e virgindade. As religiões cristãs ainda preservam este costume e em muitos casos, à mulher só é permitido se casar uma vez utilizando o véu.

todos os tempos
A moda se renova!

A moda se renova

Ainda presenta nos modelitos atuais, o véu dá um ar mais clássico ao momento tão romântico e elegante do casal. O acessório vai combinar com o estilo da noiva e do sue vestido. Longos, curtos, bordados ou com aplicações, presos na nuca ou quase na testa, a tendência para os dias de hoje é a que mais se adequa ao estilo da noiva, ao local e horário da cerimônia. Os mais comuns são confeccionados com tules e rendas, mas o tecido e os detalhes ficam ao critério da noiva.

O formato do rosto pode influenciar na escolha do véu

Para os rostos redondos, a indicação é um véu com caimento nas laterais, para dar um efeito mais afinado. Para o rosto em formato oval cai bem o véu em camadas em efeito cascata, já no rosto mais quadrado pode combinar mais com um véu mais longo. O véu que fica preso no alto da cabeça combina com o rosto mais fino ou triangular, que aumenta a face.

Véu longo

modelos de véus
Bonito!
véu de noiva
Foto incrível!
como usar
Perfeito!
galeria de inspiração
Lindo!
como usar véu de noiva
Longos!

Para as noivas que gostam de “causar” e chamar atenção com uma entrada triunfal, o véu longo e com camadas lhe cai bem. Sendo um casamento na igreja e noturno, o véu da mesma altura ou mais longo que o vestido é uma bela escolha. Em tule e com a barra bordada a noiva de longo véu vai arrasar. Considerados longos, os véus podem medir de 2,5 a 6 metros.

Véu médio a curto

todo branco na cabeça
Médio a curto!
feito de cetim
Médio a curto!
feito de renda
Médio a curto!
com tiara na cabeça
Médio a curto!

Uma noiva mais tradicional o véu reto e na altura da linha da cintura fica lindo e confere um ar romântico ao look. Super indicado para casamentos diurnos ou ao ar livre pois fica em total harmonia com vestido mais justo e curto. O véu curto, na altura dos ombros e em camadas bem volumosas fica bem em qualquer tipo de vestido.

Véu cobrindo a cabeça

os mais bonitos que você vai encontrar hoje
Cobrindo toda a cabeça!
véu de casamento da princesa francesa
De princesa!
modelos de véu de noiva
Os mais lindos véus da internet!

Com referência à religiosidade e dando um ar misterioso. O véu em camadas, pode cobrir o rosto da noiva quando em sua entrada na igreja e seu rosto completamente descoberto ao fina da cerimônia, quando o sacerdote os declarar casados e autorizar o beijo. Após este momento o véu é jogado totalmente para trás da cabeça, fazendo camadas e dando volume ao look.

Véu na nuca

um dos mais usados
Véu na nuca!
um dos mais lindos
Véu na nuca!

O acessório baixo preso na nuca é uma forte tendência para este ano de 2016. Com mais destaque para o penteado, o tecido decorado pode ser preso na parte baixa da cabeça com presilhas decoradas que podem ser espalhadas pelo cabelo ou uma bela tiara. Para este tipo de véu o penteado mais adequado é o coque baixo.

Mantilhas

Elegantes e Charmosas
Elegantes Mantilhas
linda foto
As famosas mantilhas!

As mantihas são confeccionados totalmente de renda, muito chiques, este modelo de véu pode ser bem longo. Proporciona romantismo ao look da noiva, mas deve estar em harmonia com o modelo do vestido, sempre.

Voilette

acessórios
Chique!
tendências da moda
Meu preferido!
moda para casório
Voilette!

Este modelo é para quem faz um estilo mais vintage. Super curto, não passam do queixo, foi um acessório típico da década de 1910 a 1940, utilizado pelas senhoritas para proteção do rosto. O “véuzinho” composto por um tecido de mesmo nome (voilette) pode ser simples ou decorado com detalhes relacionados ao vestido, pedras ou flores. Fica bem para casamentos no campo ou durante o dia. Vestido de gola alta ou modelos mais sofisticados ou vintage combinam de mais com este modelo de véu.
O segredo está nos detalhes

Para que o look da noiva não fique muito carregado, com muita informação, uma dica importante é quanto mais detalhes tiver o vestido, menos deve ter o véu. O acessório deve acompanhar o modelo do vestido fazendo o contraste. O vestido sendo mais discreto, abuse mais nos detalhes do véu. Pedrarias, barra de cetim, bordados, aplicações e brilhos são bem vindo neste caso. A dica é repetir os detalhes entre o vestido e o véu causando uma combinação harmoniosa entre os dois.

Tons de branco

os mais lindos da internet
Tons de branco

Esteja atenta a cor também, existes vários tons de branco, compare as cores dos tecido, para que não haja diferença que prejudique o traje. As diferenças podem ser bem vistas com focos de iluminação, e nas fotos. Veja as amostras de tecido e compare os tons. Tem branco fosco, brilhoso, gelo, marfim. É bom ficar de olho para fazer a combinação perfeita.

Seja qual for o véu escolhido, é bom já experimentar os penteados para harmonizar com seu estilo e com o acessório. Tradicionalmente os coques fazem a cabeça das noivas que usam véu. Mas também tem as opções de tranças, semi presos, cabelos soltos. Combine o véu com seu estilo para brilhar ainda mais no seu grande dia.

Qual modelo de véu de noiva você curtiu mais? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *