GUIA – Como Escolher Uma Banda para Casamento: Saiba Tudo Aqui!

Saiba como escolher a banda para casamento

A música desempenha um papel importante nas cerimônias e festas de casamento, ditando o clima da celebração e podendo até mesmo mexer com o humor dos convidados. Para um momento especial como o grande dia, escolher uma banda que transmita toda a emoção que o casal deseja e anime os convidados durante a festa pode ser uma tarefa difícil se tomada sem conhecimento. Por isso, saiba como escolher a banda para casamento e acerte no clima do evento.

como escolher uma banda

Faça uma lista de músicas

Antes de começar a busca pela banda para casamento ideal o casal deve tirar um momento para fazer uma lista de músicas que gostaria que fossem tocadas durante a cerimônia, principalmente para o cortejo e entrada da noiva. É importante que os noivos pesquisem as músicas mais utilizadas vendo referências na internet a fim de encontrar a opção perfeita para o seu momento. O casal deve se lembrar que a música tem que ser emocionante para dar o tom da ocasião.

lista de músicas

Essa lista também deve conter as possíveis músicas para a festa e vai ser a forma de testar o estilo da banda que o casal deseja contratar, observando se tem a ver com a personalidade dos noivos e se sabem tocar as músicas escolhidas.

Pesquise canais de bandas no Youtube

Muitas bandas para casamento possuem canais no Youtube onde disponibilizam para os casais vídeos de cerimônias que participaram. Essa é uma boa forma de conhecer o trabalho da banda e seu estilo. Além disso, é uma forma de conhecer bandas que estão pertinho de você, mas que você ainda não tinha ouvido falar.

pesquise muito

Dê preferência para os vídeos que mostrem a banda em ação durante o casamento, pois assim você vai conseguir ter uma exata noção da voz dos cantores, da afinação dos instrumentos e mais. Como vai ser tudo ao vivo, escolher assistir opções gravadas em estúdio pode não ser o melhor caminho, já que você não terá certeza sobre o resultado final.

Escolha uma banda que toque de tudo

Ao escolher a banda para casamento o casal deve optar por um repertório versátil, que agrade a todos os convidados. Muitos noivos acabam se focando apenas no seu gosto pessoal e escolhendo suas músicas favoritas para a festa, porém é importante que a banda toque de tudo, assim a pista estará sempre cheia. Apesar de o casamento ser do casal, a festa é para celebrar com os convidados. Portanto o casal pode escolher suas músicas favoritas para a cerimônia, de acordo com seu gosto pessoal e apostar em um repertório mais amplo para a festa.

banda para casamento

Livrar-se de preconceitos também é importante e, inclusive, ouvir o que a banda tem a dizer e sugerir. Com muitos casamentos na bagagem, a banda tem uma boa ideia do que anima os convidados e do que não. Por isso, ao escolher uma banda que toca de tudo você também pode se beneficiar da opinião embasada deles.

Busque opiniões de outros noivos

Tendo em vista uma banda que os noivos tenham gostado, é hora de fazer uma pesquisa mais detalhada a fim de avaliar o lado profissional. Nessa hora é importante buscar opiniões de casais que já contrataram a banda e, se possível, conversar para saber detalhes de como foi o processo.

opiniões de noivos

Essa opinião é importante para saber não apenas sobre a afinação da banda em geral, mas também sobre o comportamento dos músicos, se chegaram na hora, se tocaram as músicas especialmente selecionadas e o que os convidados acharam no geral.

Avalie a banda

avalie a banda

Se a pesquisa for positiva é hora de marcar uma reunião com o responsável pela contratação da banda. É importante que o casal vá junto à reunião para conseguir tomar a decisão da melhor maneira possível. Essa é a hora de avaliar a banda, conhecendo o repertório, formação e qualidade do serviço. Observe também se o escritório da banda passa sensação de confiança.

escolha a banda

Escolha da formação

Muitas bandas para casamento oferecem mais de um tipo de formação buscando agradar a todos os noivos. Escolher a formação ideal para o seu evento irá depender do estilo musical que o casal deseja, o tamanho do local onde a cerimônia e a festa serão realizadas, além da quantidade de convidados, já que de nada adianta contratar uma formação com muitos músicos para um casamento pequeno ou uma formação simples para um casamento maior.

escolha a formação

Além disso, lembre-se que quanto maior a formação, mais alto será o valor, visto que no contrato há o transporte e acomodação de todos os integrantes da banda por parte dos noivos. Por isso, defina a formação de maneira sensata e condizente com a celebração.

Visite os ensaios

visite os ensaios

Para sentir ainda mais o clima e o estilo da banda, o casal deve visitar os ensaios dos músicos, observando até mesmo a postura de cada profissional. Essa visita também é importante para já entrar no clima da celebração e ir se acostumando a como será durante a festa. Apesar disso, o casal não deve ser controlador nos ensaios, já que é natural que seja um momento mais descontraído.

Tenha mais de uma opção

Assim como você não deve ter apenas uma opção para os fornecedores, é importante que o casal não se foque apenas em uma banda e tenha outras opções na hora de escolher. Embora seja natural ter uma banda preferida dentre as selecionadas, é sempre necessário ter uma carta na manga e saber que você poderá contar com outra opção se preciso tornará o processo muito mais fácil.

Não use o valor como fator de decisão

banda para festa de casamento

Respeitar o orçamento planejado para o casamento é extremamente importante, mas o preço não deve ser um fator de decisão. Isso se deve simplesmente por um fator: muitas vezes, o barato sai caro. Contratar a opção mais barata pode parecer um ótimo negócio inicialmente, mas pode significar falta de qualidade e conhecimento musical.

Por isso, você não quer que sua música de entrada na igreja seja toda desafinada ou que durante a festa seus convidados fiquem sentados ou, pior ainda, indo embora mais cedo por causa da banda que não agradou. Por isso, escolha baseando-se na melhor qualidade possível e não pela opção mais barata.

Escolher a banda para casamento certa irá influenciar positivamente no grande dia, emocionando e animando os convidados e criando um momento que ficará para sempre na memória. Com as dicas certas você vai acertar em cheio na escolha e aí é só se jogar na pista de dança.

Você tem dicas de como escolher uma banda para casamento? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest