Recepção de Casamento: Como Decorar, Planejar e Organizar

Confira dicas de como acertar na recepção do casamento

A recepção do casamento é um momento especial onde os noivos recebem seus convidados e se apresentam oficialmente como um casal após a cerimônia. Para que tudo saia perfeito é importante organizar o evento de forma que reflita a personalidade do casal e acolha todos os familiares e amigos. Para garantir que isso seja possível, confira dicas de como acertar na recepção do casamento e tenha um evento memorável.

Recepção de Casamento

Atenção aos convidados

O primeiro ponto que deve ser planejado na hora de organizar a recepção do casamento é fazer uma lista de convidados. É importante que todos os convidados para a recepção sejam convidados para a cerimônia e vice e versa, já que você não quer criar uma situação complicada de convidar alguém para a cerimônia e não incluí-la na recepção.

atenção aos convidados

Já que a lista da recepção deve ser igual à da cerimônia e é seu casamento – e, portanto, um momento íntimo –, o recomendado é que ele seja compartilhado apenas com familiares e amigos, sem incluir convidados apenas por educação.

Estilo da recepção

para todos os gostos

Com a lista pronta é hora de sentar e imaginar a recepção em si, escolhendo o estilo que o casal deseja, sempre de acordo com sua personalidade e seguindo o tema do casamento. Existem diversos tipos de recepção e com certeza você encontrará a ideal para comemorar o casamento. Dentre os mais utilizados estão:

· Simples

A recepção do casamento simples é ideal para os casais que não querem deixar o momento passar em branco, mas contam com um orçamento apertado. Esse tipo de recepção pode ser organizada em forma de reunião íntima apenas com familiares e amigos próximos.

sugestões de decoração

O evento costuma ser mais curto, apenas para receber os cumprimentos dos convidados e celebrar o casamento, por isso, o casal pode apostar apenas no bolo e bebidas. Para um detalhe especial, vale investir em uma mesa para o bolo com docinhos e alguns enfeites. A recepção simples pode contar com música, não havendo necessidade de contratar uma banda para a função. O momento casa com a parte da manhã e da tarde e também é conhecido como bolo e champanhe.

· Coquetel

o que servir

O coquetel é um tipo de recepção que agrada muitos noivos e pode ser oferecido em um local menor, sem necessidade de ser em um salão, por exemplo. Aqui, são oferecidos salgadinhos, canapés, petiscos e bebidas. As famosas finger foodsou seja, que podem ser comidas com as mãos – são excelentes opções para esse formato de recepção.

doces e salgados

Pode ser realizado no período da manhã, da tarde ou da noite. Não é necessário investir em mesas, mas é importante disponibilizar assentos para que os convidados não fiquem o tempo todo em pé. Uma boa dica é criar espaços aconchegantes para os presentes conversarem.

pratos para servir

Esse formato de recepção também é ótimo para os casais que procuram um evento mais moderno que pode ser realizado em uma boate fechada com DJ, por exemplo.

· Coquetel + pratos quentes

delícias para seus convidados

Se você deseja uma recepção um pouco mais convencional, mas sem optar pelo jantar completo pode escolher o coquetel e um setor de pratos quentes. O coquetel segue o padrão de canapés e bebidas, já no setor de pratos quentes os noivos devem escolher uma linha de pratos como massas, por exemplo.

sugestões para o buffet

Consulte o bufê para saber até quantos pratos vocês podem oferecer sem pagar pelo jantar completo. Nesse caso é necessário disponibilizar mesas para os convidados. Esse tipo de recepção pode ser realizada durante o almoço ou na parte do jantar.

· Jantar completo

O jantar completo é a opção ideal para os casais que desejam ter uma recepção tradicional e possuem um orçamento maior. Primeiro são servidas as entradas, em seguida os pratos principais e por último a sobremesa.

como servir seus convidados

Novamente deve ser conversada com o bufê contratado a quantidade de pratos que vocês podem escolher para cada momento. É importante ter opções para todos os convidados, por isso, se você for vegetariana não corte do cardápio pratos com carne vermelha, por exemplo.

Escolha do local

escolha do local

A escolha do local é outro detalhe importante já que deve acomodar todos os convidados e ter espaço suficiente para o tamanho da recepção que você deseja. A escolha depende da quantidade de convidados e do estilo da recepção do casamento. Uma recepção com poucos convidados, por exemplo, pode ser realizada no salão da própria igreja, economizando os gastos.

Normalmente os casais preferem alugar um salão e fazer toda a decoração do ambiente, sendo essa opção indicada para os noivos que possuem um orçamento maior e uma lista de convidados mais extensa. Também é possível alugar um salão menor e fazer a recepção no local com poucos convidados.

Mas a quantidade de convidados, estilo da recepção e o orçamento não são os únicos pontos que devem ser levados em conta na hora da escolha do local: é importante que o casal opte por um lugar que goste e seja especial. Visite lugares diferentes e que tenham um espaço único para que seu casamento seja inovador.

Posso usar dois vestidos?

Muitas noivas têm a dúvida se devem fazer a troca de vestido entre a cerimônia e a recepção. Esse detalhe é uma escolha pessoal e cabe a você decidir se deseja ter dois visuais ou usar o vestido tão sonhado em ambos os momentos.

Uma dica se você quiser um visual diferente para a recepção é apostar em um vestido que possa ser adaptado, como por exemplo, os que a saia longa é removível. Se você optar por uma recepção com jantar completo, o ideal é manter o visual da cerimônia.

decoração completa do local

Hora dos cumprimentos

A recepção é o momento onde os noivos recebem os cumprimentos dos convidados e para que o casal possa aproveitar a festa é importante elaborar com atenção quando será feito. Os noivos podem visitar cada mesa assim que entrarem no salão, se posicionarem na entrada e irem recebendo os convidados ou sentarem-se à mesa designada ao casal e ir recebendo os convidados.

Outra opção para as recepções com coquetel é que os noivos vão aproveitando um pouco da festa com cada um dos grupos de convidados enquanto recebem os cumprimentos e tiram fotos.

A recepção do casamento é um evento que marca a apresentação oficial dos noivos como um casal e é o momento onde é comemorada a união ao lado dos familiares e amigos. Com algumas dicas você poderá acertar na recepção e ter o evento que sempre desejou.

Como vai ser a recepção do seu casamento? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *