O que é Save The Date? Como Fazer Passo a Passo Grátis!

Saiba o que é Save The Date e como fazer

Contar para os amigos e familiares sobre o casamento é um momento super importante e para tornar a ocasião ainda mais especial os noivos podem apostar no Save The Date. Essa tendência que vem dos Estados Unidos está agradando cada vez mais os casais por ser uma forma diferente de avisar para os convidados da data escolhida para oficializar a união. Está na dúvida do que é? Então continue lendo para saber o que é Save The Date e como fazer.

O Save The Date

definição do termo

O Save The Date é uma forma de avisar aos amigos e familiares para deixarem a data escolhida para o casamento reservada. Funciona como um pré-convite e deve ser enviado para os convidados antes do convite de casamento. É uma forma de os convidados já anotarem na agenda a data e conseguirem se planejar melhor para estarem presentes.

Quando enviar?

Uma das maiores dúvidas quanto ao Save The Date é quando enviá-lo. Além de ser antes do convite formal para o casamento, é importante que o envio seja feito assim que a data, hora e o local da cerimônia estejam confirmados.

quando você pode mandar

Normalmente os noivos enviam o Save The Date entre 6 a 4 meses antes da data do casamento. Também é essencial que os noivos façam a lista de convidados antes de enviar o Save The Date, afinal, quem receber o pré-convite já está automaticamente convidado para o casamento.

Convite informal

mais informal

Diferente do convite de casamento que possui um tom mais formal, como ao conter o nome completo dos convidados, o Save The Date recebe um tom informal e o casal deve optar por endereçar o pré-convite de uma forma mais próxima e carinhosa. Esqueça os termos Sr. ou Sra. e opte por termos como amigo, tio, querido, entre outros.

O que deve conter?

save the date

O pré-convite deve ter a hora, local e data do casamento, assim como o nome dos noivos. O casal pode escolher uma frase romântica ou um verso que goste para imprimir no pré-convite. A dica para acertar é manter tudo casual e informal.

Mantenha de acordo com o tema do casamento

mantenha de acordo

Também é importante que o Save The Date siga o tema do casamento e por isso se você escolheu uma paleta de cores para o evento, use-a no pré-convite. Lembre-se que o Save The Date será o primeiro contato que seus convidados terão com o seu casamento e tudo deve seguir uma harmonia e combinar entre si.

Formas de envios

Diferente do convite formal de casamento, o pré-convite pode ser enviado pelo correio, mas também pela internet. Hoje em dia praticamente todo mundo tem acesso à tecnologia e usar isso a seu favor é muito interessante.

formas de envio

Você pode mandar o Save The Date por e-mail ou através de mensagem privada pelas redes sociais. Outra forma é utilizar aplicativos de mensagem instantânea para smartphone para fazer o envio do pré-convite. Os mais próximos podem receber o Save The Date em mãos.

diferentes tipos

Tipos de Save The Date

Há diversos tipos de Save The Date e antes de escolher o ideal para o seu casamento, é importante pesquisar e ter inspirações. Confira alguns tipos de Save The Date e escolha seu preferido.

· Impresso

O Save The Date impresso segue a linha do convite formal de casamento e é ideal para quem vai enviar pelo correio. Aqui, o casal pode optar por uma frase divertida para avisar que vão casar e colocar os dados logo abaixo. Esse tipo de pré-convite também pode contar com uma foto do casal ou a história dos noivos contada de forma descontraída.

· Ensaio fotográfico

O ensaio fotográfico é um dos temas mais usados para o Save The Date, já que além de utilizarem as fotos no convite, o casal também poderá fazer um álbum de noivado e utilizar as fotos na decoração do casamento.

A dica é escolher um tema divertido para as fotos e um lugar bem bonito como locação. Além de poder ser impresso e enviado pelo correio, as fotos também podem ser disponibilizadas online para que os convidados tenham acesso ao pré-convite.

· Vídeo

Gravar um vídeo especial para contar aos amigos e familiares sobre a data escolhida para a tal sonhada cerimônia também é uma ótima forma de fazer o pré-convite. Os noivos podem fazer um vídeo convidando amigos e familiares ou apostar em um vídeo romântico com cenas do casal e as informações sobre a cerimônia no final. Com certeza uma opção que vai emocionar a todos.

· Lembrancinhas

Outra ideia bacana de fazer o Save The Date é informar os convidados sobre a data do casamento através de lembrancinhas. Podem ser imãs para a geladeira, chaveiros, par de escova de dentes, calendários, solte sua criatividade e pense sempre em itens que os convidados possam guardar.

· CD

O CD também pode ser usado para avisar os convidados sobre a data do casamento. Os noivos podem gravar músicas que façam parte de sua história e colocar impresso no CD as informações sobre a cerimônia. Uma ótima forma dos convidados se apaixonarem junto com vocês e já entrarem no clima da celebração.

· Site

Muitos casais têm apostado em criar páginas na internet dedicadas ao casamento e você pode utilizar desse artifício para fazer o seu Save The Date.

Online, você pode disponibilizar um ensaio fotográfico completo dos noivos e até mesmo um vídeo em conjunto. Depois, basta enviar o endereço para os convidados – uma boa dica é utilizar o QR Code para que os amigos e familiares tenham acesso através do leitor em seus smartphones.

sugestão

O casal também pode aproveitar o site para disponibilizar a lista de presentes e outras informações sobre o casamento, por exemplo.

O Save The Date é uma tendência que tem tudo para se tornar parte da tradição do casamento. Com muita criatividade o casal poderá informar aos amigos e familiares sobre a data escolhida para a cerimônia de maneira especial. Inspire-se nas dicas e planeje aquele que mais tenha a ver com vocês.

Você tem dúvidas? Sugestões? Comentários? Digite abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest