Como Fazer um Almoço de Noivado? Saiba TUDO!

Saiba como organizar o almoço de noivado

O almoço de noivado é uma ocasião perfeita para anunciar e comemorar o pedido de casamento com familiares e amigos. Tradicionalmente o evento é oferecido pelas famílias dos noivos, mas também pode ser organizado pelo próprio casal se assim desejarem. Para que tudo saia perfeito é importante seguir algumas dicas e evitar dores de cabeça com o planejamento. Saiba como organizar o almoço de noivado e planeje já o seu.

convidados e convite

Convidados e convites

O almoço de noivado trata-se de uma reunião mais íntima e por isso na hora de fazer a lista de convidados não é necessário incluir todos os conhecidos. Devem estar presentes os pais e avós do casal, assim como os irmãos.

convidados para almoço de noivado

Se os noivos já tiverem em mente quem serão os padrinhos, também devem convidá-los, mas não é necessário fazer o convite ainda. Amigos íntimos e familiares próximos também podem fazer parte da lista, mas o importante é incluir todos que convivem diariamente com o casal e fazem parte de sua história.

como organizar um almoço

Normalmente o casal costuma convidar entre 20 a 50 pessoas para o almoço de noivado, mas o número pode variar de acordo com sua preferência. Com relação aos convites, não é necessário enviar modelos impressos se o almoço for para poucos convidados, pois você pode chamar os amigos e familiares pessoalmente ou através de um e-mail ou telefonema.

o local

Local do almoço

Escolher o local certo para o almoço de noivado é essencial, já que o espaço deve ser funcional para a refeição e acomodar todos os convidados. No caso de uma comemoração com poucos convidados, o almoço pode ser realizado na casa de um dos noivos ou de seus pais, podendo ser servido na parte externa ou na sala de jantar.

jogos de pratos

Se o casal desejar pode fazer o almoço em um restaurante de sua preferência, mas sempre deixando tudo bem informal. No caso de um evento maior os noivos podem optar por um lugar como um salão de festas com serviço de bufê ou fazer reserva em um restaurante com esquema de rodízio, por exemplo.

divida as tarefas

Divida as tarefas

Para que a organização do almoço de noivado funcione o casal pode e deve procurar a ajuda dos familiares e amigos mais próximos caso desejem oferecer a festa eles mesmos. Faça uma lista das tarefas para o almoço e divida com todos, assim a organização não ficará sobrecarregada para ninguém e todos poderão aproveitar a festa.

tarefas divididas

Decida quem irá comprar as bebidas, quem cuidará da decoração, se o bolo será feito em casa ou encomendado e quem irá fazer ou buscar, entre outros detalhes. A dica é planejar o almoço com até 2 semanas antes da ocasião.

no campo ou fazenda

Cardápio

Na hora de organizar o cardápio o casal deve lembrar que o almoço está sendo oferecido para outras pessoas e por isso deve ter opções que agradem a todos. Se a refeição for servida em casa e preparada pela família, uma boa dica é apostar em uma um prato que possa servir diversas pessoas sem precisar ficar na cozinha. Aposte em pratos que você possa dispor na mesa e os convidados se sirvam.

na sua residência

O casal pode optar por servir entradas antes do almoço como aperitivos, canapés, queijos e pães, mas tudo bem leve para que os convidados não percam a fome na hora do almoço. As bebidas e drinks também podem começar a ser servidas nesse momento.

cardápio completo

Faça travessas com porções de arroz, feijão, farofa, maionese, salada e batata frita ou assada como acompanhamento e para o prato principal a dica é levar em conta o número de convidados. Você pode servir peixes, assados, lasanha, empadão, estrogonofe, entre outros.

fotos e imagens

Se você tiver a opção e espaço, pode optar por organizar um churrasco, contratando um churrasqueiro e garçons para preparar e servir a refeição. Mas não se esqueça de preparar os acompanhamentos. Se você não tiver um orçamento para contratar uma equipe para fazer o preparo e servir a comida, pode pedir a ajuda de um amigo que mande bem no churrasco para comandar o espaço.

mesa decorada com flores

Outras alternativas que fogem do comum é apostar em um rodízio de massas ou um queijos e vinhos caso o evento ocorra em uma estação mais fria. Para os dias mais quentes o ideal é optar por pratos leves – a comida japonesa está super em alta e você pode encomendar peças ou contratar um serviço de sushi bar apenas para o almoço de noivado.

As bebidas devem agradar a todos os convidados e você pode oferecer cervejas, refrigerantes, sucos, água e drinks diversos.

Você também deve pensar nas sobremesas que serão servidas: a maioria dos casais opta pelo bolo de noivado, mas você pode investir em uma mesa de doces para que os convidados se deliciem ao final do almoço. Pudim, docinhos variados, frutas, fondue de chocolate e doces em compotas são algumas alternativas que podem fazer parte das sobremesas.

Troca de alianças

Tradicionalmente, o momento mais especial do almoço de noivado é a troca de alianças, quando o casal oficializa o pedido de casamento. Se o casal desejar ter esse momento em seu almoço de noivado, é interessante pensar em algo para dizerem um ao outro, mas sem ser muito elaborado. Vocês podem falar da história do casal e fazer declarações românticas.

troca de alianças

Hoje em dia a maioria dos casais organiza o almoço de noivado apenas para anunciar o pedido de forma oficial, tendo trocado alianças a sós no momento do pedido. Nesse caso, o casal anuncia o noivado e logo em seguida é servido champanhe para que seja feito o brinde aos noivos.

O momento de troca de alianças ou anuncio do noivado deve acontecer antes do almoço, assim os convidados podem comemorar à vontade e em seguida a refeição começa a ser servida.

O almoço de noivado é uma comemoração super especial e deve ser organizada com muito carinho e atenção. Seguindo dicas simples de planejamento e escolhendo o cardápio e local certo para o almoço, o casal poderá anunciar o pedido para os familiares e amigos de uma forma gostosa e íntima.

O que achou das dicas? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *