7 IDEIAS para Vestido de Casamento para Convidadas: Modelos, Looks e Fotos

Foi convidada para um casamento e quer ficar linda neste dia especial? Separamos os mais lindos looks para te inspirar!

Confira as perguntas mais frequentes sobre vestidos de casamento para convidados

Embora o vestido da noiva receba todas as atenções em um casamento, os vestidos usados pelas convidadas também devem ser pensados com carinho para que ninguém se sinta desconfortável em um momento tão especial. Para conseguir isso, é fundamental que cada convidada pense nessa escolha como um fator crucial para todo o evento e nada melhor do que tirar as dúvidas antes de partir para a escolha. Com isso, confira – e tire! – as principais dúvidas sobre vestidos de casamento para convidados.

vestidos para convidadas

Quais as cores ideais?

De maneira geral, existem duas cores que são verdadeiros tabus para vestidos de casamento para convidados: o branco e o preto. O preto possui uma carga negativa para casamentos porque normalmente é associado a luto, além de ser uma cor extremamente sóbria e fechada. De modo geral, o vestido nesse tom deve ser deixado para casamentos noturnos, já que o tom combina de maneira mais adequada.

cores ideais

Quanto aos vestidos brancos, o tabu reside no fato de que a noiva deve ser, em tese, a única a se vestir de branco. Com isso, muitas vezes é considerada uma gafe quando uma convidada aparece com vestido ranço, bege, cinza claro ou qualquer outro tom que se assemelhe muito do branco. Essa “regra” só pode ser quebrada se a noiva deixar explícito que não há qualquer problema em convidadas usarem o branco.

melhores tons

Confira também penteados para convidadas de casamento!

Existe diferença entre vestidos de madrinhas e de convidadas?

vestidos para convidadas de casamento

Outro item que deixa muita gente na dúvida é se os vestidos de madrinhas e de convidadas são diferentes e a resposta é que sim, são, mas nem sempre. Como assim? A questão é que os vestidos das madrinhas precisam ser naturalmente mais elaborados, afinal, elas também ficam em destaques durante toda a cerimônia.

dicas da moda

Os vestidos das convidadas, por outro lado, podem – e devem – ser mais simples. Isso não significa que os vestidos precisam ser sem graça ou simples demais, mas, sim, que opções mais extravagantes são deixadas, quando muito, para as madrinhas, já que o foco deve ser sempre a noiva.

são permitidas

Estampas são permitidas?

Os vestidos de casamento para convidados permitem que estampas sejam usadas desde que com parcimônia. Isso significa que as estampas devem ser, primeiro, harmoniosas e bonitas e, em segundo lugar, devem combinar com a celebração em si.

fotos de vestidos para convidadas

Assim, se for um casamento de gala, o ideal é que a estampa seja bem mais fina, delicada e até mesmo fashionista. Um casamento ao ar livre, por sua vez, permite estampas mais naturais e padronagens da natureza, como uma estampa floral. Apesar disso, usar um vestido estampado em um evento mais formal é sempre um risco que precisa ser avaliado antes de ser corrido, já que o resultado pode não agradar de maneira satisfatória.

A noiva pode exigir um vestido específico?

exigencias

Mais uma dúvida muito comum: a noiva pode exigir que as convidadas usem um determinado tipo de vestido? A resposta é que poder, ela pode, mas isso não é muito comum. Quando isso acontece, geralmente são apenas as madrinhas que têm que usar o mesmo tipo de vestido ou a mesma cor para garantir uma unidade visual.

noiva escolhe

Quanto às convidadas, exigências da noiva tendem a ser bem mais raras, especialmente considerando-se um número muito grande de convidados. Ainda assim, é possível que a noiva solicite que as convidadas utilizem uma mesma cor de vestido em diferentes tons. Embora essa não seja uma obrigação, o mais recomendado é seguir a indicação e pedido da noiva para garantir que você não fique diferente das demais pessoas.

comprimento ideal

Qual o comprimento ideal do vestido?

A grande vantagem é que os vestidos de casamento para convidados fornecem, normalmente, uma gama maior de opções acerca do tamanho que pode ser utilizado. Embora o vestido longo seja o mais comum, também não é vetado o uso de um vestido midi ou mesmo mini – a menos, é claro, que o traje exigido seja black tie.

vídeo abaixo

Com isso, há opções desses vestidos nos mais diferentes tamanhos para garantir que todas as convidadas se sintam devidamente contempladas por opções que fazem sentido para suas escolhas e personalidades.

É permitido exagerar nos detalhes?

detalhes

Fendas, brilhos, transparências e decotes demais podem não ser os melhores itens para vestidos de casamento para convidados. Isso se deve ao fato de que normalmente esse tipo de detalhe chama a atenção de uma maneira negativa ao criar um visual excessivamente exagerado. Quando o casamento possui uma cerimônia religiosa, esses detalhes se tornam ainda mais problemáticos já que a convidada estará em uma igreja, templo ou equivalente.

brilhos

Por isso, o melhor é optar por modelos mais comedidos, mas que nem de longe precisem significar que são sem graça. Com isso, o vestido pode ser ter decote ou transparência ou brilhos, mas não tudo ao mesmo tempo. Além disso, também é indispensável que os detalhes sejam escolhidos de acordo com a celebração e com o clima que será dado a todo o casamento: casamentos casuais pedem vestidos mais despojados, enquanto casamentos tradicionais pedem modelos convencionais.

modelos de vestidos para convidadas tons claros dicas da moda tendências da moda vestidos para convidadas tendências da moda mais leves mais romanticos nas melhores lojas alugue ou compre para as festas o que usar o que trajar

Comprar x alugar: qual a melhor opção?

Os vestidos de casamento para convidados podem ser alugados ou adquiridos e essa escolha dependerá das possibilidades e necessidades de cada um. Se você vai a muitos compromissos sociais que exijam um vestido longo, por exemplo, o ideal é comprar o vestido e que seja em um modelo mais clássico e neutro para se adaptar a diferentes situações.

Se, por outro lado, você não usa essa peça com muita frequência, comprar o vestido pode acabar sendo um desperdício de dinheiro. Assim, em alguns casos faz mais sentido alugar a peça somente para o momento do evento, garantindo economia.

Os vestidos de casamento para convidados oferecem opções diferenciadas para todos os gostos, personalidades e também celebrações. A escolha correta desse item por parte da convidada é indispensável para garantir o máximo de conforto para ela e harmonia com a celebração, além de ser necessário tomar cuidado para que a noiva não seja ofuscada. Com tudo isso em mente, é só escolher o vestido ideal e se sentir linda durante o casamento.

Qual foto você gostou mais? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *