GUIA: Mensagem de Bodas de Ouro para Pais ou Avôs!

Saiba como criar a mensagem de bodas de ouro ideal

Completar cinquenta anos de casado não é uma tarefa fácil. É algo que exige uma série de concessões, sacrifícios e renúncias em busca de um bem maior: a felicidade do outro. Traduzir esse tipo de amor verdadeiro em palavras, entretanto, pode ser quase tão difícil quanto manter um casamento por tanto tempo. Se você está responsável por criar uma mensagem de bodas de ouro, não se desespere porque podemos te ajudar. Para isso, continue lendo e veja como criar a mensagem ideal.

PENSE NO TAMANHO DO CONVITE

tamanho do convite

Quando se vai escrever a mensagem de bodas de ouro é preciso considerar o fato de que ela precisa caber no convite de maneira que fique bonita e harmoniosa. Isso significa que se o convite for grande, como em tamanho A4, uma mensagem com 3 ou 4 linhas vai acabar ficando desproporcional.

Do mesmo modo, um convite do mesmo tamanho, mas com uma mensagem de 15 ou 20 linhas vai ver as letras sendo espremidas e esmagadas, tornando-se praticamente inelegíveis. Com isso, é preciso pensar no tamanho do convite e considerar qual vai ser a área útil.

Pensar em como é a fonte e qual o tamanho vai ser utilizado também irá te ajudar a descobrir qual é o tamanho ideal da mensagem.

ADAPTE AO ESTILO DA COMEMORAÇÃO

dicas de comemoração

Outro cuidado que se deve ter ao escrever a mensagem de boas de ouro é o de adaptar ao estilo da comemoração. Se a festa vai ter um estilo vintage, lembrando lá do comecinho do casamento, é preciso adaptar a linguagem para os anos 60.

Já se a festa vai ser mais tradicional, o melhor é escolher uma escrita mais formal, mas que não precisa ser excessivamente rebuscada. Caso a comemoração seja mais divertida – o que é uma tendência atualmente – dá para criar textos mais espirituosos e que já mostre, de antemão, como será o tom da celebração.

PREFIRA SER BREVE

prefira ser breve

De qualquer forma, o mais recomendado é ser breve e conciso. Um longo discurso deve ser deixado para a cerimônia, em que as pessoas estão efetivamente esperando por isso. Já no convite, uma mensagem mais breve e, ainda assim, bonita deve ser a opção eleita.

É óbvio que um convite para um momento tão especial não pode ser tratado como uma celebração qualquer, mas nem sempre escrever linhas e linhas vai traduzir a real emoção. No geral, o recomendado é que a mensagem de bodas de ouro do convite seja um aperitivo do que vem pela frente – e não o roteiro completo ou a mensagem principal.

CUIDADO COM A ORTOGRAFIA

cuidados

No caso da mensagem para o convite, é preciso ter cuidado redobrado com a ortografia porque ninguém merece que a comemoração seja arranhada por causa de um erro grotesco ou descuidado de gramática.

Revise quantas vezes forem necessárias, peça para outras pessoas lerem, faça diferentes versões e avaliações até chegar ao texto gramaticalmente perfeito e impecável. Quando achar que já é o suficiente, leia novamente só para garantir que quando estiver lendo os convites você não vai terminar percebendo um erro que estava na cara.

Leia também:

CONTE COM A AJUDA DO CASAL

conte com a ajuda

Ninguém melhor para falar da união do que o próprio casal, certo? Por isso, você deve contar com a ajuda do casal para criar a mensagem. Embora a organização do evento fique a cargo dos filhos, netos, parentes ou amigos do casal, tenha a certeza que eles vão gostar de participar e contar a história de quando se conheceram, de como se apaixonaram, de quando se casaram e muito mais.

Mesmo que você já tenha ouvido essa história outras vezes, dedique um pouco do seu tempo para ouvi-las de novo e para se inspirar para a mensagem. Quanto mais atenção você der ao que eles têm a dizer, mais natural, bonita e tocante será a mensagem.

CAPTE A ESSÊNCIA DO CASAMENTO

essencia do casamento

Nessa conversa, você também vai perceber coisas sobre o casamento que vão além daquelas que são ditas. Pode ser o jeito do casal se olhar ou como um sempre deixa o outro falar ou então como se olham. Frases soltas e que tenham significado para o casal e elementos que os caracterizam também fazem parte da essência do casamento.

Depois de 50 anos juntos em matrimônio, é bem possível que o casal tenha algumas características únicas que sejam facilmente reconhecíveis – por você e por quem vai ler a mensagem. Assim, não tenha medo de prestar atenção ao detalhes e capturar a essência.

USE ELEMENTOS EMOCIONANTES

use elementos

Na mensagem, também vale usar elementos emocionantes e que sejam responsáveis por fazer todo mundo derramar uma lágrima – ou várias. Nesse momento, inclusive, é possível colocar um pouco da sua própria percepção acerca do casamento e de como a família vê o casal que resistiu a tantas coisas para completarem cinco décadas juntos.

Por mais divertida que seja a cerimônia, ainda é preciso homenagear adequadamente esse tipo de união que é tão raro. Por isso, é muito importante usar elementos que comovam e emocionem na medida certa para dar o tom da celebração.

CAPRICHE NA MENSAGEM DA FESTA

Quando chegar a mensagem da festa em si – ou seja, o famoso discurso – é muito importante que o capricho seja redobrado. Isso significa que é preciso que a essência do casamento esteja ainda mais presente, assim como os elementos emocionantes.

Planejar como será a declamação do discurso, quem vai dizer o que e quais serão os outros elementos – como músicas, fotos e vídeos – também é muito importante para garantir que na hora tudo saia perfeito.

A fim de garantir o capricho máximo e a possibilidade de erro reduzida ao mínimo possível também é necessário meio treino e ensaio. Ao fazer isso, dá para montar a apresentação perfeita da mensagem e que com certeza vai emocional o casal e todos ao redor.

A mensagem de bodas de ouro, tanto a que vai para o convite como a que é utilizada na celebração em forma de discurso, deve conter elementos que caracterizem o matrimônio do casal e que tenha elementos especiais. A duração para cada caso também deve ser observada e a adequação à celebração, também. Ao fazer isso, a garantia é de um momento ainda mais especial e repleto de magia.

Você tem sugestões? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *