Festa de Bodas de Ouro: Como Organizar + Decoração!

Veja a seguir algumas dicas de como organizar a festa de bodas de ouro perfeita

Um casal que comemora 50 anos juntos comemora bodas de ouro, uma das expressões máximas de um amor que resiste ao tempo e aos desafios de qualquer relacionamento. Como isso não acontece todo dia e tampouco com todos os casais, a festa de bodas de ouro precisa ser caprichada para traduzir a importância desse momento tão sublime. Por isso, veja a seguir algumas dicas para levar em consideração na hora da organização.

bodas de ouro

Presença da família é indispensável

Quando se fala em festa de bodas de ouro é indispensável contar com a família, preferencialmente em sua totalidade. Essa festa celebra não apenas os 50 anos de casamento entre duas pessoas que se amam, mas também tudo o que frutificou desse casamento ou todas as pessoas que sempre estiveram ao redor.

fotos da decoração

Se o casal tiver filhos, netos ou mesmo bisnetos a presença desses familiares é indispensável, assim como de irmãos, primos, sobrinhos e demais pessoas da família. Os amigos também não devem ficar de fora, mas a família é ainda mais importante.

presença da família

É necessário atentar-se, entretanto, que nem toda a família precisa ser convidada. Assim como acontece em um casamento, as pessoas mais próximas devem estar na celebração. Quem não tiver tanta afinidade ou uma relação ruim com os noivos pode ficar de fora da lista, afinal, é hora de celebrar o amor.

Dourado precisa se fazer presente

matriz de cores

Se as bodas são de ouro, então é importante que o dourado esteja presente na decoração ou, no mínimo, nos elementos da festa. São exatamente os itens dourados que representarão, fisicamente, o tamanho da conquista para o casal – afinal, completar 50 anos juntos não é tarefa fácil.

dourado precisa aparecer

A questão, entretanto, é que não é obrigatório utilizar um dourado amarelado ou brilhante demais. Existem opções como o dourado rosado ou mesmo o dourado mais pálido, como perto de um bege. É importante, entretanto, que os elementos sigam essa linha para dar a cara certa à comemoração.

Festa de gala não é a única opção

várias opções

Diferentemente do que muita gente pensa, uma festa de bodas de ouro não precisa ser, necessariamente, uma festa de gala. É claro que essa opção combina muito bem com a importância da ocasião, mas nem sempre há recursos ou mesmo vontade para uma celebração do tipo.

bodas de ouro

Nesse caso, é possível investir em outras opções, como uma reunião a tarde com a família em um salão de festa, uma recepção na própria casa dos noivos ou, quem sabe, até mesmo uma celebração mais casual, como um churrasco. O importante é que os noivos se sintam à vontade e que a data não passe em branco.

Garanta a emoção nos detalhes

com detalhes

Se você está organizando ou ajudando a organizar uma festa de bodas de ouro – ou mesmo se a festa for sua – é muito importante garantir a emoção nos detalhes. Espalhar fotos do casal ao longo da vida pelo lugar, por exemplo, é uma possibilidade. Gravar pequenas mensagens dos convidados para exibir para os noivos também é uma possibilidade, assim como tocar as músicas que marcam até hoje a história do casal.

com emoção

Ao fazer isso, você garante que a celebração seja mais do que uma tradição e se torne algo que realmente vai tocar positivamente quem esperou tantas décadas para comemorar esse dia tão especial.

Planeje a renovação de votos

planejamento e organização de bodas de ouro

É muito comum que durante a festa de bodas de ouro aconteça uma renovação de votos que é responsável por derrubar muitas lágrimas e garantir que o momento seja ainda mais único. Por isso, é importante planejar como vai ser essa renovação para que tudo funcione direito.

Se a renovação vai ser na igreja ou em um templo é preciso pensar também nessa etapa: a reserva e a decoração do lugar, o informe aos convidados e tudo o mais que envolve. Caso a renovação vá ser feita no local da festa é preciso destinar um espaço para que a celebração corra, como montar um altar relativamente improvisado.

Junte toda a família para ajudar

junte a família

A família não precisa estar apenas presente, ela também deve participar. Quando os noivos virem que todos decidiram ajudar com um pouquinho, tudo se tornará ainda mais único e especial.

Por isso, vale a pena chamar todo mundo para ajudar a confeccionar as lembrancinhas ou a entregar os convites, por exemplo. Encontrar um lugar especial na celebração para todo mundo também conta pontos a favor da emoção.

É o caso, por exemplo, de organizar quem serão as daminhas, quem serão os “padrinhos” da renovação, quem vai fazer os discursos e assim por diante. Quanto mais união, mais bonito será o resultado.

Bolo e alianças: elementos clássicos

bolo e alianças

Não importa o tamanho ou o tipo da festa de bodas de ouro, pois dois elementos são clássicos e totalmente indispensáveis: o bolo e a aliança. São esses elementos que caracterizam a celebração tão intensamente e que precisam estar presentes ainda que a celebração seja mais simples.

É o caso, por exemplo, de fazer um bolo dourado decorado que se assemelhe ao bolo dos noivos 50 anos atrás, se aplicável. As alianças também precisam de uma cara nova, como um polimento especial para que ela fique ainda mais bonita ao longo dos próximos anos. Cuidar desses detalhes vai tornar tudo ainda mais bonito e garantir que a celebração seja tudo o que os noivos esperam.

Tudo do gosto do casal

encerrando o artigo

Falando nos noivos, eles precisam ser o foco central dessa festa já que são eles que encararam 50 anos juntos. Por isso, se você está organizando ou ajudando a organizar uma festa de bodas de ouro resista à tentação de oferecer opções que simplesmente não combinam com os noivos.

A menos que seja uma vontade explícita de quem comemora a data deixe de lado opções como festas muito diferentes, muito agitadas ou temáticas, já que os noivos precisam se sentir representados em uma celebração tão especial.

A festa de bodas de ouro é um momento muito especial e emocionante de qualquer casamento. Para acertar na organização, seja você um dos noivos ou não, é importante se lembrar da importância dos elementos clássicos, do tipo de festa a ser escolhido e, principalmente, da presença da família para que o momento seja realmente único.

O que achou das sugestões? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
9 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest