Como Celebrar Bodas de Esmeralda

Veja a seguir como fazer para celebrar bodas de esmeralda

Se, por um lado, a duração dos casamentos de hoje não é mais como antigamente, por outro lado é exatamente isso que faz ser cada vez mais impressionante ver um casal que resiste ao tempo e a todo tipo de provação. Por isso, quando um casal comemora bodas de esmeralda esse é um motivo de celebração para todas as pessoas queridas do casal. Para que tudo dê certo, planejar nunca é demais e por siso veja a seguir as principais características de uma boa celebração do tipo.

A celebração

as melhores lembrancinhas

A celebração de bodas de esmeralda corresponde a 40 anos de casamento. Elas são as segundas bodas de marco mais importantes depois das bodas de ouro, que comemora 50 anos. A frente dessa boda está apenas a boda de rubi, que corresponde a 45 anos de casamento.

Quando um casal chega à marca de 40 anos de casados, eles estão comemorando uma vida inteira juntos e isso não é tarefa fácil. Por isso, a celebração deve ser voltada para enaltecer, exaltar e celebrar esse amor de quem passou por tantas coisas juntos e transcendeu o tempo.

Além disso, se aplicável o casal também comemora a criação da sua família, seja com filhos, netos, sobrinhos, afilhados ou mesmo com amigos queridos que estiveram presentes em boa parte do tempo de casamento.

escolha de cores

As cores

A esmeralda é verde e, portanto, a celebração de bodas de esmeralda também deve seguir preferencialmente esse tom. Não significa que todas as coisas precisem ser verdes, mas o ideal é que essa seja a cor principal da comemoração.

comemoração de casamento comemore o seu

Detalhes e destaques devem aparecer nesse tom, que pode seguir o verde vido da esmeralda ou que pode adotar tons como verde menta ou verde água – tudo depende do gosto do casal.

Se for realizada uma festa de gala, pode ser interessante que a noite utilize um vestido verde ou então que as principais convidadas estejam usando o tom para criar um ambiente ainda mais festivo.

O convite

bodas de esmeralda

Quanto ao convite, as bodas de esmeralda tendem a seguir as bodas mais tradicionais e exigem um convite que siga essa linha. Nesse caso, o mais comum é que os noivos convidem em uma linha como “Convidam juntos de sua família”, mas em alguns casos podem ser os filhos ou netos os responsáveis por convidar as pessoas.

Por ser um momento importante é preciso caprichar um pouco mais no convite. Mesmo que ele não seja feito profissionalmente, é preciso que a gramatura do papel seja melhor, assim como a sua impressão. Detalhes, como recortes, fitas e um envelope também fazem a diferença e vão se destacar entre os amigos dos noivos.

O bolo

Todo casamento precisa de um bolo e toda celebração de bodas, também. Por isso, o bolo das bodas de esmeralda precisam ser pensados com cuidado e carinho para garantir que combinem com toda a celebração.

para festa uma delícia

Se a decoração seguir tons mais neutros – dentro do possível com verde e branco, por exemplo, é possível apostar em um bolo tradicional branco de glacê. Já se a decoração é mais alegre, o recomendado é optar por um bolo verde ou com efeitos nesse tom. Devido à cor, é uma ótima pedida apostar em detalhes florais ou mais naturais para criar um efeito mais bonito.

dicas para bodas verde e branco

decoração de bodas de esmeralda decoração de bolo bolo decorado

Caso os noivos desejem, o bolo pode ser feito de massa tradicional tingida de verde, criando uma grata surpresa nos convidados assim que eles virem o bolo sendo partido.

As alianças

Outro fator que merece atenção especial nas bodas de esmeralda: as alianças. Elas são o símbolo do matrimônio que durou tantos anos e merecem, no mínimo, uma bola polida para ficarem lindas como há 40 anos.

de ouro com pedrinhas as mais lindas

Dependendo dos convidados, é possível também fazer uma arrecadação de fundos de modo a comprar um anel ou aliança que contenha uma esmeralda. Com isso, todos os convidados darão um presente ao noivo que poderá presentear sua amada com um símbolo tão bonito para uma data especial.

Os detalhes

As bodas de esmeralda também merecem atenção aos detalhes. Muita gente acha que por não se tratar de uma comemoração de meio século que essas bodas se tornam menos importantes, mas a verdade é que não é nada fácil seguir com um casamento de maneira feliz por tanto tempo.

Por isso, é preciso pensar em flores e mesmo arbustos e decorações naturais que tenham um tom mais verde e mais próximo da esmeralda. Utilizar confeitos coloridos, doces tingidos com o tom e vidros coloridos também é uma forma de fazer com que o ambiente fique perfeito para um momento como esse.

A duração

 

Aos 40 anos de casamento, é bastante comum que os noivos ainda estejam jovens. Se estão comemorando 40 anos em 2016, por exemplo, significa que se casaram em 1976. Naquela época, ainda era muito comum que os casamentos acontecessem aos 20 e poucos anos. Por isso, há grandes chances que os noivos e seus amigos não ultrapassem a faixa dos 70 ou 75 anos.

Tudo isso serve para dizer que a duração da festa não precisa ser tão limitada porque nem os noivos e nem os convidados estarão tão cansados como quando em bodas de brilhante, que representam 75 anos de casamento.

Por isso, dá para investir em uma festa que dura do comecinho da tarde até à noite ou mesmo uma festa que comece no final da tarde e siga por parte da noite até o começo da madrugada, por exemplo. Novamente, isso vai depender dos noivos e do que eles têm em mente.

As lembrancinhas

Assim como acontece em casamentos, as lembrancinhas também são partes especiais das bodas de esmeralda. Utilizar o verde, por sua vez, é uma boa forma de pensar em como presentear os convidados.

bodas de esmeralda esmeralda verde na caixinha fotos de lembrancinhas dicas de bodas de esmeralda

É o caso de distribuir sementes ou mesmo vasinhos de plantas, simbolizando, inclusive, o amor do casal, que brotou e prosperou. Também é possível investir em objetos de acrílico colorido de verde que lembrem a esmeralda, assim como pequenas esculturas e doces finos, por exemplo.

O importante, entretanto, é manter o mesmo tom da celebração e garantir que o verde esteja presente de alguma forma.

As bodas de esmeralda representam um marco no matrimônio que não pode ser ignorado, afinal, 40 anos de casamento são para poucos. Por isso, pensar nessa celebração com cuidado e carinho é uma forma de homenagear essas quatro décadas e criar novas lembranças.

Gostou das dicas? Comente! Vamos adorar ler seu comentário! 🙂

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
14 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *