GUIA: Como Fazer Festa de Casamento ao Ar Livre

Veja a resposta para as principais dúvidas sobre a festa de casamento ao ar livre

Nem todo mundo se atrair por uma festa de casamento tradicional em salão e outros lugares fechados. Com as tendências de casamento, cada vez mais noivos estão interessados em celebrações com muito espaço, contato com a natureza e iluminação natural. Com isso, ter uma festa de casamento ao ar livre é o sonho de muitos casais.

casamento ar livre

Mas ao mesmo tempo em que gera interesse, esse tipo de festa também gera muitas dúvidas. Como organizar? Como fazer escolhas? Como se planejar? Quer aprender a responder essas questões? Então veja a seguir tudo o que você tem que saber.

onde fazer

Onde fazer a festa de casamento ao ar livre?

Na hora de decidir por uma festa de casamento ao ar livre, uma das suas primeiras preocupações deve ser a de decidir onde o casamento será realizado. Isso porque qualquer coisa fora de um salão tradicional já é ao ar livre, mas nem todas as opções são viáveis, certo? No geral, as mais utilizadas incluem:

· Praia

ar livre ideias decoração lugar aberto

A praia é um local perfeito para quem sempre quis um casamento estilo luau, havaiano ou mesmo com uma vista – e sons – de tirar o fôlego. É um tipo de casamento que pode ser realizado pela manhã ou à tarde para aproveitar o azul do mar ou então à noite, para aproveitar a brisa fresquinha.

Para garantir privacidade, procure fazer a festa em uma propriedade particular, já que assim somente os seus convidados terão acesso. Do contrário, você vai precisar de autorizações dos órgãos competentes para que a sua festa transcorra sem maiores problemas – mas, de verdade, não é uma opção tão boa.

· Campo

decoração do ar livre ar livre como fazer como planejar

Quem gosta do estilo rústico, por sua vez, se encanta pela festa de no campo. Essa é uma opção perfeita para noivos que gostem do contato com a natureza, com o ar puro do campo e a paz que é encontrada no interior – ou em lugares que lembrem o interior as grandes cidades.

Nesse caso, dá para fazer em um jardim ou em um descampado. Dependendo de onde você estiver, há locações perfeitas, paradisíacas e incríveis para dizer o tão sonhado “sim”.

· Hotel ou resort

sugestões de onde fazer espaços abertos fotos de ornamentos

Já se você estiver em busca de uma opção um pouco mais luxuosa e conveniente, o hotel ou resort é uma opção bem conveniente. Nesse caso, dá para fazer uma festa com uma estrutura incrível e aproveitar, ao mesmo tempo, o luxo e o conforto e também a natureza – ou ao menos a piscina.

Se você decidir fazer esse tipo de festa em outra cidade, estado ou mesmo em outro país vai precisar tomar cuidado para garantir que todos os seus convidados possam chegar até lá sem maiores preocupações.

· Local histórico

muito chique muito lindo fotos e imagens

Caso você deseje fazer um casamento repleto de história para contar – literalmente! – vale a pena considerar fazer a festa de casamento ao ar livre em um lugar histórico. É o caso de fazer nos “jardins” de uma fazenda histórica ou na área adequada de um local como o Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Esse tipo de opção tende a ser mais intimista devido ao tamanho normalmente reduzido, além de sair um pouco mais caro devido ao aluguel e também ao peso histórico que o lugar possui.

Dá para fazer uma festa mais tradicional?

mais tradicional

Existe um mito de que toda festa de casamento ao ar livre precisa ser, necessariamente, mais despojada. A verdade é um pouco diferente, já que é possível, sim, realizar uma festa bem tradicional.

Embora boa parte dos casais opte pela festa ao ar livre justamente para fazer algo mais despojado, divertido e despretensioso, há quem queira unir a natureza com o clássico, o tradicional e o luxuoso.

Nesse caso, é preciso informar claramente aos convidados que, sim, se trata de uma festa ao ar livre e que, sim, é uma festa mais tradicional, como ao exigir traje de gala. Embora seja uma opção pouco óbvia, ela pode funcionar muito bem.

festa de casamento

Festa e casamento precisam ser no mesmo lugar?

Outra dúvida que surge é se a festa de casamento ao ar livre e o casamento precisam ser, necessariamente, no mesmo lugar. A boa notícia para quem quer se casar tradicionalmente em local religioso é que, não, a festa de casamento pode ser ao livre e a cerimônia, não. É uma opção, inclusive, para quem quer se casar somente no cartório.

Essa dúvida, entretanto, surge devido ao fato de que realizar festa e cerimônia no mesmo local é muito conveniente. Os convidados só precisam mudar das cadeiras perto do altar para as mesas de recepção e tudo fica mais íntimo. Se mesmo assim essa não for a sua escolha, não tem problema: dá para fazer tudo separado.

quais os detalhes

Quais detalhes escolher para a decoração?

Como a festa de casamento ao livre não precisa ser, necessariamente, descontraída, você pode investir em uma decoração mais trabalhada. A diferença é que nessa situação você não precisa se preocupar em esconder ou decorar as paredes ou rebaixar o teto com metros e metros de tule.

Seja como for, é benéfico investir em muitas flores e em materiais que combinem cm a cerimônia. Na praia, não faz tanto sentido usar peças de madeira rústica, mas é algo que funciona bem para o casamento no campo.

Se for realizada a noite, tome cuidado com a iluminação, que vai precisar ser ainda mais caprichada para garantir conforto e beleza.

no sítio decoração fotos da festa vasos de flores gramado com flores uma beleza muito lindo imagens por cima

Como lidar com os imprevistos?

Fazer uma festa de casamento ao ar livre, de certo modo, é dar um tiro de sorte. Tudo pode sair como o previsto ou então pode chover, pode ventar ou pode acontecer tudo isso junto.

Ninguém está livre de imprevistos, então o melhor é se preparar. A primeira coisa é escolher o horário corretamente. Se você vai se casar no verão, fazer o casamento no final da tarde é pedir para chover, mas também não dá para fazer na hora do almoço. A manhã ou a noite, portanto, funcionam melhor.

Também vale a pena ficar acompanhando bem de perto a previsão meteorológica, já que uma previsão de súbito temporal na semana do casamento faz com que você ative o plano B.

E por falar em plano B, é sempre importante considerar o que pode ser feito quando o ar livre não está colaborando com a sua festa. Usar tendas, mudar o horário do casamento ou mesmo levar a festa para um local interno, mas com boa vista, são algumas opções a se considerar.

Realizar uma festa de casamento ao ar livre exige preparação e cuidado com os detalhes de modo a garantir lindas fotos e memórias em contato com a natureza. Com essas dicas, você garante o casamento perfeito!

Tem dúvidas ou sugestões? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *