30 Modelos de Convite de Casamento Tradicional!

Confira todas as características do convite de casamento tradicional

Errar na escolha do convite de casamento pode fazer com que você já comece o casamento com o pé esquerdo, já que esse erro irá criar uma falta de harmonia. Para evitar que isso aconteça, muitos noivos preferem optar por opções mais seguras e nenhum modelo é tão seguro quanto o convite de casamento tradicional. Clássico e atemporal, esse convite usa elementos básicos e que se adaptam a muitas festas de casamento, mas não a todas. Por isso, confira as características desse tipo de convite e descubra se é para você.

modelos de convites com fita preta branco e amarelo modelos clássicos

O modelo

Quanto aos modelos, os convites de casamento tradicionais também não fogem muito da regra padrão: um convite que normalmente se abre em forma de janela, na qual estão contidas as informações sobre a celebração. Outro modelo mais simples é o que não possui qualquer abertura, sendo uma folha única para o convite. É um modelo bastante convencional e utilizado entre quem não deseja ou não pode gastar muito.

Além disso, o convite de casamento tradicional sempre é formado por linhas retas, normalmente vindo em forma de quadrado ou, no máximo, de retângulo. Isso significa que para ser tradicional de verdade você deve esquecer linhas sinuosas e principalmente modelos com aparência diferenciada, divertida ou despojada demais. O fato de possuir linhas mais tradicionais, inclusive, também barateia o seu custo e por isso é tão utilizado.

cor preta com vermelho com dourado veja o passo a passo de como fazer

As cores

Os convites de casamento tradicional normalmente trazem cores mais neutras e branco é o tom preferido para esses convites. Embora menos comum, é possível encontrar convites tradicionais em tons mais claros, como azul bebê ou rosa antigo.

 

Quanto ao envelope, o modelo também pode ser na cor branca ou então pode aparecer em tons um pouco mais ousados, mas ainda neutros, como o preto ou o dourado. A intenção desse convite é que ele seja atemporal e, portanto, as cores tendem a ser escolhidas dentro de uma paleta mais sóbria para todos os elementos. Menos comumente, é possível encontrar detalhes em vermelho ou roxo, que cada vez mais ganham a atenção de noivos modernos.

A escrita

A sobriedade e o comedimento continuam se fazendo presentes na escrita desse tipo de convite tradicional. Dessa forma, é bastante comum que se optem por fontes de aparência mais clássica e trabalhada, como aquelas feitas em caligrafia. Esse tipo de escrita, inclusive, remonta a tempos anteriores, como de séculos passados, em que as escritas eram feitas com canetas do tipo tinteiro, por exemplo.

Além disso, a escrita pode ou não ser em relevo, geralmente sendo afundada em relação ao papel. Não é incomum também encontrar escrita com efeito metálico, como dourado ou prateado e outras cores incluem o preto, o vinho ou o azul escuro. De modo geral, as cores das escritas também pendem para tons mais clássicos para ornar com todo o convite.

Também é muito comum que seja desenvolvido um brasão especial para a escrita do convite e esse brasão é feito com as iniciais dos nomes de cada noivo. Esse brasão pode vir tanto impresso no convite em si como também no envelope, dando um toque de sofisticação e personalização muito apreciado pelos noivos.

com tipografia com preto com branco

O tipo de papel

Por ser mais tradicional e, teoricamente mais simples, o papel desse convite precisa de atenção especial e é por isso que normalmente escolhem-se papeis mais “pesados” – ou seja, de gramatura mais elevada. Se o papel for muito fino ou muito mole o convite parecerá simples demais em vez de parecer um clássico. Por isso, o acabamento deve ser pensado com todo o cuidado possível para que forneça a sensação de convite com máxima qualidade.

Papeis mais porosos tendem a funcionar melhor para absorver a tinta e para fornecer um resultado muito mais natural e bonito. Já os papeis do tipo foto, como os brilhantes ou foscos, são muito úteis para criar um visual mais moderno e mais minimalista sem fugir totalmente do efeito tradicional.

inspiração com detalhes de renda

Os detalhes: envelope, cores, papel, inspiração!

Não é por ser tradicional que esse tipo de convite não pode contar com alguns detalhes, embora isso deva ser feito de maneira comedida para combinar com todo o visual. O detalhe mais comum nesse tipo de convite é um laço que vem acoplado no envelope ou mesmo no convite.

Fitas de cetim para abrir a janela do convite também são uma opção, assim como pequenas e delicadas ilustrações e arabescos no convite. Esses tipos de detalhes ajudam, inclusive, a garantir que o convite tenha um visual mais elaborado sem que pese excessivamente na aparência.

Apesar disso, é preciso ter muito cuidado com os detalhes para que não seja usado tudo de uma vez, já que mesmo clássicos, detalhes em excesso podem acabar prejudicando todo o visual do convite.

fotos inspiradoras

Nem sempre é a melhor opção…

Por incrível que pareça, o convite de casamento tradicional não é totalmente à prova de erros e pode não ser a melhor opção para seu casamento. Enquanto ele funciona muito bem para casamentos convencionais e mais clássicos, essa não é a melhor opção para quem vai fazer um casamento ao livre, rústico ou então divertido, por exemplo.

O convite precisa ser a primeira introdução que os convidados receberão em relação a toda a celebração e por isso é indispensável que convite e casamento tenham tudo a ver. Da mesma forma que mandar um convite divertido para um casamento tradicionalíssimo é uma péssima ideia, mandar um convite super tradicional e formal para um casamento mais despojado não faz nenhum sentido.

Não se engane: o tradicional nem sempre é mais barato

Não é por ser mais simples no sentido de ser mais clássico e contar com menos detalhes que o convite de casamento tradicional é, necessariamente, o mais barato. Na verdade, muito pelo contrário: esse tipo de convite pode sair mais caro do que um supercolorido ou diferenciado.

Isso se deve ao fato que a falta proposital de detalhes do convite normalmente é compensada com itens de altíssima qualidade – impressão acima do padrão, papel mais caro, envelope personalizado e mais. Por isso, não estranhe se ao cotar um convite de casamento tradicional você se deparar com um orçamento mais elevado do que aquele cheio de itens e detalhes.

O convite de casamento tradicional é a opção perfeita para quem vai se casar seguindo um estilo muito mais tradicional e clássico. Mesmo assim, isso não significa que esse convite pode ser escolhido para todas as celebrações já que é importante que ele tenha a ver, em primeiro lugar, com o estilo de casamento escolhido.

Qual modelo você gostou mais? Comente!

Oi, prazer! Eu sou a Lory Aguiar. Administradora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por escrever.

1 comentário
  1. Maria Gabriela Diz

    Onde eu consigo achar essa fira preta do convite amarelo?

Faça um comentário! Lemos e respondemos todos!

Seu endereço de email não será publicado.