Fontes e Letras Lindas e GRÁTIS para Convites de Casamento!

Veja como decidir quais fontes e letras para convite de casamento usar

Na hora de elaborar um convite de casamento é preciso pensar em tantas coisas… Você tem que definir a cor, o material, os enfeites, os detalhes e a quantidade, isso para dizer o mínimo. Porém, se você ainda não se deparou com a necessidade saiba que também é preciso definir a fonte — afinal, é ela quem trará as informações tão importantes.

grátis

Entre tantas opções disponíveis na internet, como fazer para escolher fontes e letras para convite de casamento? A seguir, confira a resposta para essa dúvida.

Pense no estilo do casamento

Assim como todos os demais elementos, as fontes e letras para convite de casamento precisam ter tudo a ver com o estilo do casamento em si. Somente assim é possível criar uma experiência que começa logo no convite e que é finalizada com uma cerimônia e/ou festa emocionante.

Se o seu casamento é mais tradicional, como um casamento d gala à noite, as letras precisam seguir esse estilo. Fontes mais elaboradas, sinuosas, incrementadas e do tipo cursiva combinam muito mais.

Por outro lado, se o seu casamento é mais despretensioso você vai precisar escolher fontes mais simples — impactantes, mas simples. Já se o seu casamento tem uma pegada divertida, as fontes precisam seguir esse mesmo estilo.

pense no estilo

Avalie as tendências atuais

Depois de pensar no estilo de casamento vale a pena entender o que está em alta no momento. Sim, fontes e letras para convite de casamento também têm tendências tais quais vestidos, bolos e decorações em geral.

Atualmente, o que tem feito a cabeça de quase todo mundo são as letras mais artesanais, no estilo brush lettering. Originalmente feitas com pincéis ou canetas de ponta maleável, essas fontes tomaram a identidade visual de páginas, blogs e também de convites de casamento.

fontes para convites

Fontes mais finas, conhecidas como estilo light, também estão com tudo e funcionam muito bem para criar um visual mais leve ao convite.

Dentro do seu estilo de casamento, portanto, veja quais tendências se encaixam melhor e aplique-as no convite se quiser um convite mais moderno, ainda que seja um casamento mais clássico.

Misture fontes diferentes

Um erro muito comum entre quem vai pensar no convite de casamento é imaginar que a mesma fonte deve ser utilizada para absolutamente tudo no convite, sendo que a realidade deve ser bem diferente.

misture fontes

Em vez de adotar uma fonte para tudo no convite, considere mesclar estilos diferentes para um visual ainda mais bonito. O nome dos noivos, por exemplo, pode aparecer em uma fonte mais elaborada, ainda que o casamento seja casual. Já as informações sobre data e endereço podem ser colocadas em uma fonte mais simples, pois isso facilita a leitura.

O brasão dos noivos, caso exista, pode ter uma fonte ainda mais elaborada, com várias curvas e elementos para criar algo verdadeiramente impactante. Com isso, não se prenda a apenas um estilo, já que a combinação é benéfica.

logo do casal

A dica consiste no equilíbrio: em vez de misturar várias fontes elaboradas ou light diferente, mescle uma fonte mais elaborada com uma fonte mais reta e mais simples. Isso cria um visual mais atraente e muito mais harmônico.

Prefira fontes gratuitas

Você já vai gastar com tantas coisas no casamento, para que gastar com mais uma coisa, como a fonte do convite de casamento? É bem verdade que muitas fontes pagas são inigualáveis de tão bonitas, mas também é verdade que há milhões de fontes gratuitas que são bonitas e adequadas para o casamento.

letras e fontes

Por isso, o ideal mesmo é buscar fontes gratuitas que estejam adequadas com os critérios que você estabelecer. Assim, vai ficar mais em conta fazer um convite de casamento perfeito.

Porém, se você fizer questão de ter algo exclusivo o melhor é procurar uma fonte personalizada. Dependendo das suas habilidades é possível fazer fontes com as letras dos noivos ou então contratar um profissional especializado em tipografia para fazer fontes que tenham tudo a ver com seu casamento.

fontes e letras para convites

Considere pedir ajuda de um profissional

Por falar em profissionais, eles podem te ajudar nessa escolha se você não estiver plenamente satisfeita com o resultado ou se tiver tantas dúvidas a ponto de não saber por onde começar.

ajuda de um profissional

Um profissional de design, por exemplo, entende suficientemente o bastante de tipografia e escolha de fontes para te orientar sobre o que é mais adequado para toda a identidade visual do enlace.

Se quiser ir mais a fundo, é necessário procurar alguém especializado em tipografia. Com esse tipo de auxílio, você vai conseguir não apenas escolher as fontes corretas, como vai conseguir um convite que realmente chame a atenção do jeito certo.

testes

Faça diversos testes

Outro ponto é que você deve fazer diversos testes. Não tenha medo de errar e nem de experimentar em busca da combinação perfeita para o seu casamento. Muitas vezes, uma dupla de fontes que funciona bem separadamente não fica tão bem quando é colocada junta. Da mesma forma, uma fonte que pode não parecer tão bonita no monitor pode ficar incrível no papele vice-versa.

fontes

Por isso, o ideal é fazer vários testes com combinações, tamanhos e cores diferentes. Faça impressões mais rápidas na gráfica para imaginar como o convite ficará. Com a peça de teste em mãos, vai ficar muito mais fácil analisar se as fontes e letras para convite de casamento escolhidas são as certas de verdade.

dicas de convites

Saia do lugar comum

Independentemente da sua escolha, procure fugir do lugar comum. A menos que você tenha um objetivo muito claro para isso, fuja de fontes muito conhecidas como Arial, Times New Roman e Calibri — ou o seu convite pode ficar parecendo uma capa de jornal. Se quiser mesmo uma fonte mais clássica, Verdade e Helvetica vão muito bem.

fontes e letras

Quando o assunto é fonte sinuosa, tente evitar opções batidas como Georgia, Lucinda Calligraphy, Monotype Corsiva e Scriptina. Todas elas são fontes exaustivamente usadas ao longo dos anos e vão deixar seus convites com uma cara comum. Em vez disso, opte pelas belas Janda As long as you love me, Renaissance ou Cemporeng.

convite de casamento

E nem pensar em escolher a famigerada Comic Sans — novamente, a menos que você tenha um objetivo. A fonte não é tão bem vista e vai desvalorizar o seu convite.

estilos diferentes

Para escolher fontes e letras para convite de casamento é preciso ter em mente como será o enlace e qual o estilo desejado. Feito isso, aposte em opções diferenciadas e mesmo mescle fontes diversas para um resultado ainda mais bonito.

Ficou mais fácil para você decidir qual fonte escolher? Ainda tem dúvidas? Conte nos comentários!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *