Como Fazer Save The Date Online Grátis! [Tutorial]

Confira dicas de como fazer Save the Date online

Muitos casais ao começar a planejar os detalhes do casamento dão atenção especial para a escolha dos convites, já que será através deles que os amigos e familiares serão convidados para comparecer a esse dia tão especial. Uma tendência já forte fora do Brasil é o Save the Date, um pré-convite que vem caindo cada vez mais nas graças dos noivos. Esse detalhe é uma ótima opção para os casais que querem incluir no planejamento algo diferente que deixará os convidados sabendo do dia do enlace. Confira dicas de como fazer Save the Date online e inclua o pré-convite nos planos para o casamento.

O que é o Save the Date?

o que é

Para acertar nessa tendência você deve entender melhor o que é o Save the Date. A tradução da expressão é Reserve a Data, logo, é um pré-convite que irá informar aos amigos e familiares o dia do casamento. O Save the Date difere-se do convite de casamento na forma de apresentação: o pré-convite só conta com informações básicas referentes à união, como o nome dos noivos e a data em que acontecerá. É uma forma de o casal dizer: “reservem esse dia em suas agendas”! O Save the Date não é obrigatório e cabe ao casal a decisão de fazer ou não.

Quando enviar?

quando enviar

Como o Save The Date serve para informar os convidados sobre a data do casamento, não adianta fazê-lo faltando uma semana para o casamento – nesse caso, é melhor e mais fácil simplesmente enviar o convite. O Save The Date, inclusive, não serve para substituir o convite e sim para dizer “ei, estamos noivos e decidimos a data”.

Por isso, o momento certo de enviar o Save The Date é quando vocês têm absoluta certeza de quando irão se casar. Não adianta mandar o aviso com “vamos nos casar em 2018” ou “talvez em maio ou setembro”. É preciso de uma data com dia, mês e ano para que todo mundo possa marcar a data no calendário. Além disso, esse envio também é muito útil para que as pessoas possam se planejar, especialmente quem está longe. Por isso, assim que souberem a data e decidirem como fazer, não percam tempo.

O Save The Date precisa de ainda mais antecedência se vocês pretendem fazer algo muito de diferente para o casamento, como, por exemplo, viajar para outra cidade, estado ou país. Especialmente se os convidados tiverem que bancar suas despesas eles precisam de planejamento e do maior tempo possível para que possam se organizar.

Atenção à lista de convidados

imagens do filme

Outro fator que precisa de muita atenção é a lista de convidados. Se você vai pedir para alguém marcar a data do seu casamento no calendário, é porque ele está convidado, certo? Então tenha em mente que todo mundo que receber o Save The Date é, automaticamente, um convidado desse momento especial.

Dessa forma, não é porque ele é feito online e potencialmente gratuito que você pode enviar para qualquer pessoa apenas para fazer uma média. Lembre-se sempre que se você enviou o Save The Date a pessoa tem todo o direito de se sentir convidada a participar desse momento com vocês.

Planejando o Save the Date

como planejar

Para planejar o Save the Date a dica é usar da criatividade, já que a graça do pré-convite é que seja algo mais descontraído, mas sempre de acordo com a personalidade do casal. A maioria dos Save the Date é feita com uma sessão de fotos, com muitas poses românticas e divertidas.

Além da clássica versão impressa, você também pode fazer esse pré-convite online. A grande vantagem é que você não vai precisar ter gastos elevados – ou mesmo terá gasto zero. Além disso, enquanto pelo correio pode acontecer extravio, quando esse pré-convite feito de maneira online garante que vai chegar ao seu destino. Em um mundo superconectado, também é bastante improvável que seus convidados não estejam minimamente na internet para receber esse pré-convite.

Sessão de fotos para o Save the Date

sessão de fotos

Para acertar na sessão de fotos do Save the Date a dica é escolher um lugar especial para o casal – optar por um local que faça parte da história dos noivos é uma ótima escolha.

Além disso, na sessão de fotos o casal é o foco, mas caso tenham bichos de estimação ou filhos, eles podem fazer parte das fotos e deixar o clima muito mais divertido.

Não menos importante está a data: ela precisa estar visível nas fotos e, de preferência, integrada ao cenário. É o caso de segurar um bichinho de pelúcia, um cartão ou qualquer objeto que contenha a data, fazendo com que todos marquem no calendário. Se for à praia, a data pode aparecer no cenário gravada na areia – tem coisa mais romântica?

Save the Date online

Ao escolher o Save the Date online o casal envia o pré-convite aos amigos e familiares através de e-mail ou até mesmo das redes sociais. Outra opção que vem sendo muito utilizada é a de disponibilizar um QR Code para acessar o pré-convite. Abaixo confira dicas de como informar os amigos e familiares sobre a data do casamento online com o Save the Date.

· Por e-mail

Um dos jeitos mais fáceis de informar para pessoas queridas que vocês vão se casar é utilizando o e-mail. Sendo uma ferramenta que praticamente todo usa diariamente, vocês conseguirão fazer com que todo mundo saiba que o dia em que vocês vão se casar.

Apesar das vantagens, entretanto, essa pode não ser a melhor opção para vocês caso não saibam os e-mails de todo mundo. Se vocês quiserem fazer surpresa na hora de enviar esse pré-convite, não ter o e-mail de todos pode atrapalhar bastante.

Além disso, se a sua lista for muito grande você também encontrará dificuldades em mandar os e-mails, um por um, de maneira sincronizada. No geral, entretanto, um e-mail personalizado com uma imagem bonita de pré-convite costuma cumprir muito bem o seu papel.

· Pelas redes sociais

As redes sociais se transformaram em uma febre e, graças a isso, é bastante improvável que você conheça alguém que pelo menos nunca ouviu falar sobre o Facebook. Com isso, outra possibilidade é a de fazer a divulgação pelas redes sociais, o que torna tudo mais fácil.

Você pode, por exemplo, criar um evento no Facebook e convidar todos os seus amigos que você deseja que recebam o convite. Um grupo no Whatsapp também pode ser uma possibilidade, assim como enviar tweets individuais para cada um.

O problema aqui reside no fato de que tudo pode ficar um pouco impessoal demais e também pelo fato de que se você não tomar cuidados com as configurações – ou se não tiver opção – outros amigos que não receberem o pré-convite podem ficar ressentidos de não terem sido chamados.

Além disso, existe o problema de algumas pessoas não terem redes sociais, assim como talvez você não tenha adicionado algum amigo da sua cara metade, por exemplo.

· Por QR Code

O QR Code é um código gráfico que, mediante um leitor específico, realiza uma determinada ação. Mas como isso se relaciona com o seu Save The Date online? Simples: você pode criar um QR Code com o endereço da sua imagem de Save The Date e enviar para os amigos e pessoas queridas.

Sem dizer o que é,basta dar instruções de como abrir e deixar a surpresa rolar solta. Embora seja muito prático, o grande problema de usar essa técnica é que a tecnologia pode ser um pouco complicada demais, especialmente para que não leva muito jeito com essas inovações.

· Por aplicativos do smartphone

Outra possibilidade inclui a criação de um aplicativo, pago ou gratuito, para distribuir o seu pré-convite. Tenha em mente, entretanto, que essa é a opção mais difícil e também a que mais “segrega” os seus convidados.

Se por um lado é ótimo contar com um aplicativo especialmente dedicado para o seu casamento, por outro pode ser que isso acabe consumindo mais tempo e dinheiro do que um Save The Date deveria. Além disso, é sempre importante considerar que nem todo mundo tem smartphones ou tablets e, mesmo quem tem, nem todo mundo sabe como mexer. Por isso, é preciso pensar com cuidado se esse meio realmente vale a pena.

Se a sua lista é mais compacta e basicamente composta por gente que ama tecnologia, entretanto, esse não precisa ser um problema para você. Caso você ou o futuro cônjuge saibam programar e criar aplicados, melhor ainda.

Como fazer o Save the Date online

Após pensar a melhor forma de enviar o seu Save the Date é hora de elaborar como será o pré-convite. Isso tem a ver com qual vai ser a “cara” que os futuros convidados vão encontrar e tudo depende do que vocês pretendem. Assim, confira como fazer o Save the Date online com dicas criativas.

· Imagens personalizadas

Uma das formas mais simples de fazer o Save The Date online é criando imagens personalizadas com as informações sobre o casal e sobre os noivos. Isso pode ser feito por um de vocês, por um profissional ou então em sistes que oferecem essa opção gratuitamente.

Feito isso, é só salvar a imagem e sair distribuindo por aí da forma que você achar mais conveniente. Dá para fazer por QR Code, dá para fazer por e-mail, dá para mandar nas redes sociais ou como você quiser. Apesar disso, é uma opção bem pouco elaborada e que por isso nem sempre agrada a todos os casais.

· Hotsite com sessão de fotos do casal

Um hotsite é um site menor que é parte integrante de uma opção maior. Isso significa que existem alguns portais e sites especializados em casamento que permitem que você crie uma página específica para o seu enlace – quase uma rede social, só que de matrimônios.

Com isso, você pode criar uma espécie de hotsite especial para o seu Save The Date e nele podem estar as diferentes fotos que o casal tirou durante a sessão de fotos. O ideal, entretanto, é maneirar na quantidade de fotos já que uma página muito pesada vai demorar muito tempo para carregar e, portanto, vai ser mais difícil para os seus futuros convidados.

· Vídeo do casal

Outra possibilidade é fazer um vídeo do casal de forma que fique bem emocionante, mas que vá direto ao ponto. Aqui não é a hora de fazer um vídeo longo e emocionante em que o casal conta a sua história e termina em lágrimas de emoção – guarde isso para o casamento.

Nesse momento, é muito melhor utilizar um vídeo bem curtinho e divertido que chame as pessoas para marcar a data do casamento no calendário. Uma possibilidade é fazer as gravações no dia das fotos para o ensaio ou, então, utilizar uma animação divertida.

· Contagem regressiva personalizada online

Também dá para criar uma contagem regressiva online em sites especializados para isso. Algumas, inclusive, permitem uma contagem regressiva totalmente personalizada, o que garante que fique ainda mais com a cara de vocês.

Nesses casos, é preciso deixar bem clara qual é a data do casamento já que ninguém quer ter que ficar fazendo conta de que faltam 273 dias 16 horas e 53 minutos para o casamento. Ao fazer do jeito certo, você garante que vai criar expectativa entre as pessoas queridas que estarão com você.

· Utilizando aplicativos a seu favor

Se você utilizou um aplicativo para anunciar o Save The Date online, então nada melhor do que já aproveitar o embalo e garantir que o convite também venha via aplicativo. Alguns criadores de aplicativo gratuitos permitem personalizações e o fato de poder adicionar uma imagem já vai garantir que as pessoas saibam sobre a data.

Do mesmo modo, você também pode usar o aplicativo para redirecionar para o seu hotsite de Save The Date. Tenha em mente, entretanto, que quanto mais complicado você tornar o caminho para encontrar a data, mais uma casa ao tesouro isso vai se tornar e, portanto, maiores as chances de que alguém fique sem ter a menor ideia de quando será a cerimônia.

Sabendo como fazer Save the Date online e o que é essa tendência que tem tudo para virar uma tradição no planejamento do casamento, o casal poderá incluir nos preparativos um momento a dois com muitas fotos românticas. Utilize o Save the Date para avisar os amigos e familiares da data do casamento e tenha um pré-convite especial.

Tem dúvidas? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *