Como Fazer Lembrancinhas de Casamento Passo a Passo

Veja como fazer lembrancinhas de casamento sem estresse

As lembrancinhas de casamento são parte importante para muitos casais, já que funcionam como um agradecimento pela presença e tempo dedicado dos convidados. Quem tem um orçamento mais curto ou gosta de dar o seu toque especial, entretanto, pode descartar a contratação de um profissional para fazer as lembrancinhas por conta própria. Como é algo importante, entretanto, é preciso fazer do jeito certo. Não sabe por onde começar? Então veja a seguir 12 dicas de como fazer lembrancinhas de casamento.

dicas de lembrancinhas
Criativas
casamento
Criativas
lembrancinhas
Criativas

Escolha o modelo: como escolher!

Para fazer as lembrancinhas de casamento você deve começar escolhendo o modelo que deseja para sua festa. Como você vai fazer, o mais recomendado é escolher uma opção mais simples ou que, no mínimo, não exija materiais dos quais você não dispõe.

É o caso, por exemplo, de uma latinha que tenha recortes feitos à laser. A menos que você disponha de uma máquina do tipo – o que é amplamente improvável – dê preferência para coisas mais simples ou que, ao menos, possam ser realizadas sem maiores problemas para você.

Nesse comento, inclusive, você deve escolher não apenas uma, mas um conjunto de lembrancinhas diferentes entre si. Isso não significa que você fará todas e, sim, que você terá planos de reserva caso uma ou outra dão deem certo.

nas melhores lojas
Em Biscuit: Engraçadas
inspiração artesanal
Em Biscuit: Engraçadas
fotos de lembrancinhas
Em Caixinhas
faça sob encomenda
Em Caixinhas
aproveite e recicle
Em EVA
as mais bonitas
Em EVA
vermelho e branco
Em EVA
mais tradicional
Em feltro

Saiba quais são suas habilidades

Você também precisa conhecer quais são as suas habilidades para poder optar por uma lembrancinha mais fácil ou mais difícil. Se você é artesã ou simplesmente tem excessiva facilidade para o trabalho manual então certamente você poderá escolher lembrancinhas mais elaboradas, como as que incluam molde ou pintura.

Se, por outro lado, suas mãos não são tão habilidosas para fazer esse tipo de trabalho dê preferência para lembrancinhas que sejam mais simples de serem montadas. Ou seja, se você não tiver muita habilidade prefira coisas que você só precise montar, como uma latinha com confeites coloridos, caixinhas de bombons ou aromatizadores de ar. O casamento não é hora de complicar, então se você não sabe procure não ficar se estressando com algo que vai te dar mais trabalho do que deveria.

curso completo
Em feltro
tutorial grátis
Em feltro
curso grátis
Em feltro
aprenda a fazer
Em MDF
como fazer
Em MDF
marrom e branco
Em MDF
marido e mulher
Em MDF

Confira tutoriais passo a passo na internet (principalmente no YouTube)

Assim que você definir quais lembrancinhas pretende fazer é hora de conferir tutoriais. Normalmente você encontra muitos tutoriais disponíveis na internet, tanto em fotos como em vídeos. É exatamente por isso que você deve escolher algo menos complicados ou inovador demais, porque dessa forma você vai ter acesso a uma grande quantidade de materiais.

Se você vive em uma cidade maior, por outro lado, existe uma chance de que existam cursos disponíveis de artesanato e até mesmo de lembrancinhas específicas. Se for muito importante para você que tudo saia exatamente perfeito então você pode ir conferir tutoriais ao vivo ao se inscrever em um desses cursos. Saiba, entretanto, que isso não é tão importante quanto ver outros tutoriais mais simples.

Também é muito importante que você procure mais de um tutorial da mesma lembrancinha. Isso porque cada pessoa é diferente e, portanto, possui um jeito diferente de fazer a mesma coisa. Ao ver tutoriais diferentes você vai conseguir identificar qual técnica tem mais a ver com você e com o que você sabe, facilitando o seu trabalho.

Imperdível:  15 IDEIAS de Lembrancinhas para Padrinhos de Casamento

Adapte

Já que cada pessoa é diferente você também pode fazer a mesma lembrancinha de um jeito próprio. Para isso, é muito importante que você preste atenção redobrada aos tutoriais para que você saiba exatamente o que precisa ser feito em cada etapa. Isso é importante porque é bem possível que e um desses tutoriais você se depare com uma etapa excessivamente difícil ou trabalhosa.

Portanto, assista aos tutoriais, mas também pense em forma de tornar cada etapa mais fácil. Ao desenvolver uma forma própria de fazer a lembrancinha você tem mais chances de que tudo saia como você espera – e, quem sabe, até melhor.

Adaptar também é importante para que você seja capaz de personalizar os itens. Em um tutorial genérico é óbvio que não haverá qualquer indicação sobre o nome do casal. Por isso, você também deve adaptar a lembrancinha para que ela seja capaz de conter o nome do casal e, se for o caso, do convidado que receberá. Com isso, ficará algo muito mais seu e com certeza mais a ver com o tema da festa.

diferentes opções
Escova de Dente
melhores dicas
Imã de Geladeira
melhores sugestões
Imã de Geladeira
para homens
Originais
para os convidados
Originais
mais baratas
Originais
com fita rústica
Rústico
estilo vintage
Rústico
para casamento sertanejo
Rústico

Calcule a quantidade de lembrancinhas

Agora que você já sabe o que fazer e como fazer você deve pensar na quantidade de lembrancinhas que serão necessárias. Para isso, você deve contar quantas pessoas confirmadas estarão no casamento e, a isso, somar um número a mais para que não falte para ninguém.

Se no seu casamento estarão 100 pessoas, então se a lembrancinha for mais cara é melhor fazer pelo menos 110. Se a lembrancinha quebrar facilmente, 115 é um número razoável para prevenir que os convidados fiquem sem. Uma lembrancinha mais barata, por sua vez, pode ter uma margem maior, como 120 lembrancinhas.

Fazer esse cálculo correto é importante para comprar a quantidade exata de produtos que serão necessários. Isso é especialmente importante se você precisar comprar itens cujos lotes são diferentes entre si ou se você precisar viajar para comprá-los. Por isso, quanto mais planejamento, melhor.

Compre materiais com bom custo-benefício

Falando em materiais, inclusive, é muito importante que você faça uma compra pensando no custo-benefício – e não só no preço em si. Comprar o material mais caro nem sempre significa comprar o mais útil ou com mais qualidade e, além disso, também irá onerar seu orçamento de maneira excessiva.

Por outro lado, materiais muito baratos podem fazer com que todo o visual seja prejudicado. Especialmente se sua festa for mais tradicional ou se tiver elementos mais trabalhados, pecar no material da lembrancinha faz com que tudo fique em desarmonia.

Somado a isso está o fato de que material muito barato não dura e, portanto, seus convidados não poderão desfrutar da lembrancinha após o casamento.

Por isso, o melhor a fazer é encontrar um material intermediário que ofereça preço bom e justo com qualidade aceitável. Quer um exemplo? Se você quiser fazer uma lembrancinha que envolva uma caixa, você terá opções como madeira e papelão.

Imperdível:  40 Ideias de Lembrancinhas de Casamento em EVA

Enquanto a madeira tende a ser mais cara, o papelão pode deixar e muito a desejar. Então que tal escolher uma caixinha de acetato? Com preço barato e aspecto moderno e arrojado, ela pode atender exatamente aquilo que você precisa.

tons mais bonitos
Vermelho
cores mais cotadas
Vermelho
muito fofo
Vintage
estilo romântico
Vintage

Faça pequenos testes

Antes de sair comprando todo o material, entretanto, é preciso que você faça pequenos testes. Isso serve para saber se fazer a lembrancinha é realmente viável ou se você terá que partir para um plano alternativo.

Por isso, compre material para fazer, por exemplo, 5 ou 10 lembrancinhas e dê início à produção. Ao fazer essa quantidade você vai descobrir se é possível, se é demorado ou não, se ficou como você esperava e mais. Pode ser que você comece a fazer e se dê conta de que não consegue, que demora demais ou que simplesmente o resultado não fica como você imaginava. Aí, é hora de partir para outra opção.

Fazer esses pequenos testes também é importante para que você saiba o que falta. Pode ser que você faça a lembrancinha como o recomendado, mas no final fique sentindo que falta alta – um efeito, um detalhe ou algo do tipo. Nesse caso, você saberá que precisará comprar um material extra e que não estava previsto na lista.

Comece com antecedência

Também é muito importante que você comece com o máximo de antecedência possível. Por menor que pareça o número de lembrancinhas ou por mais fácil que ela pareça, quanto mais perto do casamento você estiver, mais difícil será encontrar tempo pára fazer essas lembrancinhas.

Por isso, acredite quando é dito que você precisa começar o quanto antes. Apesar disso, não dá para definir um prazo específico já que tudo depende do tipo de lembrancinha e da quantidade que precisará ser feita. Se for um número até 100 lembrancinhas de nível mais simples, o melhor é começar dois meses antes da grande data. Acima desse número, três meses deve ser o tempo mínimo. Se as lembrancinhas forem muito complexas, entretanto, começar com cinco ou seis meses parece uma boa ideia para que você não tenha que fazer nada às pressas.

Quem tem uma ideia fixa e definida da lembrancinha, por sua vez, pode começar tão logo forem decididos detalhes importantes da festa, como cores e outras características visuais que fazem a diferença. Só é importante que você não deixe tudo para o mês ou, pior ainda, para a semana anterior do casamento já que as grandes de insucesso são grandes – ainda que sejam 30 ou 50 lembrancinhas.

com fotografia
Que tenha utilidade
cores
Rosa

Divida em etapas

Em vez de querer fazer tudo ao mesmo tempo, como fazer lembrancinhas de casamento exige o mesmo que você fez com o planejamento do evento em si: divisão em etapas. Em uma folha de papel anote tudo o que você precisará fazer para a lembrancinha em cada etapa.

Se for fazer uma caixinha, anote se é preciso montar ou não a caixinha, seguido do seu preenchimento e finalizada pelo laço e pela tag, por exemplo. Estabelecer uma “linha de produção” te ajudará não apenas a não se esquecer de nada, como também a mecanizar o trabalho como um todo.

Dividir tarefas maiores em menores também é benéfico porque dá mais motivação e também porque otimiza o tempo. Se um dia você não puder fazer lembrancinhas completas, ainda assim você poderá fazer tarefas menores e adiantar o trabalho como um todo. Por isso, dividir para conquistar deve ser o seu lema.

Imperdível:  20 Sugestões de Envelopes para Convites de Casamento
dicas de casamento
Que eu mesma possa fazer
as mais bem decoradas
Que eu mesma possa fazer
as mais úteis
Que tenha utilidade

Tenha um plano de ação

Com as tarefas divididas, monte um plano de ação: veja quanto tempo você ainda tem até o casamento, quantas lembrancinhas são e quais as etapas a serem concluídas. Marque datas para testes, compras de materiais e para começar a produção.

A partir daí, divida o número total de lembrancinhas pelo número de dias até duas semanas antes do casamento. Se você tem que fazer 100 lembrancinhas e tem 50 dias até duas semanas antes do casamento, então você deverá fazer 2 lembrancinhas por dia, todos os dias. Ao estabelecer metas assim, você não se perde e consegue concluir tudo a tempo.

Você também deve criar um plano de ação para a montagem. Para isso, você deve definir se vai fazer cada lembrancinha individualmente ou então se vai preparar todas as etapas de uma vez para só então realizar a montagem. Essa técnica é mais rápida, mas vai exigir que você tenha total certeza sobre o que está fazendo, já que uma vez cortados, colados ou montados os itens não poderão ser desfeitos se na hora de fazer você descobrir que precisava ser diferente.

Peça ajuda

Como fazer lembrancinhas de casamento também pode incluir você contar com ajuda de pessoas especiais para você. Parentes, madrinhas, amigos e até mesmo a sua cara metade podem te ajudar a montar as lembrancinhas. Com isso, além de conseguir itens para dar aos convidados você estreitará laços com aqueles que são importantes para você.

Exatamente por isso é que ter um plano de ação e uma divisão em etapas é importante, já que independentemente da habilidade todo mundo vai poder ajudar, nem que seja fazendo um pouquinho sobre cada lembrancinha.

sugestões de lembrancinhas
Mini bolo
para comer
Mini bolo
pote de doce
Que estão na moda

Em último caso, encomende

Se o resultado final não ficou como você esperava ou então se você não conseguiu fazer nada do quer planejou, não se desespere. Sempre há a possibilidade de você encomendar com um profissional, mas para isso é preciso que você saiba a hora certa de pedir ajuda e fazer a encomenda.

Se você tentou de tudo e os testes falharam e se você não quer abrir mão dessa lembrancinha específica, por que insistir? No final você vai acabar comprando todo o material e gastando dinheiro para só então se convencer de que não é a melhor ideia. O mesmo vale para o tempo: quanto mais você demorar para concluir que precisa de ajuda, mais caro o serviço ficará.

Por isso, se você não conseguiu, se deu problema ou se não saiu como esperava não há nenhuma vergonha em encomendar com um profissional e poder se preocupar com outras etapas igualmente importantes.

Como fazer lembrancinhas de casamento inclui habilidade, mas, muito mais do que isso, é preciso planejamento e organização para que tudo dê certo sem gastos de dinheiro ou de tempo excessivos. Dessa maneira, você consegue ter lembrancinhas do jeito que sempre sonhou e feitas com o seu toque especial.

Tem dúvidas? Comente!

ctrl d para favoritar

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest