25 Vasos para Decoração de Casamento [Ideias & Fotos]

Aprenda como escolher vasos para decoração de casamento

Praticamente em toda festa de casamento um item está sempre presente: o vaso. É isso mesmo: o vaso é um elemento superimportante da decoração de casamento porque é ele quem sustenta os arranjos que chamam a atenção e arrancam elogios. Na mesa dos convidados e também na mesa dos bolos, os vasos para decoração de casamento precisam ser escolhidos com muito cuidado se o objetivo é ter uma festa perfeita. Por isso, veja a seguir algumas dicas para escolher os vasos perfeitos para a sua celebração.

vasos

Escolha o tamanho certo do vaso

Quando você for escolher os vasos para decoração de casamento, uma das primeiras questões será o tamanho. Essa decisão se relaciona menos com a altura — assunto para outro tópico — e mais com a “capacidade” do vaso em si.

Em geral, você terá três opções disponíveis, que são:

  • Pequeno: o vaso pequeno é recomendado para arranjos mais discretos, como aqueles com pequenas margaridas ou violetas. Também pode servir de item para armazenar velas flutuantes e pequenas flores que podem ser levadas pelos convidados para suas casas.
  • Médio: já o vaso médio serve, principalmente, para armazenar arranjos que são mais volumosos, mas que ainda não são tão grandes ou tão pesados. São mais discretos do que os grandes, mas permitem arranjos de flores mais tradicionais.
  • Grande: o vaso grande para decoração de casamento, por sua vez, é mais robusto e serve para acomodar aqueles arranjos bem grandes, pesados e pomposos. Se a sua decoração vai ser mais intensa, falando em flores, essa é a opção adequada. Pense na altura adequada

Depois de falar em tamanho do vaso em si, é hora de falar da altura. Essa decisão é muito importante porque não apenas vai destacar — ou não — os arranjos, mas também vai garantir o conforto dos convidados. Nesse sentido, você tem duas opções em opostos extremos que são:

  • Baixíssimo: o vaso baixíssimo é aquele que fica bem rente à mesa e que, normalmente, tem altura menor que a de uma taça. Combina com velas ou arranjos mais delicados e não atrapalham a comunicação entre convidados, mas também não se destaca na mesa.
  • Alto: o vaso alto, por sua vez, serve para criar aqueles arranjos de capa de revista. Embora atrapalhem um pouco a comunicação, as flores ficam bem acima dos convidados e, no geral, são facilmente incorporáveis.

Você pode, então, estar se perguntando cadê o vaso médio, certo? A verdade é que ele não é uma boa opção. Se o vaso é médio, ele normalmente está abaixo da altura dos olhos dos convidados sentados. Quando as flores são colocadas, elas ficam exatamente na linha de visão dos convidados, dificultando a comunicação e tornando o momento menos agradável. Por isso, é melhor evitar.

fotos de vasos com flores para o campo muito chique vasos para flores decoração com vasos casamento festa de matrimônio de vidro de vários materiais para mesa para fazenda para salão fotos de vasos para flores

Invista no estilo certo

O estilo da sua festa precisa combinar perfeitamente com o estilo do vaso e isso exige uma sintonia fina entre muitos aspectos. Em geral, entretanto, dois são os principais: a textura do vaso e se ele possui ou não algum detalhe. Nesse caso, suas opções incluem:

  • Clássico: o vaso clássico é aquele que possui uma aparência que “inventa” pouco. Seja com linhas sinuosas ou mais retas, esse vaso possui uma aparência bem versátil e que se encaixa em qualquer ocasião. É perfeitamente liso, transparente ou não e inteiriço. Combina com casamentos clássicos e também com casamentos diferentes, servindo como um “aporte” de tradicionalismo.
  • Com textura: já no vaso com textura a coisa começa a mudar de figura. Normalmente, trata-se de um vaso de vidro texturizado, que ganha uma aparência super moderna e de vanguarda. É uma opção quando o arranjo não precisa se todos os holofotes, que podem ser divididos com o aspecto diferenciado do vaso.
  • Vazado: a opção vazada, por sua vez, é a mais moderna de todas. Ela pode ser minimamente vazada ou então sequer pode lembrar que se trata de um vaso. É uma opção especialmente indicada para arranjos de flores artificiais ou que não necessitem de qualquer água, por motivos óbvios. Tenha cuidado com o material

Outra coisa muito importante é ter cuidado com o material. Isso se deve por dois motivos: o primeiro é que cada material combina com um tipo de casamento e o segundo é que materiais muito frágeis precisam de atenção especial. Normalmente, as opções mais utilizadas incluem:

  • Vidro ou cristal: os vasos para decoração de casamento de vidro ou de cristal são muito utilizados e são considerados os mais nobres. Se forem de cristal, são ainda mais caros. Normalmente, eles resistem bem a uma grande quantidade de flores, mas vale a pena investir em vasos mais espessos para garantir a total segurança.
  • Acrílico: para casamentos moderninhos, o melhor é investir em vasos de acrílico transparente. Eles também não são baratos, mas são ótimas opções para quem quer brincar com a iluminação sem precisar utilizar o vidro para conseguir a transparência.
  • Metal: em casamentos mais rústicos, o vaso de metal cai bem. No geral, é melhor deixar de lado os de ferro fundido que são muito pesados e rústicos um pouco demais. No lugar, é melhor investir nos de alumínio, cobre ou aço trabalhado.

Quanto ao vaso de cerâmica ou barro, esqueça! A aparência não fica atraente e todo o visual da sua mesa pode descer pelo ralo se você escolher esse tipo de peça. A exceção fica para o caso de o seu casamento ser bem diferente e rústico e combinar perfeitamente com o que trás essa peça.

vasos para flores imagens fotos flores coloridas flores brancas com gaiola com vidro no litoral fotos de vaso para casamento vaso para casamento

Decida corretamente a cor do vaso

Por fim, mas não menos importante, está a decisão referente à cor do seu vaso. Essa decisão precisa combinar não apenas com o seu casamento, mas também com o seu arranjo. Dentre as opções, estão:

  • Transparente: o vaso transparente é a opção mais utilizada porque permite que a luz passe sem nenhum problema, atrapalhando muito pouco a visão e também permitindo que o vaso fique de qualquer cor, dependendo da luz que seja jogada na região.
  • Colorido ou branco: já o vaso colorido é a opção para quem quer algo diferente. É uma opção que rouba consideravelmente a atenção dispensada ao arranjo, então vale a pena considerar isso antes de escolhê-la. Em geral, cores como azul e roxo estão entre as mais procuradas.
  • Metalizado: para um casamento mais moderno e mais ousado, os vasos metálicos são ótimas opções. Como é natural, é uma opção mais adequada em vasos feitos de cobre ou alumínio, por exemplo. Cria uma aparência futurista e diferenciada para a mesa.

Escolher os vasos para decoração de casamento exige que você pense em fatores como tamanho, altura, estilo, material e cor. Com tudo isso em mente, fica mais fácil conseguir mesas com a decoração perfeita para você, sua festa e para os convidados.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *