Flor Solitária para Casamento: Tipos, Espécies e Ideias!

As flores estão presentes nas decorações de casamento há muito tempo, e elas embelezam o ambiente, dão vida a grandes salões de festas e trazem alegria para o dia tão especial.

Além disso, as flores de um buquê de noiva, por exemplo, têm um significado especial, elas representam a fertilidade do casal.

Variedades de arranjos e buquês de flores são utilizadas em cerimônias e festas, mas a flor do momento é a Flor solitária para casamento.

dicas de flores

A Flor solitária para casamento é uma alternativa moderna para quem deseja um casamento com estilo que não seja tradicional.

Com estilo minimalista, a ideia de utilização da flor única no buquê apresenta um modo mais clean e versátil. Diferente dos casamentos baseados em buquês de rosas de vários tipos e tamanhos.

Mas afinal, o que é exatamente a flor solitária para casamento?

Confira a seguir tudo sobre essa nova tendência.

O que é uma flor solitária para casamento?

A single flower ou flor solitária é um tipo de buquê utilizado em casamentos com estilo diferenciado.

Podem ser introduzidas em cerimônias religiosas simples, casamentos na praia, no campo ou mini weddings.

Como existem diversos tipos de flores, o ideal é a escolha de um tipo que combine com o estilo do vestido da noiva, e o restante da decoração.

o que usar no casório

Os Tipos de flores solitárias mais utilizadas

Na dúvida, opte por flores com caule mais longo, para ser mais fácil para a noiva carregar.

Porém, existe uma variedade de flores e cores para você escolher aumentando ainda mais a dúvida da noiva e sua organizadora.

Uma dica legal é se atentar à estação do ano, ao local e as cores que combinam com os noivos e sua decoração.

Por isso, separamos algumas flores que podem ser utilizadas como buquê de flores solitárias para casamento:

  • Crisântemo Protea: cultivada originalmente na África do Sul, a Protea como é popularmente conhecida, é uma flor com traços delicados e que possuem um significado de esperança e transformação.
  • Girassóis: alegres e delicados, os girassóis são ideais para casamentos com estilo rústico. A flor de girassol representa a luz do sol, vivacidade e alegria. Por isso, o ideal é que se opte por utilizá-la em casamentos durante o dia. Como o girassol recebe energia do sol, essa opção assenta com casamentos celebrados com a presença do sol.
  • Rosa: são as mais tradicionais e nunca perdem o seu charme. Neste caso, podem ser usadas em várias cores e em seu caule pode-se acrescentar uma fita de cetim ou apenas um laço como apetrecho de decoração do buquê solitário.
  • Peônia Magnólia: a peônia é originária da china e Japão e representa prosperidade. Elas são lindas e elegantes. Podem ser usadas em conjunto com um terço ou laços de cetim.
  • Hortênsias: Semelhantes às peônias, as hortênsias também são de origem oriental. São facilmente encontradas em floriculturas do Brasil. Seu significado espiritual remete-se a devoção, coragem e determinação.
  • Gérbera: transmitem energia, alegria e vida. É uma ótima opção para as noivas que querem passar aos convidados a ideia de um casamento mais poético e meigo.
  • Flor de papel: Uma ideia bastante diferente, mas é uma ótima opção para casamentos modernos com noivos autênticos. Você tem autonomia para usar a cor, formato e tamanho que quiser.
  • Flor de feltro: outra ideia artesanal para seu buquê é o confeccionado com feltro, com este material você poderá abusar da criatividade com a criação de uma flor divertida e singular.

Outra dica para casais que gostam de detalhes com significantes, é se atentar as cores do buquê, pois cada cor possui um significado, assim como as flores.

tipos mais usados

Cores para buquê de flor solitária:

  • Buquê na cor vermelha: representa o casal que é motivado pela paixão;
  • Buquê na cor branca: é a cor tradicional do casamento e reafirma os valores do casal, como lealdade e sinceridade.
  • Buquê na cor amarela: representa um casal alegre e pronto para a renovação que é o casamento.
  • Buquê na cor laranja: transmite encantamento e deslumbramento como de um casamento de conto de fadas.
  • Buquê de cor rosa: representa ternura e romantismo.
  • Buquê de cor roxa: transmitem leveza e purificação para o ambiente e seus convidados.

As cores permitem preencher os espaços das festas não só com sua beleza, mas sim, elas também podem transmitir sentimentos.

Assim como os buquês tradicionais, a flor única é sinônimo de uma mulher de personalidade marcante e sutil. Para você que deseja transmitir esses sentimentos aos convidados, a escolha da flor solitária como buquê é uma excelente opção.

ideias de espécies

Quando usar na sua cerimônia?

Isso só quem decide é a noiva. Mas se você está em dúvida se escolhe ou não a flor solitária, siga algumas dicas que trouxemos para você de quando usar a flor solitária para casamento.

  • Para casamentos ao ar livre: É indicado o uso da flor solitária para uma cerimônia que seja em um local mais aberto como praia, gramados, jardins com uma decoração mais natural.
  • Para noivas que querem destacar o vestido: esse tipo de buquê irá realçar os detalhes do vestido da noiva.
  • Para noivas minimalistas: indicado para noivas que preferem um visual mais clean, sem muitos detalhes no estilo minimalista.
  • Para noivas que não querem abrir mão das flores em seu casamento: Muitas noivas optam por usar terço ao entrar na cerimônia, por isso a opção de usar a flor solitária é ideal para fazer dupla com os populares itens religiosos.

A tendência de usar uma única flor em vez de um buquê com várias flores é uma opção que vem desde muito tempo atrás. Muitas noivas entravam na cerimônia segurando apenas uma rosa.

Hoje algumas noivas desejam homenagear mães ou avós ao entrarem em sua cerimônia segurando uma única e linda flor.

diferente e criativo

Além de ser elegante, a flor solitária pode fazer combinação com a flor da lapela do noivo; decoração dos arranjos de mesa e em conjunto com as madrinhas de casamento.

Mas para que tudo fique em perfeita harmonia, a escolha do vestido também deve ser levada em conta antes da escolha do buquê.

Alguns modelos de vestidos “caem como uma luva” com a ideia do buquê de flor solitária para casamento.

Conte para nós o que achou da ideia de buquê com apenas uma flor, e nos conte se você usaria em seu casamento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *