Como Decorar o Casamento Sozinha Gastando Pouco!

O casamento é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. É uma celebração regada de ansiedade, de nervosismo, mas acima de tudo, de muito amor.

Nada pode dar errado nesse dia. É por isso que tudo deve ser feito com bastante antecedência. Para reduzir ao máximo as chances de acontecer algum imprevisto que atrapalhe a celebração. Tudo é pensado nos mínimos detalhes.

soltar balões

Toda noiva quer um ambiente lindo, que encha os olhos dos convidados e que seja um cenário para fotos perfeitas.

Algumas noivas contratam profissionais para cuidarem de todos os detalhes, da cerimônia à recepção. Outras preferem cuidar de tudo sozinhas. E isso tem sido uma tendência.

Além de garantir que tudo sairá exatamente como os noivos desejam, é também uma excelente forma de economizar, já que tudo relacionado à casamento custa o “olho da cara”.

É Possível Decorar o Casamento Sozinha?

cor rosa

A resposta é sim. É possível, mas é preciso ter tempo e disposição para que o resultado final fique com a cara dos noivos e a noiva sobreviva à tanto trabalho.

Quem optar por essa alternativa, deve estar preparada e disposta a enfrentar alguns desafios. Vejamos abaixo quais são eles:

  1. Tempo: esse é um fator determinante para a noiva que deseja decorar o seu casamento sozinha. O ideal é começar a planejar com bastante antecedência. Caso contrário, o resultado pode ficar bem aquém do esperado. E o barato acabar saindo bem mais caro. Não deixe nada para a última hora. Pois, à medida que a data vai se aproximando, o tempo parece voar e novos detalhes vão surgindo. Assim, se o principal já estiver em andamento, fica bem mais fácil dar conta dos detalhes que podem ir surgindo.
  2. Organização: como são muitos detalhes, para que tudo dê certo, é fundamental organizar bem as datas, as etapas que estão sendo concluídas, o que ainda precisa ser feito e etc. Caso contrário, o risco de confusão com tantas informações é muito grande, e pode comprometer o resultado final.
  3. Cansaço: a noiva que decidir cuidar da decoração do casamento sozinha precisa estar preparada para o cansaço. Ela não poderá relaxar nem mesmo no grande dia, pois precisa conferir todos os detalhes, se está tudo ok. É cansativo demais…
  4. Habilidade: de nada adiante a noiva querer fazer tudo sozinha se ela não tiver o mínimo de habilidade. Se quer uma decoração pra arrasar, então é preciso focar nos detalhes. E o pior é quando, além de faltar habilidade, também falta bom gosto. Imagina uma decoração bagunçada, onde nada está combinando? Vamos combinar que não dá certo, não é mesmo?

A decoração de um casamento vai muito além do que a gente imagina.

Sugestões de Decoração Baratas e Fáceis de Fazer

flores de cerejeira

Se você quer mesmo fazer a decoração do casamento sozinha, então fique atenta às dicas que separamos abaixo. São ideais simples, baratas e que farão o maior sucesso. Confira:

  • Buquê da noiva: o buquê é indispensável no casamento. O problema é que ele também é caro, por mais simples que seja. Como alternativa, algumas noivas estão inovando e escolhendo buquês feitos de ervas, de papel, de algodão, de botão, de crochê, de pérolas, e até de conchas com estrela do mar. É só usar a criatividade. Além de lindo e excêntrico, é muito barato e fácil de fazer.
  • Flores de papel: assim como o buquê, também é possível usar flores artificiais para decorar tanto o ambiente da igreja, o altar, quanto o local da recepção. Os materiais usados podem ser papel, tecido, plástico, e etc. Dá até para misturar flores artificiais com as naturais, que fica lindo do mesmo jeito. Um cenário feito com flores gigantes de papel fica perfeito nas fotos. Quase não dá trabalho.
  • Potes de vidro: na hora de decorar as mesas dos convidados, que tal fazer alguns arranjos com potes de vidro? Esses potes que a gente joga no lixo quando o produto termina, pode ser de azeitona, por exemplo. Podemos usar tecido, fita de cetim, ou algo do tipo para envolver o pote. Use as flores artificiais para colocar dentro. Fica muito bonito e original.
  • Convite: os convites ainda são muito usados. Mas o preço é bem salgadinho. Por isso, uma boa ideia para quem realmente quer economizar e cuidar de tudo sozinha é fazer os próprios convites de casamento. É fácil de encontrar na internet passo a passo de vários modelos.
  • Topo do bolo: quem nunca se assustou com o preço de um topo de bolo? Acredito que todo mundo se assusta quando escuta o valor. Para quem quer cuidar de tudo sozinha, uma ideia criativa é substituir o topo tradicional por fotos dos noivos presas por uma base. Pronto! Fica lindo e barato. E ainda dá pra economizar.
  • Cortina de tsuru: se você ainda não conhece a tradição, nós vamos te explicar: dizem que quando alguém consegue fazer 1000 tsurus de origami, pode fazer um pedido que terá grandes chances de realizá-lo. Uma bela cortina de tsuru pode enfeitar o altar da igreja ou o cenário da recepção.

Existem tutoriais na internet ensinando o passo a passo de todos esses itens. Nem precisa ser uma expert em artesanato para dar conta de fazer.

Vale à Pena Decorar o Casamento Sozinha?

noiva pronta

A resposta é: depende. Se a noiva está mesmo disposta, tem tempo e paciência para fazer tudo sozinha, então é ótimo! Sobre um bom dinheiro para o casal aproveitar na lua de mel, por exemplo.

Agora, se não houver um planejamento legal, tudo pode ir por água à baixo, e o que parecia ser uma boa economia, pode se transformar em um enorme prejuízo. Isso sem falar no cansaço físico e mental.

É importante lembrar que, mesmo quando contrata os profissionais para a decoração, a noiva já fica exausta. Imagina se ela fizer tudo sozinha?

Por isso, é importante analisar os prós e contras e, principalmente, se terá tempo, paciência e disponibilidade para dar conta de tudo.

Você acha que dá pra decorar o casamento sozinha? Deixe aqui nos comentários. Queremos muito saber a sua opinião.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *