GUIA: Como Escolher Gravatas para Padrinhos de Casamento + Modelos


Descubra quais são os fatores que devem ser levados em conta na escolha das gravatas para padrinhos

Assim como para a noiva, o visual muitas vezes também é importante para o noivo. Para os padrinhos, inclusive, isso não é diferente e embora o terno seja a vestimenta padrão é sempre possível ter dúvidas sobre qual gravata escolher. A escolha errada de um só padrinho, inclusive, pode criar um visual com falta de harmonia. Como impedir que isso aconteça? Simples: basta saber no que prestar atenção na escolha das gravatas para apadrinho. Assim, confira a seguir quais são os principais elementos dessa escolha.

Cor

Uma das primeiras coisas a se levar em consideração sobre as gravatas para padrinhos é a cor a ser escolhida. Normalmente isso é definido pelo noivo, que possui uma visão clara de como todos os padrinhos devem estar.

Dentre as opções mais clássicas estão a gravata preta, branca perolada, azul marinho, cinza e vermelha. Opções mais ousadas incluem o amarelo, dourado, azul turquesa, rosa, verde e roxa. Embora pouco usuais, esses modelos de gravatas são perfeitos para casamentos mais casuais.

Estampa

Outra coisa que precisa ser levada em consideração sobre as gravatas dos padrinhos é a estampa. Isso porque nem sempre a gravata lisa é a opção definitiva e há padrões que vão desde os mais clássicos aos mais diferentes.

Uma estampa bastante clássica, por exemplo, é a listrada diagonal. Normalmente as listras aparecem em um ou, no máximo, dois tons dentro da mesma paleta do tom principal. É o caso, por exemplo, de uma gravata azul marinho com listras em tom azul petróleo e branco. Outra mais ou menos tradicional inclui a gravata xadrez, normalmente com padronagem estilo tartan.

Quanto às opções mais ousadas temos as gravatas de bolinha ou as mais recentes que são as gravatas florais. Nesses casos é preciso que a personalidade do noivo e dos padrinhos esteja perfeitamente adequada às estampas para que o visual seja realmente bonito.

Estilo

Já quanto ao estilo, as gravatas para padrinhos dividem-se basicamente entre as gravatas normais e as gravatas borboleta. As gravatas normais ou simples são grandes conhecidas das pessoas em geral e consistem basicamente em uma tira de tecido no meio da camisa que pode ser mais ou menos fina. Enquanto gravatas mais grossas são mais clássicas, as progressivamente mais finas são mais modernas e atuais.

Já a gravata borboleta é assim chamada por ter um formato de laço e ficar bem frente ao pescoço. Ela pode tanto ser mais grossa e mais larga em suas abas quanto pode ser mais pontiaguda em uma versão mais despojada desse estilo.

Escolha do noivo

A escolha do noivo, por sua vez, é uma das coisas mais importantes a serem consideradas na escolha das gravatas para padrinhos. Isso porque normalmente é necessário que as gravatas dos padrinhos sejam iguais ou, no mínimo, semelhantes àquela escolhida pelo noivo. Isso inclui a cor e pode ou não incluir o estilo.

Assim, o noivo pode optar por uma gravata simples branca e pedir para que seus padrinhos optem por gravatas simples e brancas também, por exemplo. Em outro cenário, o noivo pode optar por uma gravata borboleta azul e pedir para que os padrinhos usem gravatas simples azuis no mesmo tom.

Estilo do casamento

O estilo do casamento também é muito importante para a escolha correta das gravatas para padrinhos porque é esse estilo que indica quão tradicional deve ser a gravata – tanto em cor como em estampa ou estilo.

Um casamento mais tradicional normalmente exige gravatas simples em tons mais neutros ou gravatas borboletas altamente tradicionais. Já um casamento realizado ao ar livre, por sua vez, permite gravatas mais descontraídas, coloridas e estampadas. Assim, isso precisa ser levado em conta porque a gravata errada para o estilo do casamento pode arruinar todo o visual.

Cor do terno

A cor do terno deve ser levada em consideração na hora da escolha das gravatas para padrinhos porque será o terno o responsável por criar um fundo de cor para a gravata. Se os ternos dos padrinhos serão pretos, por exemplo, é possível utilizar gravatas bem mais coloridas ou bem brancas, criando um contraste divertido.

Ternos em tons cáqui, por sua vez, normalmente exigem gravatas que possuam um tom mais complementar, como é o caso da gravata azul turquesa. Já um terno azul marinho fica bem com tonalidades igualmente mais frias, como o roso ou mesmo o magenta. Assim, saber qual a cor do terno é importante para definir a cor das gravatas para padrinhos.

Quantidade de padrinhos

Um fator que nem sempre é considerado na escolha das gravatas é a quantidade de padrinhos. Isso se deve ao fato de que dependendo do tamanho do grupo é possível fazer modificações pontuais que ajudarão a criar um visual muito mais bonito.

Caso o grupo seja muito grande, ou seja, conte com mais de 5 padrinhos o recomendado é padronizar as gravatas de modo a não criar uma poluição visual referente ao visual. Já em grupos menores, de até 5 padrinhos, é possível ousar um pouco mais, como escolher estilos iguais com estampas diferentes e que conversem entre si.

Entre os grupos menores também é possível fazer um degradê de cores ou utilizar tons que se complementam para um visual mais bonito. Não menos importante, o grupo mais reduzido também permite que o noivo os presenteie com gravatas exclusivas e personalizadas, criando um visual ainda mais bonito.

Lenço ou flor da lapela

Se é necessário utilizar um lenço ou uma flor específica na lapela, como a flor quer a noiva usará em seu buquê, é muito importante que as gravatas combinem com esses elementos.

Se a flor por mais rosada, por exemplo, é importante que o tom da gravata se aproxime o máximo possível do tom, por exemplo. Uma flor alaranjada, por sua vez, pede uma gravata que siga o mesmo tom e assim sucessivamente. Quanto ao lenço, é preciso que as cores dele combinem com a gravata, podendo ser tons idênticos ou não.

A escolha correta das gravatas para padrinhos pode ser feita tanto pelo noivo quanto pelos padrinhos, mas se for feita da maneira certa há a garantia de um visual ainda mais bonito, principalmente na hora das festas. Para isso, portanto, é só saber o que avaliar e a escolha fica fácil.

Qual modelo você gostou mais na galeria de fotos? Comente!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)