GUIA: Dicas para Filmagem de Casamento Perfeita! Como Fazer?

O grande dia tem que ser lembrado eternamente e registrar tudo em vídeos e fotos é a solução. Mas não é só filmar, tem todo um toque especial que os noivos procuram para manter vivo os sentimentos deste dia tão importante. Por isso mesmo escolher quem fará a filmagem de casamento perfeita é uma tarefa difícil.

Filmagem de Casamento

Para começar, pense em como quer seu vídeo, ele deve ser parecido com o estilo de festa que você planejou: clássica, moderna, divertida? Isso deve ser levado para o vídeo.

Para escolher quem fará seu vídeo, é bom pesquisar o trabalho dos videomakers. Peça algumas amostras de outros trabalhos, converse com outros clientes e descubra se é este o profissional que vai conseguir captar a essência de seu casamento.

como contratar

Filmagem de casamento divertida e diferente

Antigamente quando alguém ia visitar a casa dos recém casados, qual a primeira coisa que os pombinhos queriam fazer? Colocar o vídeo de casamento! Ninguém gostava de ver a filmagem, a não ser os noivos. Hoje em dia, tudo isso mudou! Os vídeos são divertidos, revelam um pouco mais dos noivos e da história que os envolveu no período de namoro e quase que são produções de Hollywood.

mais divertida

As edições das filmagens de casamento são muito mais dinâmicas, misturam emoção e diversão, é praticamente mais uma festa assistir aos vídeos. Mas para que isso aconteça, é essencial achar o profissional gabaritado para dar o sentimento e a dinâmica do seu vídeo.

melhores ideias para sua cerimônia

Mas para você saber se o videomaker é bom mesmo, adivinha o que vai ter que fazer? Sim! Assistir um vídeo inteirinho de um casamento de um casal desconhecido. Para avaliar o trabalho dele é simples: se você conseguir assistir uma hora da filmagem de uma cerimônia de alguém que você nem conhece e não se interessa em conhecer e ainda assim quando tudo terminar, achar que não perdeu tempo, bingo! É este o profissional que deve fazer a filmagem do seu casamento.

com drone

Qualidade do Vídeo

Hoje em dia as tecnologias estão cada vez mais interessantes mas também há muito picareta por aí. Filmagens com câmeras semiprofissionais e com qualidade ruim além de edição feita de maneira simples não dão um bom vídeo de casamento.

qualidade do vídeo

Certifique-se da qualidade dos equipamentos que o videomaker vai usar e combine com ele as maneiras que os vídeos podem ser gravados – quem sabe a filmagem do seu casamento não possa ser em Blu-Ray!

Com celular

com celular

Sabe o que é o mais moderno, atual e participativo quando o assunto é filmagem de casamento? Vídeos com o celular! Não, não estamos falando para você dispensar o videomaker, mas sim para pensar em compilar, reunir todos os vídeos feitos pelos seus amigos durante o casamento! Quem fez algum vídeo com o celular pode enviar para o profissional que você escolheu e ele fará uma edição diferente e divertida do seu casamento! Inclusive colocando os créditos de quem filmou, mesclando com fotos, e tudo isso vai fazer com que as lembranças sejam em 360 graus: muito mais imagens, ângulos, focos, momentos, para guardar!

celular

E se a sugestão é fazer vídeos com celular, então por que contratar um profissional para a filmagem do casamento, não pode ser tudo com celular ou com a câmera super boa do meu amigo? Pode, se você não se importar com cortes bruscos, imagens escuras ou tremidas. Não que todas as imagens serão ruins, claro que muitos vídeos bons são produzidos com equipamentos amadores e por pessoas que não tem nenhuma pretensão em trabalhar com isso, mas se você quiser ter a garantia de uma filmagem de casamento com qualidade, sem perder momentos importantes, melhor contratar um profissional.

Como contratar a filmagem de casamento

As principais dicas para não ter dor de cabeça quando contratar os profissionais para a filmagem de casamento são: buscar referências, fazer um contrato, acertar pagamentos, quantidade de alterações que podem ser pedidas pelos noivos na edição do vídeo e prazos de entrega.

como contratar

Também vale já combinar um pré-roteiro: começa no salão onde a noiva está se arrumando, acompanha o trajeto, cerimônia na igreja, depois festa, acompanha também na cerimônia no cartório, segue o noivo também, enfim, combinar tudo o que você quer que apareça na filmagem.

Neste momento é que se pode falar em preços também: dependendo do que vocês desejam no vídeo, pode demandar duas equipes, uma acompanha noiva, outra o noivo. Se quiser que a casamento no civil também seja gravado, será necessário mais um dia de filmagem? Será necessário levar mais de um assistente para cuidar da iluminação, por exemplo?

filmagem de casamento

Questione o profissional se ele gostaria de olhar o local onde será a festa para avaliar quais os equipamentos deve levar – lembrando que casamento durante o dia precisa de menos iluminação para a filmagem e a noite, em ambientes muitos fechados, podem demandar mais luzes para a gravação.

Combine também sobre incorporar fotos, mandar material do arquivo pessoal do casal para que entre no vídeo, quais as músicas que deseja que sejam usadas e outros detalhes que julgar importante.

Também é bom acertar como serão horários, se eles cobram uma diária de filmagem ou se fixarão que a equipe saíra após um “acontecimento” como a valsa dos noivos – que você julga super importante estar no vídeo – ou a hora de cortar o bolo. Isso precisa ser muito combinado porque pode haver atrasos e o tempo combinado com a equipe de filmagem pode extrapolar. É bom conversar antes e discutir sobre este tipo de situação antes de ver a câmera desligar sem gravar tudo o que você queria porque já passou do horário de trabalho da equipe.

Edição

sobre e edição

A festa já acabou, as filmagens também, e agora é a hora do videomaker fazer a arte dele! Mas para que tudo fique como os noivos sonharam, é importante ajudar na edição do vídeo. Passe quais as músicas que deseja de fundo nos momentos principais – noiva se arrumando, chegando na igreja, cerimônia, festa, cortando bolo, dançando. Também é importante falar quais são os sentimentos que quer que sejam despertados em quem assistir ao vídeo: emoção do começo ao fim ou quer que siga o clima da festa, em partes mais animadas o vídeo também pode ser mais agitado?

Isso também precisa ser combinado antes, bem como quantas alterações os noivos poderão sugerir porque os profissionais não vão editar “picado” – cada vez que você olhar uma nova mudança vai surgir.

Combine quando tudo será entregue e quantas cópias serão disponibilizadas, em quais formatos, e aí é só assistir e relembrar o grande dia!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *