GUIA: Como Fazer a Decoração de Chá Bar Passo a Passo

O chá bar tornou-as preferência de muitos casais que irão se casar. Trata-se de uma versão moderna do tradicional chá de panela (ou chá de cozinha), cuja principal diferença é a presença majoritária de casais. Ou seja, é um chá em que há homens e mulheres.

rosa e marrom
docinhos
Decoração de Chá Bar
Chá Bar

Sendo assim a dinâmica é um pouco diferente, pois a tônica do chá bar é dar elementos para o bar do casal, assim, a maior parte dos presentes são relacionados a isso, como: abridores de garrafa, conjunto de taças, cervejas artesanais, balde e pinça de gelo, kit de caipirinha, suporte para garrafas, misturadores, coqueteleira, adereços para aperitivos (palitos, garfinhos, etc), livros sobre cervejas ou vinhos e tudo mais que vier à cabeça que agregue ao bar.

Apesar de tudo, continuam as brincadeiras (nesse caso voltadas para a participação do casal) além de ser feito um pouco antes do casamento, cerca de 1 mês antes (um pouco mais ou um pouco menos).

bolo delicioso
corações

Agora que já sabemos o que é um chá bar, vamos ao assunto central. No artigo de hoje, vamos dar dicas de decoração para organizar um chá bar.

Como o próprio nome sugere, o chá bar é um evento cuja decoração remete ao tema central: bar. Assim, tudo gira em torno disso. A seguir, algumas dicas para dar aquele clima de bar para o lugar:

1. Local: escolha o lugar em que será feito o chá bar, desde casas de amigos até buffets de salões de festa, o chá bar não demanda um local exorbitante, até porque os convidados são somente os amigos mais próximos dos noivos.

A partir da escolha de lugar, você deve definir as dimensões que serão usadas (no caso da casa, se vai ser a casa interia, só a churrasqueira, a área de lazer, etc) e quais elementos erão usados (mesas, cadeiras, prateleiras, bancadas,…) para melhor planejar a distribuição no lugar.

defina um tema

2. Defina um tema: apesar do tema básico ser bastante claro (bar), você pode optar por definir m tema mais específico, o que ajuda na hora de decorar.

Nesse caso, você pode optar por um tema de bar mais rústico ou um boteco, assim como pode também definir um tema de bar mais moderno ou elegante.

Uma vez definido isso, é mais simples para começar a definir os elementos de decoração.

· Bar rústico: nesse caso, falamos de bares com um ar mais artesanal, ou natural. Portanto, a decoração que prevalece é a rústica. Você pode usar elementos de decoração de madeira e acessórios como toalhas xadrez, lousas de giz, flores e galhos para a decoração.

Justamente pelo tema, as cores que tendem a combinar melhor são as mais quentes (que combinam com a madeira) como vermelho e amarelo, que podem ser combinadas com cores neutras (branco e preto) ou com cores da natureza (verde).

· Boteco: para o caso do “boteco”, toda a decoração é mais informal, para dar aquele clima de bar de amigos. Vale usar elementos simples na decoração, como caixas de cerveja, cestinhas de vime, elementos de decoração das marcas famosas (skol, brahma, itaipava), além de colocar muitas frases de bar para ajudar na decoração.

Para esse tipo de tema, sempre vale pedir ajuda para os amigos do noivo, que vão poder dar sugestões para deixar o ambiente bem mais descontraído e engraçado.

· Bar moderno: esse é um tema mais elegante e sério. Para dar um toque de modernidade ao chá bar, vale abusar de cores sóbrias na decoração, além de atentar para elementos como mesas e cadeiras (que devem ser bem organizadas), além de disponibilizar, por exemplo, um bar com coquetéis.

Para dar um charme a esse chá bar, deixe tudo organizado, como buffets com frutas e canapés e um serviço de mesa impecável.

3. Defina as bebidas e comidas: um outro elemento que acrescenta para a decoração é, justamente, a alimentação. Ela pode sofrer algumas alterações conforme o tema escolhido:

· Bar rústico: nesse caso, predominam as comidas “de casa”, que podem vir servidas em panelinhas (de cerâmica, por exemplo) ou em pequenas poções (potinhos e colheres). Abuse de alimentos com aquela cara de “comida de casa de avó” desde os salgados até os doces (como brigadeiro de colher).

Para as bebidas, aposte nos básicos (água e refrigerante), mas também dê um toque a mais com sucos naturais e cervejas artesanais.

· Bar boteco: para esse tipo de chá bar, as comidas podem ser simples, desde aperitivos como o famoso amendoim de bar, até comidinhas ao estilo finger foods e salgadinhos de bar (coxinhas, bolinhas de queijo, bolinho de bacalhau).

Para as bebidas, aposte na simplicidade de cervejas, refrigerantes, água e suco. Mas, claro, se quiser pode dar uma requintada no bar.

· Bar moderno: esse tema exige um buffet mais trabalhado, como canapés de carpaccio e outros tipos de canapés, além de copos de salada (com palitos de pepino e cenoura e sal marinho). Para os doces, aposte nos doces gourmets (brigadeiros e macarons).

A mesma lógica vale para o bar, que deve servir desde o básico (refrigerante, água e suco) até coquetéis e bebidas mais elaboradas (mas nada muito exagerado, pois é uma confraternização entre amigos, não uma festa de casamento).

4. Lembrancinhas: as lembrancinhas são a parte final da festa e sempre são divertidas para serem escolhidas. Por ser um evento de casais (em maioria), é sempre bom que as lembrancinhas venham em pares ou que seja algo de utiliade para a casa do casal que irá recebê-la.

a) Clássicas: existem algumas lembrancinhas que são bastante comuns e conhecidas para serem distribuídas aos convidados do chá bar. Entre elas temos:

  • Abridor de garrafas: boa opção pois tem tudo a ver com o tema. É bem simples de ser encontrado, além de ter opções de personalização
  • Potinhos de bala: boa opção pois são simples, baratos e podem ser pensonalizados
  • Imãs de geladeira: existem diversas opções, desde os feitos em EVA até os feitos em biscuit
  • Saquinhos de chá

bolo de festa
enormes sacadas
as melhores sacadas
imagens
decoração de chá de bar
fotos de decoração
grandes sacadas
as melhores ideias
fotos de decoração de chá de bar
chá de bar decorado
simples e barato
decoração simples
imagens de decoração de chá de bar
decoração de chá de bar
chá de bar

b) Diferentes: em geral, não são lembrancinhas tão diferentes, porém, elas permitem diversas personalizações, o que garante maior diferenciação:

  • Canecas e xícaras: podem escolher tamanho, cor, desenho e mensagem
  • Potes de tempero: existem diferentes tipos de tempero, além de poder escolher a personalização do rótulo
  • Kit ressaca
  • Saquinho ou pote de doces

Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest