Como Era a Cerimônia de Casamento Maia? História de Ritos

Os maias são povos fantásticos. E, como tais, reúnem diversas curiosidades culturais que você deve estar interessado. O casamento dos maias era praticamente um ritual místico. Uma forma espiritual de encarar a união a dois. Quer saber mais? Continue lendo!

rito antigo

Se você gosta de superstições antigas e tradições simbólicas, pode estar curioso sobre como eram feitos os casamentos no rito maia. E se você precisa de ideias diferentes para o seu casamento, pode sair deste artigo com algumas boas sugestões de coisas diferentes que você pode fazer para deixar a sua cerimônia mais criativa e inusitada.

Origem

A civilização maia tem lá os seus três mil anos e foi rica em sabedorias milenares, crenças místicas e ritos peculiares. Diversos historiadores, arqueólogos e pesquisadores interdisciplinares investigam a história da civilização maia, que é envolta de muita mágica.

temática maia

Nós temos uma noção de como era o casamento maia com base nos achados arqueológicos feitos na América Latina, onde é possível entender um pouco da simbologia dos maias e suas principais práticas matrimoniais.

Rito

Antes de se casar, o casal tomava um banho de vapor que simbolizava uma purificação. Assim a noiva se entregava pura para o noivo e vice versa.

Dado que a natureza era objeto de culto para os maias, eles optavam por casar em lagoas, praias e outros locais de beleza natural e paradisíaca. Se você considera se casar com a temática maia, você pode viajar para Yucatan ou outros locais do berço da cultura maia para respirar um pouco dessas tradições.

rito

O padre não existia na cultura maia, porém existia uma espécie de sacerdote, ou xamã, que oficializava a união dando a benção dos deuses para o novo casal que surgia.

A cerimônia tem início com a noiva e o noivo sendo apresentados para os sete polos (acima, onde habita a Mãe Terra, nos quatro ventos – leste, sul, oeste e norte – e ao Eu Superior, que reside dentro de cada um).

casamento antigo

Decoração

Os elementos para decorar um casamento maia eram flores, velas, pinturas simbológicas e outros elementos naturais. O altar era formado por uma roda desenhada com açúcar onde o noivo e a noiva entravam durante a cerimônia.

Durante todo o rito, era queimado incensos aromáticos com canela, além de uma grande fogueira. O fogo é um elemento fundamental das cerimônias maias de casamento.

como decorar

A música tinha um papel transcendental, uma vez estimulavam a invocação dos deuses para abençoarem a união. Eram usadas flautas, chocalhos, tambores e outros instrumentos indígenas.

Os noivos, como é tradição até hoje, vestiam trajes de cor branca, representando a pureza.

E então, gostou? Comente abaixo o que você achou de mais curioso na cerimônia de casamento do povo maia!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest