Porque Contratar Assessoria de Casamento? O que faz?

Planejar o casamento é algo tão divertido quanto estressante. Muitos detalhes, pouco tempo disponível para ver tudo. Por isso cada dia mais as noivas procuram a assessoria de casamento. Conhecido também com wedding planner, este profissional vai oferecer ao casal e a toda a família maior tranquilidade durante o processo de planejar um casamento e chegar até o grande dia com a certeza da melhor escolha em todos os detalhes, além de ninguém ter que se preocupar com o “pós-festa”, como entregar o salão da festa.

O que exatamente a assessoria de casamento faz?

o que ela faz

A assessoria de casamento vai ajudar a planejar cada detalhe do seu matrimônio. Vai fazer um cronograma com os prazos em que cada item deve estar resolvido, como a definição de cardápio, contratação de fotógrafo, horário de chegada do som na festa, montagem da decoração na igreja, enfim diversos detalhes.

A assessoria de casamento vai ver novos fornecedores, opções, pesquisar preços, negociar descontos, verificar prazos de pagamentos, e cuidar de alguns imprevistos que muitas vezes nem vão chegar ao ouvido dos noivos, que poderão continuar felizes curtindo muito o momento.

algumas decisões

Mas é a assessoria de casamento que vai decidir tudo então?

Não! O casamento continua tendo a cara do casal! Vocês vão conversar primeiro com a assessoria, explicar como desejam a festa, qual o estilo, quantos convidados, quanto pretendem gastar, e os profissionais é que vão se virar para te apresentar os fornecedores! Vocês farão as degustações juntos e o wedding planner vai ajudar a negociar, mas a decisão final sempre será do casal!

Assessoria de Casamento

Assessoria de casamento cuida até do “pós-casamento”, como a verificação das dependências de onde foi a festa para verificar se nada foi danificado, se objetos não foram esquecidos pelos convidados, e há algumas que se encarregam inclusive de devolver trajes alugados! Prático para os casais que logo depois viajam para a lua-de-mel e para aqueles que não contam com familiares e amigos que possam fazer este serviço. Há muitas assessorias de casamento que não preparam só o que está relacionado ao dia da união, mas ajudam a planejar a lua-de-mel.

As empresas costumam chamar este serviço de assessoria completa, mas existem outras opções.

Opção econômica

Há também uma opção mais econômica na contratação de assessoria de casamento: apenas para o grande dia. A empresa ou profissional será contratada para atuar só na data em que acontece a cerimônia e a festa. Fica sob sua responsabilidade gerenciar e conferir a entrega dos fornecedores, a decoração, teste de som, enfim, os detalhes para que o casamento fique perfeito!

para economizar

Neste trabalho, que deve ser contratado com antecedência, costuma estar inclusa também a participação nos detalhes finais, não só do dia. A assessoria de casamento deixa de participar do planejamento e negociação, mas oferece suporte nos dias que antecedem o matrimônio. Esta é a assessoria do dia e ainda existe a assessoria personalizada, que é a qual os noivos conversam com a profissional da assessoria de casamento e definem o que será cuidado por eles mesmos e o que fica a cargo da especialista.

Por que contratar?

porque contratar

Prepara um casamento não é tão simples, demanda muito tempo para analisar as melhores proposta e pelo fato de muitos casais não terem experiência em organizar um evento tão grande, pode ser muito estressante além de fazer gastar muito dinheiro desnecessariamente e com profissionais e fornecedores que não são confiáveis.

Com a assessoria de casamento, a segurança e a tranquilidade são as palavras chaves. Por trabalhar com isso, a assessoria já sabe quais são os melhores preços e o fornecedores de maior qualidade e comprometimento, além de não deixar que detalhes importantes sejam esquecidos.

Parece que investir em uma assessoria de casamento pode ser desperdício de dinheiro, mas os resultados podem comprovar exatamente o contrário. Por organizar tudo, a assessoria também evita que se gaste mais do que deveria, já que vai controlar melhor quais os melhores preços.

tirando duvidas

Assessoria de casamento é o mesmo que cerimonial?

Não! Os profissionais têm papéis diferentes e bem definidos. Enquanto a assessoria de casamento está completamente ligada à organização, planejamento, contratação, cronograma, orçamentos, o cerimonial cuida dos ensaios para a cerimônia e festa, orienta os padrinhos para entrar na igreja, controla o tempo dos acontecimentos, orienta os profissionais envolvidos na festa e cerimônia, auxilia convidados para acomodarem-se no salão, entre tantas outras. Na verdade, os trabalhos são complementares.

a real necessidade

Precisa mesmo contratar uma assessoria de casamento?

Claro que não é obrigatório, mas tem muitas vantagens em contratar uma assessoria de casamento. Você gostou da ideia, mas não tem dinheiro disponível para investir, que tal convidar uma amiga, uma prima, uma madrinha, uma tia, que tem muito talento para organizar festa e que vai curtir ser a sua assessora de casamento?

Pode até mesmo ser uma “comissão”, com mãe participando e as melhores amigas, cada uma se encarrega de uma área que tem mais afinidade, conhecimento, e vai te assessorando para planejar seu casamento.

As funções podem ser divididas, quem liga onde, quem visita o que, quem procura um profissional ou outro. Para manter tudo isso organizado, faça uma agenda para vocês se reunirem e discutirem cada ponto.

Neste caso, em fazer das madrinhas, amigas e família a sua assessoria de casamento, lembre-se de não sobrecarregar ninguém nem deixar que vire uma bagunça e ninguém tenha comprometimento. A ideia é ajudar a planejar seu grande dia e ter muito mais diversão e tranquilidade e não forçar suas convidadas a trabalharem de graça para você e rolar muito mais stress.

dica importante

Outra dica super importante: sua melhor amiga adorou um lugar para a festa, mas você, que é a noiva, não gosta, com certeza a festa não deve ser lá. Sua mãe apaixonou em um sabor de bolo mas você não, não será este o bolo de casamento. Sua madrinha gosta do trabalho de um fotógrafo, mas você achou completamente diferente do que deseja, não vá contratá-lo. A assessoria de casamento pode ser delas, mas o casamento ainda é seu! Tem que ter sua cara, seu jeito, seu estilo – e do noivo também! – e não da sua wedding planner voluntária!

Tem dúvidas? Deixe-as abaixo e responderemos o mais breve possível!

Oi, prazer! Eu sou a Lory Aguiar. Administradora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por escrever.

Faça um comentário! Lemos e respondemos todos!

Seu endereço de email não será publicado.