Cortejo de Casamento: Americano, Tradicional e Diferente

Saiba como montar um cortejo de casamento

O cortejo de casamento é algo bastante tradicional e que vem sendo seguido por muitos séculos e em diferentes culturas. Basicamente, a definição do cortejo serve para estabelecer uma ordem de entrada no casamento para garantir que tanto as fotos quanto a filmagem fiquem lindas e também para garantir o máximo de organização. Por ser cheio de regras, o cortejo ainda causa muitas dúvidas, especialmente entre noivas que não contam com uma cerimonialista. Se é o seu caso, veja a seguir como fazer um cortejo de casamento.

Conteúdo

CORTEJO DE ENTRADA

desenho ilustrativo

O cortejo de entrada é o momento em que entram as pessoas que vão se direcionar ao altar. Quem abre o cortejo é a mãe da noiva acompanhada do pai do novo. Na sequência, vêm o noivo e sua mãe e, após, os padrinhos. Por fim, é hora da noiva e suas daminhas e pajens. Assim, as instruções para o cortejo incluem:

* MADRINHAS E MÃE DO NOIVO À ESQUERDA

No cortejo de entrada, as madrinhas e a mãe do noivo devem entrar sempre à esquerda, oferecendo o braço direito aos homens. Apesar de haver cortejos mais tradicionais e diferentes, a verdade é que essa posição carrega muito simbolismo e, por isso, não se altera em casamentos mais tradicionais.

sugestões e dicas em fotografias

Nesse caso, entram primeiro os padrinhos da noiva e depois, os das noivas. Também dá para garantir uma entrada intercalada, mas os casais de padrinhos são os primeiros a entrar no local do casamento. Por último, devem entrar o noivo com sua mãe: ele sempre à direita oferecendo o braço esquerdo à sua mãe.

* NOIVO À FRENTE DOS PAIS NO ALTAR

Quando chegam ao altar, a mãe deve ficar à direita do noivo um pouco atrás do noivo, mas em posição levemente mais destacada do que os padrinhos, sempre em uma extremidade.

como organizar

Nesse caso, o noivo deve ficar nos degraus mais elevados do altar e à frente de seus pais para esperar a noiva que chegará a qualquer momento. Do outro lado, estão os pais da noiva esperando pela chegada dela.

* NOIVA À DIREITA NA ENTRADA

Caso a noiva entre acompanhada ela é a única que entra à direita, oferecendo o seu braço esquerdo para seu acompanhante. Na mão direita, ela carrega o buquê e se quiser algum outro tipo de acessório, como um terço.

como é a entrada e saida

Quando chegarem ao altar, o noivo deve descer os degraus para receber sua noiva e recebe primeiro os cumprimentos do acompanhante da noiva – geralmente, o seu pai, mas não uma regra. Ele então deve passar por trás do altar e chegar à esquerda, ao lado da mãe da noiva.

* NOIVO À DIREITA NO ALTAR

Mantendo sua posição, o noivo deve permanecer na direita do altar porque é onde estarão seus padrinhos, sua família e também seus convidados divididos entre o local de celebração.

como entender as posições

Ao ser entregue ao noivo, a noiva passa imediatamente para o lado esquerdo, por onde permanece durante toda a cerimônia.

* DAMINHAS E PAJENS

Uma dúvida muito comum quando se fala em cortejo de casamento é qual a posição das daminhas e dos pajens. Tudo isso vai depender da quantidade de crianças que farão parte do cortejo e também do tamanho do local. Quanto maior for a igreja ou o templo, mais crianças podem fazer parte do cortejo.

fotografias ilustrativas

Tradicionalmente, as daminhas entram primeiro do que os pajens e entram após a noiva. Dependendo do tipo de cerimônia, entretanto, essa escolha pode não valorizar tanto. Por causa disso, é mais comum ver as daminhas entrando na frente da noiva, seguido do pajem e, aí sim, da noiva.

Caso haja muitas crianças no cortejo, é possível possuir daminhas à frente da noiva e também após a sua passagem, cobrindo o chão de pétalas e encantando a todos no casamento.

CORTEJO DE SAÍDA

muito lindo

Já o cortejo de saída é um pouco menos rígido, mas ainda assim ele precisa seguir algumas regras. No cortejo apresentado abaixo, você pode seguir estritamente as etapas ou então invertê-las totalmente – no caso, os noivos saindo primeiro e os padrinhos, por último. Assim, uma sugestão de cortejo apropriada inclui:

* CASAIS DE PADRINHOS INTERCALADOS

Geralmente os padrinhos são os primeiros a sair. Eles devem sair logo após o cumprimento dos noivos, a assinatura como testemunhas do casamento e a foto oficial tirada com os noivos.

cortejo como organizar

Nesse caso pode-se intercalar a saída dos casais de padrinhos a depender da “origem”: no caso, sai primeiro um casal de padrinhos da noiva e um do noivo e assim sucessivamente. Essa opção também é mais utilizada quando os convidados vão sair por último, já que é preciso que haja quem receba os noivos do lado de fora.

* PAIS DOS NOIVOS

cortejo de entrada e saída

Depois que os padrinhos saírem, pode haver o cumprimento dos noivos com seus pais. Geralmente é um momento bem emocionante e por isso que é ainda mais especial quando o altar está reservado somente para eles.

Veja como é o casamento americano!

Para a saída, novamente as mulheres ficam à esquerda e os homens, à direita, seguindo o mesmo cortejo de entrada só que agora no caminho contrário.

* DAMINHAS E PAJENS

Após os pais dos noivos, devem sair as daminhas e os pajens. O ideal é que saiam as daminhas primeiramente e, depois, os pajens. Como normalmente as crianças já estão cansadas após a cerimônia, entretanto, essa não é uma regra.

Justamente por causa disso, inclusive, é que a saída das daminhas e dos pajens não é obrigatória, já que elas podem estar diretamente com seus pais esperando pelos noivos na saída.

* NOIVOS

Por fim, o tão esperado casal! Nessa hora, a noiva deve fazer igual às outras mulheres e sair à esquerda de seu noivo, ofertando-lhe o braço direito. Os convidados ainda podem estar presentes ou então já podem estar esperando os noivos no lado de fora, como na escadaria.

cortejo

Assim que os noivos saem, eles podem receber chuva de arroz, pétalas, bolhinhas ou passar por um corredor de sparkles. Em seguida, eles entram no carro para a festa – ou lua-de-mel – ou podem tirar fotos do casamento no lado de fora.

O cortejo de casamento é uma etapa que definitivamente não pode ser ignorada e por isso é preciso prestar atenção aos mínimos detalhes. Com o planejamento certo, esse dia especial vai ser ainda mais incrível e todos poderão curtir a cerimônia.

Tem dúvidas? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *